Índio xavante volta à tribo após se formar em faculdade de Sorocaba

Tewaté deixou comunidade Namunkurá, no MT, para estudar geografia. Formado recentemente pela UFSCar, ele diz que diploma ajudará a aldeia.

Por Amanda Campos Do G1

Entre os xavantes da comunidade Namunkurá, no Mato Grosso (MT), a palavra Tewaté significa “dono do trovão”. Quem explica é um dos próprios índios da aldeia, Gedeão, de 35 anos, cujo segundo nome, homônimo, foi um “presente” da mãe, Jacinta Penhouro, 78, para que o filho tivesse força para vencer batalhas na vida. E a crença parece ter dado certo. Em busca de melhorar a vida na comunidade, o índio deixou a tribo em 2011 para cursar geografia na Universidade Federal de São Carlos, UfsCar, em Sorocaba (SP). Cinco anos depois, ele voltou ao local onde nasceu diplomado – e cheio de boas ideias.

“Nossa sociedade vem sofrendo uma grande exposição por causa do sistema capitalista, que invade aldeias e agride o meio ambiente. Temos de nos preparar para isso”, enfatiza.

Ao G1, Tewaté afirma que o cacique [líder indígena], Simão, está sempre aberto a conversar com os índios sobre a ideia de deixá-los sair da aldeia para estudar, pois sabe que a volta deles está atrelada a avanços importantes para o povo indígena. “Quando alguém quer sair para estudar, precisa da aprovação do cacique. E ele sabe que essa educação é importante não apenas para a gente, que sai da aldeia, mas para a comunidade. Ele é um líder consciente.”

2_1DaySJY
Índio optou por curso na universidade para ajudar seu povo (Foto: Arquivo pessoal)

Foco no estudo
Assim como outros índios da tribo, o geógrafo dividiu sua rotina entre a cidade e o campo no início da vida adulta, quando optou por investir nos estudos. Ao menos uma vez por semana ele percorria vários quilômetros entre a comunidade e Barra do Garça (MT), onde ficava na casa da professora Marli Augusta, 60, considerada sua segunda mãe, até terminar o ensino médio na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel já com quase 30 anos. “Ela [Marli] me adotou como filho. De segunda a sexta ficava na cidade e aos finais de semana, voltava para a tribo”, diz.

Foi navegando na internet que ele descobriu uma espécie de bolsa de estudos voltada para o povo indígena na UFSCar. “Minha mãe me deu o dinheiro para realizar a prova e fui aprovado”, afirma.

Adaptação
Após ter a quantia necessária para viajar de avião até São Paulo e de lá seguir para Sorocaba, o índio ficou instalado em uma moradia estudantil em Salto de Pirapora (SP). Bem humorado, ele afirma que enfrentar o inverno foi mais difícil do que ficar longe da família. “Sentia muito frio. Essa foi sem dúvida a maior dificuldade [risos]. Mas falando sério, recebi apoio pedagógico da universidade e fiz grandes amigos. Não era fácil ficar longe de casa, mas foi tranquilo.”

Coordenador em exercício do curso de geografia, Carlos Henrique Costa da Silva, 34 anos, explica que o caso de Tewaté não é isolado e que a Universidade oferece um número de reservas de vagas aos índios por meio do Programa de Ações Afirmativas.

“Os indígenas realizam um vestibular específico. O objetivo é constatar que eles falam português e têm conhecimentos gerais adquiridos durante o ensino médio. Depois, ele é submetido a um teste oral”, afirma.

Após esse processo, os alunos aprovados recebem ajuda de uma equipe educacional para a adaptação nas matérias. Para o professor, essa é uma maneira de incluir o índio na carreira acadêmica e ajuda-lo a sair dela com o diploma e um bom aproveitamento das aulas.

“São importantes essas vagas especiais porque a maior parte deles [índios] tem uma educação diferente da nossa. Não entro no mérito se é inferior ou superior. Mas há diferença. Alguns têm dificuldades em algumas áreas, mas quando colocamos eles para debater sobre sobrevivência e meio ambiente, sem exceção, todos dão um banho no restante dos alunos”, avalia.

Ao analisar seus cinco anos como universitário, Tewaté diz ter se adaptado bem a região sorocabana e afirma ter saudade dos amigos que fez na cidade. Mas que nunca pensou em fincar novas raizes na cidade. “Vocês [brancos] já têm geógrafos suficientes. Bons profissionais. Meu povo não. Meu povo me deixou sair da tribo para ter mais conhecimento. Só penso em retribuir essa confiança até o fim da minha vida. Eles precisam do meu conhecimento. Eu preciso deles”, diz.

4_OYXpydo
O índio afirma que sua formatura vai contribuir para melhorar a vida dos xavantes (Foto: Arquivo pessoal)

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Educação em Portugal “não ultrapassou as desigualdades criadas pelo racismo”

A recém-criada Djass-Associação de Afrodescendentes organiza debate onde serão...

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=