Ilú Obá De Min: a diversidade cultural no carnaval de São Paulo

Composto exclusivamente por mulheres e desde 2005 desfilando pelas ruas de São Paulo, bloco afro-brasileiro homenageia o centenário da escritora Maria Carolina de Jesus

logo-carnaval1-300x72

 

Por Guilherme Franco  Do  Spresso Sp

Desde 2004 um grupo de arte e cultura negra vem se estabelecendo no meio cultural paulistano. Sob a coordenação de Beth Beli, pesquisadora de manifestações das culturas de matrizes africanas e afro-brasileiras, o Ilú Obá De Min é um coletivo de tambores e corpo de baile com a participação exclusiva de mulheres, que hoje já conta com várias participantes.

O coletivo não nasceu dentro de um terreiro (como os afoxés) porém trabalha com fundamento nas questões do povo de santo e no culto aos orixás, deuses africanos. São trazidos para região urbana a dança e os cantos dos terreiros do candomblé e de diversas manifestações da cultura negra como o maracatu, batuque, coco, jongo, entre outras. Todos esses elementos são celebrados no período carnavalesco, quando o bloco sai às ruas celebrando a cultura afro-brasileira e destacando a participação das mulheres no mundo.

Confira o guia do Carnaval de rua 2015, com o calendário, agenda, personagens e muitas histórias dos blocos paulistanos que fazem parte da festa mais popular do Brasil!

Em 2014, o Ilú Obá De Min realizou o seu 10º cortejo pelas ruas do centro da cidade de São Paulo com o tema é “Nega Duda e o samba de Roda do Recôncavo Baiano – Patrimônio Imaterial da Humanidade.” Neste ano, a homenageada será a escritora Carolina Maria de Jesus.

carolina-300x195 (1)

“A partir do momento que eu li o livro ‘Quarto de despejo: diário de uma favelada’, tive a obrigação de contar a história dessa mulher. Queremos engrandecer o significado da Carolina Maria de Jesus”, conta a diretora e uma das fundadoras do bloco, Beth Beli.

De acordo com Beth, o objetivo do bloco é enaltecer a consciência política de Carolina. “Queremos evidenciá-la como escritora, não como catadora e moradora de favela. A ideia é destacar o papel marcante desta mulher negra na literatura brasileira. Sabemos da responsabilidade e estamos muito honradas em ter escolhido este tema”, completa a diretoria do Ilú, que também é percussionista, cantora, regente e mestra de bateria e arte educadora.

Carolina completaria cem anos em 2014. Apesar de ter estudado apenas até o segundo ano do primário, descrevia como ninguém o cotidiano da comunidade em cadernos que encontrava no lixo. Sua obra mais importante foi Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, livro lançado em 1960 com mais de 80 mil exemplares e traduzido para 13 línguas.

São esperadas mais de 20 mil pessoas no desfile deste ano e para atender melhor aos foliões o Ilú Obá De Min providenciou um trio elétrico três vezes maior, com maior potência de som.  Com base no investimento, o bloco pede contribuição dos amigos e admiradores para arcar com os custos dos trios elétricos. Para ajudar, clique aqui.

A mulher como protagonista

O bloco Ilú Obá De Min é apenas um dos projetos da entidade feminina sem fins lucrativos “Ilú Obá de Mim – Educação Cultura e Arte Negra”. O objetivo da entidade é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil mantendo diálogo cultural constante com o continente africano, além de abrir novos espaços de maneira lúdica visando o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.

“É um orgulho muito grande ver o crescimento do coletivo. A quantidade de mulheres que trabalha conosco dá a dimensão do reconhecimento. Estamos atingindo um público muito grande, com pessoas que moram em todas as regiões do estado e realizam ações nos bairros onde moram”, conclui.

Serviço

Nome do Bloco: Bloco Afro Ilú Obá De Min

Data: 13/02/2015 (Sexta)

Horário do percurso: Das 19:30h às 23h

Percurso: Concentração embaixo do Viaduto do Chá > São João > Libero Badaro > Viaduto do Chá > Praça Ramos > Martiniano de Carvalho > São João > Largo Paissandu

+ sobre o tema

Rihanna começa turnê brasileira neste sábado em São Paulo

Além do Rock in Rio, ela se apresenta em...

Kobe se despede com show e emoção em noite de virada incrível dos Lakers

A quarta-feira (13) foi histórica para o basquete. O...

Dana White confirma luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen

O que todos que acompanham MMA já imaginavam foi...

Elza Soares e Emicida

A carreira de Emicida teve início no começo dos...

para lembrar

07-09 – Café Literário traz escritor angolano,Ondjaki a Manaus

Nesta quarta-feira acontece mais uma edição do 'Café literário',...

Ministra inicia acordo com CBF e Fifa para campanhas de combate ao preconceito racial durante a Copa

    Preocupada com as cenas de preconceito racial ocorridas recentemente...

Teatro Poeira – Contos colombianos abordam racismo

Baseado nos contos da compatriota Amalialú Posso Figueroa, a...

Anderson Silva vira boneco

Aproveitando a fama de seu campeão do UFC, o...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do país, vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento no carnaval de 2025. A...

Estrela do Carnaval, ex-passista Maria Lata D’Água morre aos 90 anos em Cachoeira Paulista, SP

A ex-passista Maria Mercedes Chaves Roy – a ‘Maria Lata D’Água’ – morreu na noite dessa sexta-feira (23), em Cachoeira Paulista, no interior de São...

Depois de um carnaval quente, é hora de pensar em adaptação climática

Escrevo esta coluna, atrasada, em uma terça-feira de carnaval. A temperatura da cidade de São Paulo bate 33°C, mas lá fora, longe do meu ventilador,...
-+=