Hoje na História, 26 de Junho de 1913 nascia Aimé Césaire

100 anos de Aimé Césaire, o pai da Negritude

Há apenas um século, 26 de junho de 1913, nascia o escritor da Martinica Aimé Césaire. Um poeta que realizou um trabalho profundamente humanista da negritude no panteão dos grandes homens. Uma dos principais negro intelectual do século XX .

 

Em agosto de 1968, um funk furioso, ondas radicais e estaria por seis semanas nas paradas americanas. James Brown cantava com orgulho ser negro (Say It Loud – Eu sou negro e eu me orgulho).

Um ato militante neste ano também aconteceu alguns meses antes, em 4 de abril, Martin Luther King, foi covardemente assassinado. Dizer em alto e bom som a sua negritude quando o viés do fanatismo e ódio são a causa da morte não é uma palavra vazia. Muito menos uma luta fútil.

“Negritude” para Aimé Césaire foi projetada para contar uma realidade, uma experiência, a de ser negro em um mundo que inventou essa cor através do prisma do racismo, da deportação, da escravidão e colonização. Ele se via com os seus companheiros de infortúnio, Leopold Sedar Senghor e Léon-Gontran Damasco, na luta pela dignidade literária e política do homem negro e na recusa à opressão enquanto os impérios esmagam a humanidade inteira . Uma só palavra então fazia sentido: a liberdade!

Incansavelmente ao lado de seus irmãos africanos, Césaire esteve sempre preocupado com o destino do continente de seus ancestrais. Sonhando com a avó Diola, o poeta desenvolveu uma amizade duradoura com Senghor , com quem compartilhou uma paixão comum pelas belas-letras e pelo exercício do poder.

Deputado francês, ele ficou do lado de Houphouet-Boigny para abolir o trabalho forçado nas colônias, e admirou a coragem de Sekou Toure diante de De Gaulle em 1958. quando disse:

” Temos dito sem rodeios, Senhor Presidente, que as demandas do povo são … Nós temos uma necessidade primordial e essencial:. nossa dignidade, mas não há dignidade sem liberdade … Nós preferimos a liberdade na pobreza a opulência em escravidão . ”

Mais importante, ele espera uma África independente, e nada mais vergonhoso ver um continente dividido que não conseguiu aproveitar seus pontos fortes para construir.

Saiba mais sobre Aimé Césaire

Fonte: Jeune Afrique

Do Blog da Cidinha

+ sobre o tema

Celeo Alvarez Casildo

Céleo Avarez Casildo es licenciado en Economía. Nació en...

Os Afrouruguaios

    Afro-uruguaios notáveis: Rubén Rada    ...

Tribunal não vê racismo em ofensas e revolta judeus na Argentina

  Um tribunal de Buenos Aires gerou revolta...

para lembrar

Entrevista a María Lamadrid

Por Viviana Marcela Iriart De acuerdo con...

Jornal espanhol revela bastidores da seleção argentina de Maradona

Fonte: Sidneyresende.com-A seleção argentina nunca treina durante a manhã....

TERREMOTO HAITI:Ex-presidente americano Bill Clinton chega ao Haiti

    O ex-presidente americano Bill Clinton, enviado especial da ONU...

Del Rey Miguel de Buría al 4 de febrero de 1992

Jesus Chucho Garcia. Fundacion Afroamerica y de la Diaspora...
spot_imgspot_img

O povo da Colômbia que celebra o Natal em fevereiro e com um Menino Jesus negro

Os moradores da cidade de Quinamayó, na Colômbia, celebram o Natal em fevereiro com uma procissão que inclui o boneco de um Menino Jesus...

Quanto você sabe sobre os afrodescendentes na América Latina?

Desafiamos você a responder este teste e avaliar seus conhecimentos sobre essa importante minoria Do El País  O que você sabe sobre os afrodescendentes na América...

Aniversario de la muerte de Franz Fanon

FRANTZ FANON: LOS CONDENADOS DE LA TIERRA…SIGUEN CONDENADOS Por Jesus Chucho Garcia para o Portal Geledés  Hoy 6 de diciembre se cumplen cincuenta y seis años…de la...
-+=