Funkeiros protestam contra o racismo com duelo de passinho e MCs neste sábado, em Vitória

Protesto ocorre uma semana após uma confusão que terminou com perseguição policial dentro do Shopping Vitória, na Enseada do Suá

Uma semana após a confusão que terminou com perseguição policial dentro do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, na Capital, no último sábado (30), os funkeiros capixabas farão um protesto em frente ao estabelecimento onde ocorreu o tumulto.

No Facebook, mais de 600 pessoas já confirmaram presença no evento “Grande Baile Funk – Arrastão Contra o Racismo”, organizado pelo Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes). Apresentação de Mc’s e duelo de “passinhos” serão algumas das atrações no evento.

A manifestação acontece após o episódio ocorrido no último final de semana, quando era realizado um baile funk no píer que fica atrás do shopping. Durante uma briga, houve pânico e as pessoas correram para tentar se abrigar dentro do shopping. Várias viaturas da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) e do Batalhão de Missões Especiais (BME), da Polícia Militar, cercaram o local. Militares armados entraram no shopping e fizeram várias abordagens, mas não foi realizada nenhuma detenção.

Entretanto, uma série de fotos e vídeos divulgados na internet gerou revolta nas redes sociais, já que grande parte das opiniões apontavam para exagero da polícia durante a abordagem no interior do estabelecimento. Este é um dos motivos do protesto.

A expectativa é que a adesão seja ainda maior ao longo da semana, afirma o coordenador do Fejunes, Lula Rocha. “A gente espera que aumente essa adesão até domingo. Aquele episódio infelizmente é um ato de criminalização do funk. Como pano de fundo, acreditamos que o racismo infelizmente foi manifestado naquela situação. Ficou muito claro”.

O evento criado na internet já sinalizava a confirmação de 678 pessoas no baile funk na manhã desta quarta-feira (4). Na página, há uma série de sugestões para a programação do evento e também mensagens de apoio ao movimento. “Funk é cultura sim”, “Tamo junto” e “Dicas de música pro Playlist: Manda aí!” são algumas das mensagens publicadas.

Shopping terá funcionamento normal

A assessoria de comunicação do Shopping Vitória informou que o estabelecimento comercial terá funcionamento normal durante a realização do protesto. Já a Polícia Militar informou que fará o acompanhamento da manifestação em frente ao shopping.

Confusão começou após boato de arrastão

A entrada das pessoas teria começado pelas portas laterais e pela entrada externa da loja de departamentos C&A. “Foram momentos de muito pânico. Eram dezenas de pessoas entrando na loja”, diz uma vendedora. Segundo os frequentadores, a polícia foi chamada ao local para tentar conter um suposto arrastão.

Dentro do shopping, clientes e funcionários assustaram-se com o corre-corre e a grande quantidade de policiais. A auxiliar de cozinha Valdivia Coutinho estava com a filha de cinco anos lanchando na hora do tumulto. “Peguei ela e me escondi debaixo da mesa. Depois, a lanchonete fechou as portas. Foi a nossa salvação. Minha filha entrou em pânico e disse que nunca mais quer voltar”, diz Valdivia.

Veja a ação da Polícia Militar dentro do Shopping Vitória

 

Já a técnica Dulcineia Leal estava com a filha adolescente no local e conseguiu abrigo em uma loja, onde ficou por quase uma hora. “Foi terrível. As pessoas não entendiam nada, só procuravam algum lugar para se esconder”, comenta.

Clientes chegaram a passar mal durante a correria. “Uma cliente grávida precisou de atendimento médico”, disse a vendedora Tatiana Cristo, que também passou mal. O Shopping Vitória informou que algumas lojas e portarias foram fechadas por um curto período para proteger clientes e lojistas. Por volta das 20h, o funcionamento foi normalizado.

Fonte: A Gazerta

-+=
Sair da versão mobile