I Fórum Protagonismo Feminino será apenas com mulheres negras

Idealizado pela consulesa da França, Alexandra Loras, o evento terá, Mulheres Negras como protagonista, que disseminarão suas ideias e experiências inspiradoras, que irão contagiar e promover o debate sobre o papel da mulher negra na sociedade.

Enviado para o Portal Geledés 
Entre elas, estão confirmadas Gabi Oliveira, Ana Minuto, Val Souza, Mayara Pereira, Marcela Lemo,Claudia Alexandre e Flora Pereira.

Alexandra Loras tem se tornado um ícone do empoderamento e representatividade da Mulher Negra em todo o mundo.

“Nesse tipo de conferência sempre há uma ou duas convidadas negras entre uma maioria de palestrantes brancos. Decidi promover essa iniciativa porque não queria esperar 10 eventos para ter a oportunidade de ouvir as histórias dessas mulheres incríveis”, conta Alexandra.

 

Sobre Alexandra Loras:

Alexandra Loras é consulesa da França em São Paulo, palestrante, consultora de empresas e autora de livros. Atuou por mais de 20 anos na área de transformação pessoal e empresarial. Fundadora do Fórum Protagonismo Feminino. Trabalha com líderes empresariais para criar um clima mais equilibrado nas organizações, onde a conscientização sobre diversidade de gênero e de raça é tão importante quanto a prosperidade do negócio. Conduziu palestras para mais de 10 mil homens e mulheres em todo o mundo, desde TedxCannes, TEDxSaoPaulo até as maiores corporações internacionais, como Google, JP Morgan e Bloomberg. Seu trabalho é focado no desenvolvimento de liderança consciente para catalisar a transformação organizacional sobre diversidade e empoderamento feminino. É embaixadora da Afroeducação, do Plano De Menina, do Meias do Bem, e do programa Raízes do Museu Afro Brasil. Escreve sobre dignidade negra no blog www.alexandraloras.com

O evento será realizado na Rua Nossa Senhora da Lapa no 270, Lapa – São Paulo – SP. Horário das 9 às 19 horas.

Venda de ingressos: https://www.sympla.com.br/forum-protagonismo-feminino__81957

Redes Sociais: https://www.facebook.com/events/276901369357630/

imagens

Palestrantes do I Fórum Protagonismo Feminino – Mulheres que Inspiram

Ana Luisa Geremias

Publicitária, especialista em comércio eletrônico, 13 anos de experiência em varejo, sendo seis deles na área digital, sua grande paixão. Morou dois anos nos Estados Unidos e trouxe na bagagem a visão de que compartilhar conhecimento é o caminho do desenvolvimento da sociedade. Fundadora do projeto “Quero Ser Au Pair” orienta pessoas interessadas pelo intercâmbio, que leva o mesmo nome. Recentemente se lançou como Youtuber no Canal Ana Luisa com S para falar sobre Transição Capilar e Empoderamento.

www.facebook.com/AnaLuisacomS

www.instagram.com/AnaLuisa_comS

www.youtube.com/aninhaluisa

www.twitter.com/AnaLuisa_comS

http://linkedin.com/in/analuisageremias

 

Ana Célia Minuto

Empreendedora, coach, ativista social. Possui mais de 15 anos de experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais nas quais ocupou cargos de gestão na área de Projetos/ TI. Desenvolveu e implantou projetos sociais que atenderam milhares de pessoas junto a ONU / UNICEF / PREFEITURA DE SÃO PAULO entre outros. Através de sua missão que é fortalecer o poder pessoal das mulheres para que sejam protagonistas da sua história e conquistem a estabilidade emocional, espiritual e financeira e tenham uma vida próspera em todos os âmbitos da vida, já auxilio mais de 200 mulheres.

www.anaminuto.com.br

www.facebook.com/ana.minuto

www.instagram.com/anaminuto

 

Claudia Alexandre

Proprietária da Central de Comunicação e Eventos, empresa que atua nas áreas de assessoria de imprensa, produção de conteúdo e planejamento e organização de eventos. Jornalista, Radialista e Comunicadora, também possui especialização em Gestão de Eventos e Ciência da Religião. É apresentadora do Programa Papo de Bamba – Canal no YouTube e TVR-Sorocaba  (SP) – e Coordenadora de Conteúdo do Portal Áfricas. Foi professora de Gestão em Eventos da Faculdade HOTEC (SP) e Assessora de Comunicação do Museu Afro Brasil. Atualmente é mestranda em Ciência da Religião na PUC-SP.

www.claudinhaalexandre.blogspot.com

www.facebook.com/claudinha.alexandre.9

www.instagram.com/claualex16/

www.linkedin.com/in/claudia-alexandre

www.youtube.com/user/programapapodebamba

 

Elaine Paulino

Curiosa, sarcástica e comunicativa. Formada em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior, atuou na área de finanças. Em 2005 mudou sua área de atuação, tornando-se professora de Yoga com especialização em Yogaterapia, Atendimento para gestantes, Yoga na educação e Relaxamento profundo. Fruto de uma relação inter-racial sempre enfrentou as adversidades de forma positiva.

https://www.facebook.com/elaine.paulino e https://www.facebook.com/oyogaelainepaulino/

https://www.instagram.com/paulino.elaine/

https://mobile.twitter.com/ElainePaulino

http://oyogaelainepaulino.blogspot.com.br/

http://blogdalan.blogspot.com.br/

 

Eloise Ana

Gestora pública aposentada. Influenciada pelo espírito ativista e empreendedor dos pais, tornou-se microempreendedora para complementar sua renda e abraçou a causa ambiental, criando a marca Elocologia, com foco em sacolas artesanais como forma de conscientizar as pessoas sobre o desenvolvimento sustentável.

www.facebook.com/eloise.brown.336

 

Flora Pereira

Jornalista com especialização em estudos africanos. Trabalhou com comunicação para o desenvolvimento na ONU (FAO) e com desenvolvimento local no projeto Células de Transformação. Fundou o coletivo Afreaka, uma iniciativa que tem como missão a conexão sul- sul e a difusão das culturas de protagonistas do continente africano, fugindo dos estereótipos, com conteúdo cuja apuração foi feita durante 18 meses de viagem por 15 países da África.

www.afreaka.com.br

www.facebook.com/siteafreaka

www.twitter.com/siteafreaka

 

Gabi Oliveira

Formada em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro atualmente tem recebido conhecimento pelo seu canal no Youtube DePretas. Em seus vídeos, além da estética da mulher negra, ela procura tratar assuntos relacionados às relações étnico-raciais no Brasil com bom humor e empatia.

www.youtube.com/gabidepretas

www.instagram.com/gabidepretas

www.facebook.com/depretas

 

Larissa Isis

Fotógrafa, tem suas lentes voltadas às pessoas negras. Cansada de não se ver representada na mídia em geral, resolveu criar suas próprias referências através da fotografia. Criadora do projeto fotográfico CANSEI, ela retrata depoimentos protagonizados por mulheres negras.

porlarissaisis.com

www.instagram.com/porlarissaisis/

 

Maitê Lourenço Raimundo

Especializanda em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Psicóloga, empreendedora de Gestão de Carreira pela Cia de Currículos e Coordenadora do BlackRocks Startups. Membro do Subnúcleo Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia da sede de São Paulo (CRPSP/06) e colaboradora da ANPSINEP – Associação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) de Relações Raciais e Subjetividades.

www.facebook.com/ciadecurriculos

www.blackrocks.com.br

 

Marcela Lemos

Consultora de Imagem e Estilo e idealizadora da empresa Vestilonegro. Formada em Administração de Empresas pela Uni’Santanna, especializada em Personal Stylist, técnico em Moda pela Escola de Moda Sigbol Fashion, Processos Têxteis e pós-graduada em Gestão de Negócios na Indústria da Moda pelo SENAI-SP.

www.facebook.com/VestilonegroConsultoria/

http://www.vestilonegro.com.br/

www.instagram.com/VestiloNegro/

 

Marilene Vieira

Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP, feminista e ativista social. Professora com 10 anos de prática no ensino fundamental, médio e superior. Ministrou aulas no curso Ciência e Literatura Fantástica na Universidade de São Paulo. Interessa-se pelo feminismo interseccional, pelo empoderamento feminino e pelo combater ao racismo.

www.facebook.com/mari.vieira.9026

www.instagram.com/maariih.vieira/

 

Mayra Pereira

Formada em Administração, Especialista em Psicologia Transpessoal e Life Coach. Para identificar seu propósito de vida, hoje é empreendedora e cofundadora do Instituto MayCoach, pensado para criar e desenvolver produtos que possibilitem a diversidade e o empoderamento. Conforme ela diz “Estou nessa jornada por entender que o processo é contínuo, e que é necessário ser útil até o dia de ser inútil”.

www.maycoach.com.br

www.facebook.com/mayra.pereira.792

www.instagram.com/mayravpereira

 

Priscila Rodrigues

Graduada em Sistemas da Informação pela Faculdade Sumaré, recentemente iniciou os estudos em Comunicação Institucional, sua paixão. É voluntária em escolas públicas, onde desenvolve atividades com adolescentes e adultos sobre educação financeira e uso consciente do dinheiro e também participa do projeto “Leia para uma criança”, onde é contadora de histórias.

www.instagram.com/pryscka/

 

Silvia Nascimento

Jornalista formada pela PUC – Campinas, atuou em revistas segmentadas no ramo de farmácia, atacadistas e distribuidores por cinco anos como repórter de economia. Foi editora chefe da revista Ethinic, que circulava no Brasil e Angola. Em 2001 criou o site Mundo Negro, um dos primeiros sites para negros. Foi apontada pelo coletivo Blogueiras Negras como uma dasmulheres mais influentes da Internet e hoje, além do site, presta consultoria para várias  grandes marcas como Avon e YouTube.

www.mundonegro.inf.br/

www.facebook.com/sitemundonegro/

www.instagram.com/sitemundonegro/

www.twitter.com/sitemundonegro

www.facebook.com/negrosdigitais/

 

Solange Barbosa

Técnica em Turismo e Licenciada em História. Há 16 anos atua na área de Turismo. Criou e coordenou por 10 anos a Rota da Liberdade (programa Cultural e Turístico de Mapeamento da Diáspora Africana no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira – SP) projeto que em 2010 foi considerado um dos 10 Melhores projetos de Geoturismo do Mundo pela Changemakers Ashoka/National Geographic.

www.youtube.com/watch?v=7RH_xm1J_as

plus.google.com/u/1/109588996984555744413/posts

www.facebook.com/rota.liberdade/

 

Suêrda DeBoa

Bacharel em Administração de Empresas, Pós Graduada em Engenharia do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ativista Social e Política. É consultora em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, voluntária em instituições para crianças e adolescentes onde atua para tratar das questões profissionais, étnico raciais e educação.Participa do Grupo de Apoio sobre a Lei 10.639 e 11.645 para comunidade escolar e é membro movimento suprapartidário de cidadãs e cidadãos da cidade de São Paulo, com atuação em múltiplas causas sociais, econômicas, políticas e ambientais.

www.facebook.com/suerda.deboa

www.instagram.com/suerdadeboa/

 

Tatiane Souza

Pedagoga, Pesquisadora, Produtora Cultural e Congadeira do Terno de Congada Chapéus de Fitas. Mestre em Educação pela UFSCar e Doutoranda em Ciências Sociais na UNESP. Em 2011, foi selecionada pela ONU para participar do Programa da ONU “Universitários pela Paz”. Há mais de 13 anos vem desenvolvendo inúmeros projetos e ações que articulam a temática da diversidade étnica, religiosa, sexual e cultural à educação e ao exercício da equidade.

www.facebook.com/profile.php?id=100000335632961&fref=ts

 

Tania Sanches

Psicóloga, Coach e Treinadora Comportamental, possui uma carreira de 20 anos desenvolvida na área de Desenvolvimento Humano e Organizacional. É coautora no Livro Coaching & Psicologia, com o tema “A Psicologia dos Hábitos, Vícios e o Processo de Coaching”. Criadora do Programa Vida Sustentável que apoia pessoas para serem líderes da própria vida e cocriadora do Programa Zímago que foca no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens de 14 a 18 anos, preparando-os para sociedade e mercado de trabalho.

www.facebook.com/taniarsanchespsicologa e www.facebook.com/groups/vidasustentavelcomamor/

www.instagram.com/taniarsanchess

https://br.linkedin.com/in/taniareginasanches2009

www.taniarsanches.com

 

Val Souza

Atriz, bailarina, mulher negra empoderada e empoderante! Pedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo, bailarina pela Escola de Arte de São Paulo, mestranda e especialista em estudos contemporâneo em dança pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia. Participou do XXV Festival Muieres em Encena Colômbia –Bogotá e da Exposição de Vidas Negras na Universidade Federal de Brasília. Autora da Coleção Mundo Mais Feliz pela Editora Suplegraf. Em uma conversa franca, Val traz indagações sobre o que é ser mulher negra nos mais diversos espaços, compartilha questões sobre amor e afetividade e provoca ao contar seu projeto como falar de coisas que não existem.

https://vimeo.com/valsouza

www.instagram.com/performervalsouza

 

Xan Ravelli

Musicoterapeuta por formação, pós-graduada em Comportamento e Psicodiagnóstico, Mãe, esposa, negra, crespa e vaidosa de corpo e alma – maquiadora e pesquisadora de cabelos crespos. Hoje está à frente da plataforma Soul Vaidosa, presente nas principais mídias sociais e na coordenação do Iyá Maternância, uma rede de apoio e ajuda as mães negras.

www.instagram.com/xanravelli/

www.soulvaidosa.com

youtube.com/soulvaidosa

Snap: xanravelli

 

+ sobre o tema

para lembrar

Ferramenta anticolonial poderosa: os 30 anos de interseccionalidade

Carla Akotirene, autora de Interseccionalidade, pela Coleção Feminismos Plurais,...

Jéssica Ellen, de ‘Totalmente demais’, fala de racismo: ‘Precisamos ser representados’.

Dandara dos Palmares lutou pela libertação dos negros no...

Carta aberta a Beatriz, Joacine e Romualda

Mais de 45 anos depois da ditadura, temos a...

Primeiro Emprego

Recentemente o jornal O Estado de São Paulo publicou...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=