Gerson Carneiro: Querem combater o machismo? Baixem as armas!

Olhar e enxergar o machismo

por Gerson Carneiro, no Viomundo

Começarei pelo livro O machismo invisível, de Marina Castañeda*.

Em breve pesquisa, a autora me pareceu bastante gabaritada.

Sobre o livro é dito:

“Baseada em exemplos do cotidiano e pesquisas, a psicoterapeuta Marina Castañeda explica como as mulheres contribuem com a formação do machismo. Mostra também como as mulheres e os homens estão aprisionados nos jogos de poder e nos papéis estereotipados que caracterizam o machismo, e analisa as consequências psicológicas, sociais e econômicas deste fenômeno na sociedade.”

Vou me embrenhar por estas veredas, machismo, feminismo e relações de gênero, atrás de conhecimento e respostas.

Antes, algumas considerações.

Temas espinhosos de difícil debate entre homens e mulheres. Eis que facilmente pende para o jogo de acusações apaixonadas.

O machismo deve ser combatido conjuntamente. Homens e mulheres, pois tanto um como o outro são vítimas e agentes do machismo. Acredito.

A mãe, educada sob um sistema machista, vítima portanto, transmite machismo ao filho, e este sendo educado de forma machista, vítima portanto, também se torna igualmente agente do machismo. E assim o machismo se perpetua.

A ação do pai na perpetuação do machismo é pública e notória. Dispensa apresentações.

Não se trata aqui de definir percentuais de culpa, quem é menos ou mais culpado, mas apenas uma ilustração de como penso se dar a perpetuação desse mal.

Considerar combate ao machismo exclusividade feminina é erro tão primário quanto pretender não ter homem direito de tocar no assunto por ele não ser capaz de parir. É reduzir as chances de combate. É encurtar a questão delimitando-a ao conflito homem x mulher e mulher x homem. Ai, então é sentar e ver quem grita mais, quem chuta mais, quem dá mais voadora.

Querem combater o machismo?

Baixem as armas, homens e mulheres!

Vou, sim, estudar. Não fugirei à labuta individual. Tenho uma mãe de 83 anos. Tenho irmãs. Muita coisa observei. E tenho uma esposa cujo relacionamento completa 15 anos e tenho que zelar. Não descobri agora. Nunca quis repetir o que vi de mal e mau na vida. Este é o individualismo desse Gerson que ora se expõe.

E agora o mais incrível e surpreendente: escrevi esse texto antes da chegada deste livro.

Ao chegar, o que constatei na contracapa?!

“Na sociedade machista, todo mundo é machista, incluindo as mulheres, e todos acabam vítimas do machismo, incluindo os homens.”

PS: Certa vez, na faculdade disseram que o machismo surgiu quando o homem percebeu que a mulher não gerava sem o pênis. Até ali acreditava-se que a mulher era dotada de um poder mágico que a habilitava por si gerar outro ser. Isso foi lá no período Mesolítico ( 10.000 A.C a 5.000 A.C ). Agora com o advento da inseminação artificial quem sabe possa ser o início do fim do machismo.

Uma vez mais agradeço os ensinamentos de todos até aqui.

* Marina Castañeda Gutman nasceu em Cidade do México. É psicoterapeuta e escritora. Viveu nos Estados Unidos, França, Suíça e Egito. A formação interdisciplinar por opção e convicção, ele estudou literatura, história, psicologia e música em Harvard e Stanford e na Ecole Normale Superieure, em Paris, entre outros. Desde 1988, dedica-se à prática da psicoterapia na Cidade do México e Cuernavaca.

+ sobre o tema

A campanha #meuamigosecreto viralizou e a casa do machismo virtual caiu

A hashtag #meuamigosecreto constituiu-se como movimento internáutico divertido e criativo. Primou...

Comentário sexista faz Kátia Abreu jogar vinho na cara de Serra

Senador tucano entrou na conversa sem ser convidado durante...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Mídias independentes, gênero e sexualidade

No sábado passado, dia 22 de agosto de 2015,...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Minha decepção com o machismo do Dalai. Por Nathalí Macedo

Cresci ouvindo falar das citações famosas de Dalai Lama....
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=