A imagem fora de contexto que revoltou internautas e prejudicou uma mãe

Imagem fora de contexto serviu para que o mundo inteiro julgasse a apedrejasse uma mãe. História por trás de foto polêmica finalmente veio à tona

Ana Júlia Gennari, Huffpost Brasil

A foto acima vem repercutindo nas redes sociais desde o dia 9 de agosto, quando o usuárioLatinaGawd a tuitou com a seguinte frase “Quem deixa o bebê no chão desse jeito?” na imagem e a legenda: “Até pessoas brancas estão revoltadas”.

Não é preciso muito para que as pessoas julguem uma mãe, e não foi diferente neste caso.

O tuíte teve mais de dois mil compartilhamentos e os olhares e comentários ao redor do mundo foram de julgamento e críticas severas à mãe — que não teve sequer o direito de explicar o que se passava.

Pelo menos não até a última sexta-feira (12), quando o site de notícias norte-americano myAJCpublicou uma entrevista com ela.

Seu nome é Molly Lensing e, de acordo com a reportagem, ela viajava sozinha com a filha de dois meses. Durante o percurso aconteceu uma série de desventuras, que Molly contou na reportagem.

O voo que ela esperava para voltar para Atlanta, no dia 9 de agosto, atrasou mais de seis horas e ela perdeu a conexão que faria. Dessa forma, Molly teve que esperar até meia-noite por outro voo, que acabou sendo cancelado.

Chão do aeroporto

Depois de um longo dia de contratempos, ela ainda ficou até as 4h30 da manhã tentando resolver a situação com a companhia aérea pelo telefone.

No final, ela foi informada que não tinha mais vouchers para dormir em um hotel, portanto ela e o bebê tiveram que dormir no chão do aeroporto.

No dia 10 de agosto, pela manhã, seu voo foi reagendado para o dia seguinte e, cansada de esperar, ela trocou mensagens com os pais pelo celular, para que eles fossem buscá-las de carro.

Ou seja, ela estava dormindo com a criança no chão, mas acordou antes e sentou-se para tentar resolver o problema.

A companhia Delta Airlines se responsabilizou pelo ocorrido. A empresa, que tem sido criticada por falhas operacionais, sofreu uma falha no sistema de informática, que levou vários passageiros a enfrentar longas esperas.

A história de Molly foi uma das mais simbólicas.

A jornalista Fabiana Futema, do blog maternar, escreveu sobre o assunto e pediu mais empatia das pessoas antes de julgar a maternagem alheia:

“Será que ela mereceu todos os xingamentos que recebeu? Por que a pessoa que tirou a foto não perguntou a Molly se ela precisava de ajuda em vez de expor em seu Twitter uma mãe que ela não conhecia?

Quem já viajou sozinho com criança sabe o perrengue que é. A gente sente vontade de ir ao banheiro e não tem ninguém para ficar com eles. O jeito é levá-los juntos. Mas como fazemos lá dentro da cabine? Malabarismo, mágica, coisas do tipo. Ou confiamos no estranho do banco ao lado e pedimos uma ajuda? O que é menos pior? E quando bate a fome? Temos que equilibrar criança, carteira e bandeja ao mesmo tempo. Que tal julgar menos e ter mais empatia?”

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=