Guerra às drogas ou faxina étnica?

Em novo artigo, Joselicio Junior, o Juninho, analisa como a política higienista de João Doria na cracolândia é a mesma que já fora utilizada por Washington Luiz na primeira metade do século passado. Leia

Por Joselicio Junior Do Portal Fórum

A operação deflagrada pela Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo para “acabar” com a “cracolândia” mostrou o quanto essa ideia de guerra às drogas, de combate a um inimigo interno que precisa ser fortemente reprimido está completamente equivocada. O que está por trás dessa operação é um política de limpeza social, de faxina étnica, ou seja, é necessário desinterditar, retomar o território e higienizar para poder abrir espaço para a especulação imobiliária, para o desenvolvimento do capital.

Nessa narrativa cria-se uma falsa ideia de combate ao tráfico de drogas. Falsa pois os grande fornecedores não estão ali, nem mesmo os grandes consumidores estão ali. O mercado das drogas ilícitas movimenta bilhões e sua lucratividade é advento de um grande número de consumidores que existe em todas as classes sociais, sobretudo nos setores médios, portanto acabar com a “cracolândia” não faz cócegas para essa grande economia.

Se existe consumo de drogas ilícitas em todas as classes sociais e isso representa um mercado gigantesco, por que é tão simbólico “acabar” com a “cracolândia”? Primeiro, é porque a imagem produzida de pessoas na rua consumindo drogas, morando na rua e sem grandes perspectivas escancara as mazelas de uma sociedade profundamente desigual, que em detrimento do lucro de poucos, produz a miséria de muitos. O consumo abusivo de crack nas ruas é apenas a ponta do iceberg de um problema social estrutural.

A ação pura e simplesmente repressora desumaniza. A limpeza está acima das pessoas, tanto que o local foi “limpo”, desocupado, mas as pessoas continuam perambulando pelas ruas. Não existe solução fácil para situações complexas. Por isso é tão desastrosa a ação dos governos, o que reforça uma lógica elitista de cidade que tenta esconder os seus problemas sociais através da repressão, da expulsão para locais mais distantes ou até mesmo pela eliminação física.

Não é possível desassociar a operação da “cracolândia” de outros momentos históricos onde a elite nacional pensou estratégias de “desenvolvimento” que passavam por essa ideia de higienização. Vale lembrar que o projeto abolicionista da elite previa a necessidade de buscar um processo de embranquecimento do país, pois inspirado no conceito de eugenia europeu, os negros e indígenas eram considerados raças inferiores, portanto o seu grande contingente populacional era um empecilho para o desenvolvimento do país. Foi nessa perspectiva que se estimulou o processo de fluxo imigratório da Europa para ocupar posto de trabalho no país. A segunda etapa desse projeto foi o estímulo a mestiçagem para que, passadas algumas gerações, não houvessem mais negros retintos no país.

Na cidade de São Paulo esse projeto foi muito explícito e estendeu a formação do mercado de trabalho, como também ao projeto urbanístico. A elite cafeeira se dedicou a construir um projeto para transformar​ São Paulo numa “capital europeia”, com isso organizou os bairros de Campos Elíseos, Higienópolis e Avenida Paulista para abrigar em grandes casarões os fazendeiros. Também se instituiu um processo sistemático da substituição da mão de obra negra por imigrantes italianos.

A população negra se concentrou em casas coletivas e com baixa infraestrutura na região da Barra Funda, Bexiga e Várzea do Carmo, espaços de resistência quilombola urbana, base para formação de núcleos culturais que ficaram​ bastante conhecidos posteriormente como a formação das irmandades, Cordões Carnavalescos, depois escolas de samba. No entanto, com a expansão do projeto higienista e desenvolvimentista esses territórios também passam a sofrer intervenções para expulsar os indesejáveis.

Isso fica muito nítido no relato, em 1919, do Washington Luiz, ex- Secretário da Justiça e da Segurança Pública, então Prefeito de São Paulo e depois presidente da república, sobre a Várzea do Carmo, hoje Parque Dom Pedro:

“É aí que, protegida pelas depressões do terreno, pelas voltas e banquetes do Tamanduateí, pelas arcadas das pontes, pela vegetação das moitas, pela ausência de iluminação se reúne e dorme e se encachoa, à noite, a vasa da cidade, em uma promiscuidade nojosa, composta de negros vagabundos, de negras edemaciadas pela embriaguez habitual, de uma mestiçagem viciosa, de restos inomináveis e vencidos de todas as nacionalidades, em todas as idades, todos perigosos. É aí que se cometem atentados que a decência manda calar; é para aí que se atraem jovens estouvados e velhos concupiscentes para matar e roubar, como nos dão notícia os canais judiciários, com grave dano à moral e para a segurança individual, não obstante a solicitude e a vigilância de nossa polícia. Era aí que, quando a polícia fazia o expurgo da cidade, encontrava a mais farta colheita”.

O relato de Washington Luiz nos permite fazer um paralelo direto entre o projeto de urbanização da Várzea do Carmo em 1919, com o atual Projeto Nova Luz. Em ambos o objetivo é o mesmo, fazer uma limpeza racial/social, para abrir caminho para o “desenvolvimento”. Antes, um dos argumentos era o uso abusivo do álcool, os(as) negros(as) associados a criminalidade, vagabundagem, ou seja, uma vergonha para cidade e um país moderno. Hoje o problema está ligado aos usuários de crack que representam o antagonismo da cidade vendida por João Doria em seu vídeo triunfal apresentado em suas viagens ao exterior: é necessário extirpar essa gente que atrapalha a cidade dos negócios, a cidade moderna.

Tanto Washington Luiz tentou, como João Doria tentará um sucesso nos seus projetos higienistas, porém não se resolve mais de 500 anos de história de exploração e exclusão tentando empurrar tudo para debaixo do tapete.

Fontes:

DOMINGUES, Petrônio José. Uma história não contada: negro, racismo e branqueamento em São Paulo no pós-abolição. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

VÁRZEA DO CARMO LAVADEIRAS, CAIPIRAS E “PRETOS VÉIOS” – http://www.energiaesaneamento.org.br/media/28677/santos_carlos_jose_ferreira_varzea_do_carmo_lavadeiras_caipiras_e_pretos_veios.pdf

Documentário Mil Trutas, Mil Tretas – Racionais Mc’s – https://www.youtube.com/watch?v=slwalSi03g8

+ sobre o tema

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

para lembrar

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso Marielle

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso...

Grafites de Marielle e Maria da Penha são alvos de ataques de vândalos no Rio

Dois grafites da vereadora Marielle Franco (PSOL) e um...

Justiça absolve policiais acusados de tortura e morte de Amarildo

A 8ª Câmara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro absolveu ontem (13)...
spot_imgspot_img

Mais que no pé: um tiro na cara

O recurso extraordinário 635.659, em análise desde 2015 pelo Supremo Tribunal Federal, versa sobre a inconstitucionalidade da criminalização do porte de drogas. A maioria do STF caminha para...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=