Incra promete regularização fundiária de quilombolas

Processo para garantir titularidade de terras no Norte de Minas está em estágio avançado

 

 

Comissão debateu, em São João da Ponte, os conflitos ocorridos nas comunidades quilombolas situadas nos municípios de Varzelândia e Verdelândia – Foto: Alair Vieira

 

Assembleia de Minas – O ouvidor agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Antônio Miranda, garantiu aos deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que o processo de desapropriação de terras destinadas à comunidade Brejo dos Crioulos, localizada nos municípios de Varzelândia e Verdelândia (Norte de Minas), está avançado. O anúncio foi feito em audiência pública realizada em São João da Ponte, a pedido do deputado Durval Ângelo (PT), nesta quarta-feira (26).

O representante do Incra lembrou que o Brejo dos Crioulos é a primeira comunidade quilombola reconhecida oficialmente no Brasil. Já teriam sido vistoriados 14 imóveis, que representam 70% do território definido como de propriedade dos quilombolas. Deste total, quatro já teriam sido ajuizados, oito aguardam o ajuizamento e os outros dois teriam iniciado seu processo de regularização. “Faremos, também, uma oficina de preparação para que os quilombolas sejam capacitados para o uso e concessão das terras”, prometeu. Antônio Miranda disse, ainda, que o Incra tem capacidade de realizar até dez vistorias por ano, mas que será feita uma tentativa de acelerar o trabalho.

O deputado Durval Ângelo comemorou a notícia, por acreditar que há uma dívida social histórica de mais de 500 anos com os quilombolas, verdadeiros donos das terras hoje ocupadas por fazendeiros na região. O parlamentar disse ter esperança de que a justiça seja feita, mas afirmou que irá cobrar também para que não haja mais violência nestas desapropriações.

Para o deputado Rogério Correia (PT), é preciso que a luta continue, tendo em vista que os resultados apresentados pelo Incra seriam um reflexo da organização da comunidade. “Vamos continuar mobilizados porque, assim como vocês estão batalhando, há movimentos batalhando contra vocês”, ponderou.

Atentados contra quilombolas ainda preocupam

O presidente da Associação Quilombolas Brejo dos Crioulos, José Carlos de Oliveira Neto, lamentou que, apesar de a comunidade ter sido reconhecida em 2011 pelo Governo Federal, estão acontecendo atentados contra as lideranças, para que os fazendeiros continuem ocupando as terras que pertencem à comunidade. Ele relatou, por exemplo, que, no dia 9 de janeiro deste ano, pessoas da prefeitura de Varzelândia atiraram contra ele após uma discussão sobre a posse das terras. “Muitos outros atentados têm sido cometidos pelos latifundiários, que contam com o apoio da polícia e da prefeitura”, salientou.

A coordenadora estadual do Programa de Proteção dos Defensores dos Direitos Humanos, Maria Emília da Silva, acrescentou que a situação do Brejo dos Crioulos vem se arrastando desde 2010, com ameaças e atentados contra os quilombolas. Para ela, é preciso articulação da ALMG e dos órgãos públicos com o objetivo de dar visibilidade a essa situação e, assim, evitar uma barbárie maior. “Há casos de assassinatos, estupros e outros crimes contra quilombolas em todo o País”, alertou.

Quilombolas presos injustamente

O assessor da Comissão Pastoral da Terra, Paulo Roberto Faccion, disse que o latifúndio usa sua força econômica de forma violenta. Segundo ele, historicamente são cometidas agressões contra os direitos dos quilombolas sem que haja punição. Ele destacou que há quilombolas presos no Estado sem provas ou mesmo sem o direito de responder a seus processos em liberdade.

Sobre esta situação, o representante da Rede Nacional de Advogados Populares, Élcio Pacheco, destacou que o caso dos quilombolas presos em São João da Ponte não pode ser julgado na cidade. Na opinião dele, há pressão por parte dos latifundiários para que haja condenação. “A violência contra os quilombolas vem se sofisticando, tendo em vista que o Poder Judiciário tem sido envolvido nos processos e tomado suas decisões de forma política, e não social”, alertou.

O deputado Durval Ângelo se comprometeu a solicitar a transferência do juri para Belo Horizonte, para que não haja influência no julgamento dos quilombolas. Além disso, irá pedir ao Conselho Nacional de Justiça e à Corregedoria do Tribunal de Justiça o afastamento do juiz de Montes Claros que teria feito manifestações ideológicas e racistas em processo de quilombolas. “Vamos encaminhar também as notas taquigráficas para o Ministério Público Federal, o Tribunal Superior de Justiça, a Delegacia Agrária da Polícia Civil, o comando da Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Defesa Social com pedidos de providências”, disse.

Apoio – Ao final da reunião, o chefe de gabinete do prefeito de São João da Ponte, Abelard Pimenta, manifestou apoio aos quilombolas e disse esperar que a desapropriação seja feita de forma justa e rápida. Em seu discurso, ele afirmou que o município reconhece a luta e considera justo o pleito das terras.

Fonte: Combate Racismo Ambiental

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

Semana da Consciência Negra 2011-Revista Conexão Afro – Porto Alegre

Semana da Consciência Negra 2011 O Gabinete de Políticas Públicas...

Reunião para Fórum de Clubes Sociais Negros é realizada em Salto

Reuniões preparatórias para decidir sobre os clubes sociais das...

A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento...

Bahia e Rio de Janeiro realizam seminários sobre promoção da igualdade no contexto dos grandes eventos esportivos

Debates acontecem segunda, 03/10, em Salvador, e terça-feira, 04/10,...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=