Guarda de Itu escolta caminhões-pipa para evitar saques

José Maria Tomazela

São Paulo – Caminhões-pipa que abastecem bairros de Itu (SP), na região de Sorocaba, estão sendo escoltados por viaturas da Guarda Civil Municipal para evitar saques. A cidade está sob racionamento há nove meses e algumas regiões chegam a ficar até 20 dias sem água nas torneiras.

Houve casos de tumulto, depredação e saque de água quando os caminhões entraram nos locais sem abastecimento. Os bairros críticos ficam na região do Pirapitingui, onde duas rodovias foram interditadas e um ônibus incendiado durante protestos, no domingo e na Segunda.

A prefeitura informou que a escolta é feita desde terça-feira para os veículos que atendem aos bairros onde aconteceram protestos violentos e abordagens dos caminhões-pipa. De acordo com a GCM, foram mobilizados sete viaturas e 16 homens.

No bairro Cidade Nova, um dos mais afetados, moradores fazem filas em três bicas para encher galões. A água também é retirada com baldes do lago cedido pelo dono de uma chácara. Na cidade, circula um abaixo-assinado pedido intervenção estadual no município.

Campinas

A Sanasa, empresa de abastecimento de Campinas, admitiu nesta quinta-feira, 16, o rodízio na distribuição de água. Mais de cem bairros abastecidos pelo Sistema Norte, que retira água do Rio Atibaia, ficarão sem água das 8 às 14 horas. O desabastecimento, segundo a empresa, atingirá 180 mil pessoas.

Avaliação realizada de manhã mostrou que o rio está com excesso de poluentes e baixa concentração de oxigênio, comprometendo em 30% a captação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

 

Fonte: Exame 

+ sobre o tema

O Brasil deveria comercializar o que tem de melhor: o seu povo

Ouvi no rádio um moço – que falava muito...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Não beba água, beba cerveja!

Como a privatização da gestão da água, aliada ao...

Negros nas universidades: além de cotas, precisamos também de escolta?

Na última semana, um coletivo formado por alunos negros...

Negros nas universidades: além de cotas, precisamos também de escolta?

Na última semana, um coletivo formado por alunos negros e que vem realizando diversas intervenções pró cotas raciais na maior universidade da América Latina,...

Não beba água, beba cerveja!

Como a privatização da gestão da água, aliada ao descontrole sobre poços artesianos e reservatórios instalados em propriedades privadas levaram Itu, no interior de...
-+=