Iniciativas combatem racismo durante a Copa do Mundo

Por:Ádamo Araujo

Sepir vai às ruas para sensibilizar a população local e os turistas na luta contra a discriminação racial

BRASÍLIA (23/6/14) – Dois casos de discriminação foram registrados no FIFA Fan Fest nos primeiros dias de Copa do Mundo. O número é considerado elevado pela Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir-DF). Preocupada em intensificar as ações do combate ao racismo, principalmente neste período do Mundial, a pasta preparou uma série de ações para sensibilizar brasileiros e turistas.

Além do trabalho de sensibilização de combate ao preconceito racial, o Projeto DF por uma Copa sem Racismo pretende fazer um levantamento seguido de avaliação para identificar áreas de risco de possíveis casos de discriminação. “Nós iniciamos agora na Copa do Mundo, mas planejamos voltar a agir intensamente também durante a época das Olimpíadas e na disputa de outras competições que o DF tiver participação direta ou indireta”, explicou o secretário Viridiano Custódio de Brito.

As atuações estão acontecendo esporadicamente em cinco pontos itinerantes: Rodoferroviária Interestadual, Rodoviária do Plano Piloto, FiFA Fan Fest, Aeroporto JK e Feira da Torre de TV. É importante destacar que, pela possiblidade de não ter um ponto fixo, durante o jogo Brasil x Camarões, a iniciativa deve acontecer nos arredores do Mané Garrincha.

“Brasília é pioneira em ações desse tipo. O melhor de implementar o DF por uma Copa sem Racismo neste período é que todos os olhos do mundo estão voltados para nós e a gente aproveita a questão do futebol para contextualizar com todos esses atos de discriminação que aconteceram ultimamente nos estádios”, lembrou Viridiano, citando entre outros casos o do volante Tinga, do Cruzeiro, que foi hostilizado durante jogo da Libertadores da América.

As atuações da Sepir são compostas por três etapas. A primeira delas é a Prevenção, na qual as equipes vão às ruas nos pontos itinerantes para distribuir panfletos e informativos. Na sequência, acontece a Observação, quando é feito levantamento por meio de questionário para saber onde estão possíveis áreas de risco passíveis de acontecer atos racistas. Por fim, o Acolhimento, que é a constatação de casos e o devido encaminhamento para as autoridades competentes.

BPS_7552 BPS_7537 BPS_7532 BPS_7529 BPS_7524

BPS_7563

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

Band humilha garis outra vez. Hélio Costa não vai fazer nada ?

Carta aberta à população (do Sindicato dos Garis e...

RACISMO NA ITÁLIA: Berlusconi: “Menos imigrantes igual a menos crimes”

Polémica em Itália após declarações de Silvio Berlusconi. Para...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=