Inocente ficou sete meses na prisão

Acusado de sete estupros, o dentista André Luiz Medeiros Biazucci Cardoso, de 27 anos, foi preso por policiais da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Belford Roxo. Inocente, amargou sete meses na cadeia. Só na Justiça ele conseguiu derrubar as trapalhadas de um inquérito policial, no mínimo, irresponsável.

A desfaçatez — e contra o que determina a lei — com que se investigou o caso chegou ao ponto do ‘reconhecimento’ do suposto estuprador ter sido feito com outros dois policiais civis, que sequer retiraram os distintivos para que a vítima pudesse apontar o criminoso.

A favor de André pesou exame de DNA, ou seja, restos de material biológico encontrados nas vítimas, que comprovou que não era ele o estuprador. Enquanto a Polícia Civil não cumpria o seu papel, André ficou na cadeia, perdeu clientela e contou só com o apoio da família.

Real criminoso solto

Na decisão que absolveu André do sétimo caso de estupro, o juiz da 2ª Vara Criminal de Belford Roxo, Alfredo José Marinho Neto, lamenta a maneira como as investigações foram feitas. Ressalta ainda que os equívocos poderiam levar a Justiça a erro, enquanto o real criminoso está solto.

Placa errada

Na delegacia, uma das vítimas disse ter o número inteiro da placa do carro do estuprador. O que negou em juízo. O veículo de André era da mesma marca do usado pelo bandido, mas com características diferentes. O dentista apresentou álibis, mas a polícia não quis saber de apurar.

Ação contra o Estado

O advogado José Carlos Tórtima, que representa o dentista, vai entrar na Justiça contra o Estado. O defensor garante que só aceitou o caso porque até o pai da namorada do réu o apoiou com unhas e dentes. O dentista foi absolvido dos sete estupros, roubo de celulares e está em liberdade.

 

 

Fonte:  O Dia

+ sobre o tema

“Somos vistos como estrangeiros no nosso país”

Do lado de fora do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Presidenta da Funai toma posse prometendo reconstrução

Numa cerimônia marcada pela emoção e por discursos fortes,...

Comissão debate enfrentamento ao racismo na primeira infância

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial...

para lembrar

Mortes violentas crescem no Nordeste

A proporção de mortes violentas no Brasil apresentou uma...

Anistia Internacional quer mundo de olho no Brasil em protestos durante Copa

Jefferson Puff A Anistia Internacional lançou nesta quinta-feira uma campanha...

Para Anistia Internacional, Brasil deve punir responsáveis por crimes cometidos na ditadura

RIO - A Anistia Internacional divulgou nesta quarta-feira uma...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=