Frente de alunxs do colégio PedroII discute gênero, etinicidade, politica e sociedade

Desde sempre tive uma admiração muito grande pelo Colégio Pedro II, lugar que sempre quis estudar.

Enviado para o Portal Geledés

A instituição, desde sua criação, pretendia através da formação de uma elite nacional formar uma gama de políticos e intelectuais da alta administração pública. E essa proposta educacional reverbera até hoje no ensino e ações do CPII. A exemplo temos a adoção do “X” para suprimir gênero em termos, como já era utilizado nos movimentos feministas e LGBTs. A iniciativa incrível é uma das concretizações das implementações dos planos de estudos determinados desde a fundação.
Outra inciativa foi o evento « Fela Kuti: Afrobeat e a Resistência Negra », promovido pelo Grêmio CPII Humaitá junto a professores e a Frente de Negrxs Lélia Gonzalez (frente negrx de alunxs da unidade) e é um desdobramento da mobilização dxs alunxs a favor de um estudante que sofreu racismo durante uma partida de futebol na escola.

Estive lá na semana passada, quinta-feira 17/09, por indicação de Iara Cassano. Na primeira mesa estava Pedro Rajão, produtor cultural e diretor do documentário Anikulapo. No intervalo entre uma mesa e outra, compartilhei com xs estudantes uma oficina de turbantes e ali conversamos muito sobre apropriação cultural, autoestima e belezas. Foi lindo ver o interesse e atenção dx meninxs empenhadxs a descobrirem os outros “eus”. Como é sensível elxs se tocarem e se permitirem tocar pelo outro, se admirarem… e admirarem o outro. Estavam radiantes. Num segundo momento foi chegada a hora da mesa onde palestramos eu e a antropóloga Nathalia Oliveira.

O tema foi: “A luta política de Fela Kuti: pan-africanismo, antiautoritarismo e resistência negra.” Pensar na luta política de Fela é entender de onde veio, por onde se desdobrou, por qual caminho se deu e por quais se mantém: Funmilayo, mae de Fela, lutou pelos direitos de mulheres na Nigéria e em África e primeira mulher negra a dirigir um carro no país. Sandra Smith (Isidore), Panteras Negras, influenciou a luta apresentando o movimento Black Power, Malcom X e outros pensadores negros. The Queens, se tornaram parceiras de Fela em corpo pleno e faziam o Afrobeat cumprir seu papel político, espiritual, resistencial e transcendental. Mulheres de Kalakuta, nao sei dizer quantas eram, quem eram, mas se estavam ali é porque eram.

E foi sentindo-se em casa, sem ambições acadêmicas, que a mesa se fez. Uma relação horizontal que nos permitiu pensar sobre o movimento Afrobeat que existe no funk, no sambam nas culturas populares e no protagonismo feminino que os acompanha. É impagável observar que tudo aquilo que pretendia ser um canal de informação, se verte em troca voluntária e fortalecimento da educação.

NOTA : A Reitoria do Colégio Pedro II emitiu Nota Pública destinada à comunidade escolar e à sociedade em geral acerca do o uso da letra “x” para suprimir a designação de gênero em substantivos.

 

Gessica Justino
Bailarina e pesquisadora de em cultura popular. É educadora no Projeto Afrobetizar. Gessica é também produtora do Coletivo Obá.

Fotos enviadas ao Portal Geledés.

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

 

 

+ sobre o tema

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

Lei torna obrigatória a notificação de casos de bullying no Rio

Os casos de bullying e de violência contra...

Para Haddad, falhas em questões do Enem estarão na ‘taxa de tolerância’

Gabarito oficial do Exame deve ser divulgado nesta terça-feira...

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

para lembrar

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...

Prazo de matrícula dos aprovados no Sisu termina nesta quinta

O prazo de matrícula dos cerca de 16 mil...

Aluno que fizer reforço de matemática receberá R$ 50 em SP

Estudantes que frequentarem aulas de reforço de matemática em...

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=