Funk e Sexo: Inclusão e exclusão social

por Sérgio Martins

Uma das formas de se fazer percebido, em uma sociedade excludente, é manifestar as insatisfações por meios de protestos sociais ou culturais, com a finalidade  de, ao menos incomodar o status quo. A sociedade brasileira é peculiar no seu modus operandi. Por um lado, há um contrato social formal regido pelos princípios universais de liberdade e da igualdade, sob o império da lei. De outro, uma realidade social fortemente desigual.   Apesar do abismo que separa as classes socais há um acordo de que os conflitos coletivos não sejam resolvidos por meio de métodos violentos.

Na polêmica permanente sobre a qualidade da música produzida pelos grupos de funk, temos o desafio de fazer uma análise mais lúcida. Na condição de leigo, entendo o funk como  uma expressão musical fortemente marcado pelo ritmo afro-brasileiro, com uma elaboração eletrônica bastante peculiar e uma letra que nasce do cotidiano dos jovens, em sua maioria negros que vivem em comunidades pobres.

Tenho especial atenção nos funk denominados como  “proibidão” que dominam as ruas das cidades do Rio de Janeiro. Há neste estilo uma exaltação das relações sexuais fortes e descuidadas, quase como uma forma única de expressão da sexualidade humana, focando-se principalmente no público jovem. Chamou-me atenção o debate acerca deste tipo de funk, onde um participante afirma o seguinte: eu prefiro morrer feliz escutando funk a ser um excluído da vida ate morrer…

Ora, aquela expressão musical, onde suas letras distorcem a sexualidade é fruto de um vivencia social, onde o corpo aparece como único limite entre a inclusão e exclusão. As experiências maximizadas da vida sexual são expostas para o conjunto da sociedade como uma expressão de protesto, como um grito de socorro da condição humana.

Daí concluir que assim como o uso das drogas, o sexo, também pode assumir uma  forma diferenciada  de manejo para cada classe social, produzindo experiências diferenciadas. Não é justo, afirmar que a exaltação da sexualidade evidenciadas nas letras do Funk  sejam vulgares, vergonhosas, um lixo. Até porque  as formas mais diversas da vida sexual é uma das características da humanidade. Mas o fato interessante é que para uma determinada classe, a vida sexual não possui uma marca preponderante, fazem parte da esfera privada, equilibrando-se com outras dimensões da vida.

Com isso quero dizer, que devemos construir uma sociedade, onde o sexo deva ser praticado, das formas mais interessantes possíveis e de maneira responsável, mas deixando lugar para totalidade da experiência humana na terra, de forma diferente é dominação e alienação do corpo e da mente.

+ sobre o tema

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

para lembrar

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Mulheres recebem 19,4% a menos que homens no setor privado, diz relatório divulgado pelo governo

As mulheres recebem 19,4% a menos do que os homens nas maiores empresas do país, segundo o 1º Relatório de Transparência Salarial divulgado nesta...

Rússia acrescenta ‘Movimento LGBT internacional’ à lista de indivíduos e entidades ‘terroristas e extremistas’

O órgão de fiscalização financeira da Rússia acrescentou nesta sexta-feira o que chama de "movimento LGBT internacional" à sua lista de indivíduos e entidades...
-+=