Google lança novas ferramentas tecnológicas e novos produtos a nível mundial

Presidente da Google Brasil, Fábio Coelho, anunciou 12 lançamentos em evento realizado em São Paulo

Foto: Reprodução/A Critica

Por Cinthia Guimarães Do A Critica

O brasileiro é apaixonado por Internet e o Brasil é um dos mais importantes mercados do mundo no uso da tecnologia e produção de conteúdo para a web. Foram essas afirmações que o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, usou para anunciar 12 lançamentos de novas ferramentas das empresas e programa de investimento, durante o evento Google For Brasil, realizado na manhã desta quarta-feira (22), em São Paulo, no auditório do Parque do Ibirapuera.

Entre os anúncios estão o assistente do Google em português  (semelhante ao Siri, da Apple), o app Allo de compartilhado de arquivos (concorrente do WhatsApp), o Busca, aperfeiçoamento do mecanismo mais utilizado do Google, de forma a oferecer aos usuários de assuntos de interesse com fonte; Cultura Institute, lançamento do museu MASP na plataforma Arts & Culture; Duo (app para chamadas de voz e vídeo; o Google Fotos agora com backup automático para conexão ruim e compartilhamento em baixa resolução; o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita  para construção de website por pequenas e medias empresas pelo próprio smartphone; o Google Maps agora com compartilhamento  de local e demarcação de terras indígenas em parceria com a Funai;  e a chegada do Waze Carpool, que irá conectar usuários com rotas similares e permitir caronas entre eles.

O Carpool hoje funciona em Israel e na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. A novidade é envolta de dúvidas e polêmicas quando à questão do uso e da segurança.

Por último, uma parceria com a fundação Lemann que está investindo em uma plataforma digital com planos de aula, vídeos e outros materiais para ajudar professores de todo o Brasil. A fundação está doando R$ 15,8 milhões ao Google.org, braço filantrópico do Google para apoiar organizações sem fins lucrativos.

Pela importância do país enquanto potência econômica na América Latina e como mercado consumidor de tecnologia, a empresa elegeu o Brasil  para fazer o lançamento. Para demonstrar  o tamanho da potência, nos últimos três anos o Google investiu mais de meio bilhão de reais no Brasil.

Gerar mais inclusão e democratizar o acesso da internet às pessoas é o propósito dos lançamentos. “Nossas ferramentas têm ajudado os brasileiros a ter sucesso online.com uma internet mais inclusiva r instrumento de transformação social para o país”, disse o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho.

O evento foi encerrado com um show do cantor Paulinho da Viola.

Inovação constante
O Brasil é o segundo maior mercado do mundo em tempo de uso no YouTube e o segundo no uso do Chrome, Waze, Google Maps e Android. De um simples serviço de busca de informações na internet, o Google se tornou um gigante da tecnologia, desenvolvendo novos softwares que permitem gerar mais inclusão, eficiência e acesso das pessoas à tecnologia. Sua família de serviços vem crescendo com a aquisição do YouTube, Sistema Android, Waze, por exemplo, e nos últimos anos está investindo em hardwares, a exemplo do Chromebook, computador portátil em parceria com a Samsung; o aparelho de streaming Chromecast; os smartphones Nexus e Pixel; o aparelho Google Home, uma espécie de ‘robozinho’ doméstico que funciona como  um assistente de informações; e o roteador Google Wi-Fi. Os últimos três ainda não têm previsão de chegar ao Brasil.

+ sobre o tema

Crianças trabalham lavando sepulturas em cemitérios – Por Leonardo Sakamoto

Há algumas realidades que estão sob nossos narizes,...

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

CASO UNIBAM: Uniban revoga decisão de conselho que expulsou aluna hostilizada por vestido curto

Fonte: Folha Onine - A Uniban (Universidade Bandeirante)...

O Papa é pop (e business)! – Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Caiu um raio belíssimo na cúpula...

Livro Popular – incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para 2012

Cultura: incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para...

Comissão participa da posse do primeiro desembargador com deficiência visual

Fonte: Lista de Discriminação Racial - O presidente da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=