IBGE mapeia a distribuição da população de pretos e pardos – Baixe o mapa

 

O IBGE lançou na quarta-feira, 06/11, o Mapa da Distribuição Espacial da População, segundo a cor ou raça – Pretos e Pardos, primeiro produto de uma parceria técnica com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Para isso, as informações do quesito cor ou raça do Censo Demográfico 2010 foram desagregadas segundo os 316.574 setores censitários urbanos e rurais com os quais o IBGE trabalhou nesta operação censitária. O lançamento foi feito na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que aconteceu, até 09/11, em Brasília.

Segundo o Censo 2010, 43,1% da população brasileira declararam pardos e o maior percentual desse contingente estava na Região Norte (66,9%), sendo que todas as regiões revelaram percentuais acima dos 35%, exceto o Sul, com 16,5%. Ainda segundo o censo, 7,6% dos entrevistados se declararam pretos, e seu maior percentual estava no Nordeste (9,5%), com o Sudeste (7,9%) a seguir, enquanto a Região Sul mostrou o menor percentual (4,1%).

A cooperação técnica entre o IBGE e a SEPPIR também tem como meta elaborar estudos sociodemográficos e análises espaciais dos territórios com a presença (confirmada por título) de comunidades quilombolas. Futuramente, a informação sobre estes territórios será incluída na base territorial do IBGE. O Mapa da Distribuição Espacial da População, segundo a cor ou raça – Pretos e Pardos pode ser acessado no portal do IBGE, em alta resolução (arquivo pesado)

 

ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_murais/brasil_pretos_pardos_2010.pdf

 

Fonte: IBGE

 

+ sobre o tema

Brasil é o sétimo país com mais jovens assassinados no mundo

São quase 60 mortes para cada 100 mil habitantes,...

Carlinhos Brown no CD oficial da Copa

Carlinhos Brown vai representar o Brasil no CD "2010...

Certas coisas são inexplicáveis

Deve ser fácil explicar para uma criança quando o...

CONEN: Posicionamento Político sobre o Estatuto da Igualdade Racial

CONEN - COORDENAÇÃO NACIONAL DAS ENTIDADES NEGRAS ...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=