Imagem de Mahmundi foi parar em campanha de ACM Neto sem autorização

Cantora disse que se sentiu lesada, já que a imagem faz parte da capa do seu disco. “O trabalho artístico que eu faço é avesso a isso, e aí acordei com o ACM Neto me chamando de Cláudia!”, disse em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

Por Susana Cristalli, e Tatiana Farah, do Buzzfeed

sub-buzz-6804-1471550717-1

A cantora carioca Mahmundi ficou bem surpresa quando viu a imagem à esquerda, print de um gif usado na campanha eleitoral de ACM Neto para prefeito de Salvador.

A imagem é a silhueta da cantora, que está na capa do seu último disco, com as cores alteradas e a frase “o prefeito de Cláudia”.

A cantora, que se chama na verdade Marcela Vale, não sabia que a equipe de ACM Neto havia usado a sua foto na campanha.

“Eu recebi essa imagem de amigos que trabalham com propaganda eleitoral, e quando vi tomei um susto porque é a minha imagem. Eu tive todo um trabalho de confecção dessa imagem, e ser associada com um político com o qual não tenho nenhuma afinidade, foi um choque”, disse Marcela, em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

Ela postou a reclamação no seu Facebook, mas ainda não falou diretamente com a assessoria do candidato. “Saiu uma matéria no jornal ‘O Globo’, e a equipe dele se desculpou. Eu só recebi o link dessa matéria”, diz Marcela.

sub-buzz-13137-1471544266-1

Facebook: mahmundionline

“Só de o gif ter ficado no ar durante sete horas, e ter tido mais de cinco mil compartilhamentos, eu me sinto muito lesada, mesmo porque eu não me envolvo em questões políticas. O trabalho artístico que eu faço é avesso a isso, e aí acordei com o ACM Neto me chamando de Cláudia!”, disse.

O gif foi retirado do ar, mas Mahmundi filmou e compartilhou o vídeo com o BuzzFeed Brasil.

Até o momento da nossa entrevista, Marcela ainda não havia sido contatada pela coordenação da campanha do candidato, mas disse que vai recorrer. “Fiquei infeliz com a falta de cuidado da agência responsável”, disse Marcela.

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com o marqueteiro da campanha, Pascoal Gomes, que contou que ficou sabendo do erro do gif pela coluna Gente Boa, do O Globo, que o procurou para falar sobre o uso indevido da imagem. “Eu não conhecia a cantora. Foi um dos colaboradores que usou a imagem como referência (para confeccionar a peça publicitária). Não foi intencional. Foi um erro casual”, disse Pascoal, por telefone.

O publicitário disse ainda que a agência assume o erro e que gostaria de pedir desculpas publicamente à artista. Ele confirmou que a peça foi tirada do ar e reformulada. “Refizemos o gif”, disse.

Susana Cristalli é redatora do BuzzFeed, em São Paulo.
Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email [email protected].

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Chomsky: “Crescimento da extrema-direita é consequência do neoliberalismo”

Em seminário realizado em SP, filosófo estadunidense alerta: a...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=