Idoso diz ter sido espancado por PM dentro do Hospital do Paranoá

Joel Pereira foi visitar a esposa e, ao vê-la amarrada, tentou ajudá-la. Vigilante teria participado das agressões, que duraram 15 minutos

Fonte: Metrópoles

Bruno Medeiros

Uma denúncia de agressão a um idoso dentro do Hospital Regional do Paranoá está sendo investigada pela Polícia Civil do DF. O jardineiro desempregado Joel Pereira de Souza, 63 anos, alega ter levado chutes, socos e spray de pimenta nos olhos. Os responsáveis pelo espancamento seriam um PM e um vigilante.

Joel diz que foi na sexta-feira (16/12), por volta das 6h30, ao hospital para visitar a esposa, que estava internada no local para tratamento psiquiátrico. Ele garante que a encontrou amarrada e, ao tentar ajudá-la, foi levado ao banheiro e sofreu agressões por cerca de 15 minutos.

“Eles me levaram para o banheiro. O vigilante me trancou com o policial, que jogou spray de pimenta nos meus olhos, me deu socos e chutes. Estou machucado por dentro e por fora. Sinto muita dor. Na hora, fiquei tonto e não tive reação”, conta Joel Pereira. Ele acrescenta que, depois das agressões, foi carregado para fora do hospital.

Arnaldo Pereira de Souza, 27, é filho de Joel e se mostra revoltado com a situação.  “Quando recebi a notícia, estava no trabalho. Fui imediatamente para a casa do meu pai (no Paranoá) e me deparei com ele todo ensanguentado, machucado. Pensei até em ir ao hospital tentar alguma imagem ou filmagem das pessoas que fizeram isso, mas optei por registar o boletim de ocorrência e levar meu pai ao médico, para ser atendido”, relatou ao Metrópoles.

O presidente do Conselho Regional de Saúde do Paranoá, João Gomes Pereira, mais conhecido como João do Violão, também falou sobre o assunto. “Seu Joel é morador antigo da cidade. Um idoso que nunca causou problema para ninguém. Ele me contou que foi levado para o banheiro e apanhou por cerca de 15 minutos. Fui vê-lo e estava muito machucado. Isso precisa ser investigado, e os responsáveis, punidos”, diz João. “Eu acredito que, quando ele viu a esposa amarrada, aos gritos e sem ter sido alimentada, perdeu a cabeça”, acrescentou.

Tita Pereira de Jesus, 50 anos, esposa de Joel, já teve alta do Hospital do Paranoá e está em casa com o marido. Em nota, a Secretaria de Saúde disse que “a direção do hospital tem ciência do ocorrido e já abriu sindicância para apurar os fatos. Uma ocorrência policial foi registrada e o vigilante será ouvido para esclarecimento do episódio”.

A Polícia Militar do Distrito Federal diz que Joel Pereira teria entrado no local portando uma faca e bastante nervoso, e que por esse motivo foi utilizado o gás de pimenta e ele precisou ser imobilizado. Segundo a corporação, foi feito uso progressivo da força para conter o idoso, que depois foi retirado do hospital.

Lavar os olhos
Duas horas após a publicação da matéria, a Polícia Militar acrescentou detalhes à versão do policial envolvido no episódio. Segundo a corporação, depois que o idoso tentou entrar no hospital com uma faca, os vigilantes da unidade acionaram o PM, que teria usado gás de pimenta para retirar o objeto cortante da mão de Joel Pereira.

Sem sucesso na tentativa, o policial e três vigilantes teriam precisado usar força física para desarmar o homem. Por fim, a corporação confirma que Joel foi levado ao banheiro. No entanto, o militar diz que conduziu o idoso ao local para que ele pudesse lavar os olhos, de portas abertas. O caso está sendo apurado pela PM para saber se houve excesso por parte do policial.

A família de Joel registrou boletim de ocorrência na 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), que também investiga o caso.

 

+ sobre o tema

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

para lembrar

Madureira Pede o Fim do Extermínio da Juventude Negra

Na noite de sábado, 28 de novembro, um carro...

Para não chamar atenção, milícia do Rio muda forma de assassinar vítimas

Parentes e testemunha sofrem e contam como vítimas desaparecem. Aliança...

“Alguns promotores apoiam o extermínio de ‘indesejáveis”

Para ela, o Ministério Público tem como clientela "indesejada"...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...
-+=