II Edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra

Vários estudos mostram que há resultados educacionais significativamente piores entre os jovens negros e as jovens negras quando comparados aos de brancos e brancas. Em 2010, a porcentagem de jovens de 15 a 17 anos cursando o Ensino Médio era de 55% entre os brancos e 41% entre os negros (Censo/IBGE 2010). Entre os jovens de 18 e 19 anos, 47% dos brancos haviam concluído o Ensino Médio enquanto somente 29% dos negros finalizaram essa etapa (Censo/IBGE 2010).

Do Baoba

O II Edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra visa contribuir para o desenvolvimento e a implementação de práticas inspiradoras de gestão escolar que busquem elevar os resultados educacionais dos jovens negros e negras na rede pública de Ensino Médio. O objetivo é identificar, reconhecer e acompanhar projetos com foco na gestão que se proponham a enfrentar de forma criativa as desigualdades raciais no ambiente escolar e promovam a melhoria da qualidade da educação dos jovens negros e negras.

Desenvolvido pelo Baobá – Fundo para Equidade Racial, pelo Instituto Unibanco e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), este edital é direcionado a escolas públicas de Ensino Médio e Organizações Sociais legalmente formalizadas com comprovada atuação na área da Educação e superação das desigualdades raciais.

Os projetos deverão privilegiar, de forma articulada, três eixos de ação:

1) Valorização da diversidade/diferenças (currículo, ações setoriais, etc.)

2) Combate às desigualdades (caminhando para a equidade: formação de professores, ações que visem a melhoria dos indicadores escolares de desempenho, como taxas de abandono, reprovação e frequência, e que a estimulem).

3) Estímulo ao protagonismo juvenil

Como responsável na escola pelo projeto, o gestor (ou grupo gestor) deve diagnosticar e dimensionar os aspectos existentes no ambiente escolar que incidam sobre a diversidade e, ao mesmo tempo, delinear no projeto proposições de enfrentamento das desigualdades raciais identificadas.

O edital selecionará 10 projetos, que receberão apoio financeiro de até R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) cada um, monitoramento do Fundo Baobá e avaliação da UFSCar durante seu desenvolvimento ao longo de 2017 em escolas públicas brasileiras.

Educação de qualidade é sinônimo de escolas diversas, equânimes e inclusivas, e que reconhecem na gestão escolar a grande liderança para integrar as ações que contribuam para isso.

As inscrições estão abertas até 30 de novembro. Clique aqui e inscreva-se agora mesmo!

Participe!

MANUAL DO EDITAL

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...
-+=