Instituto aponta estimativa de 520 novos casos de câncer de próstata no AM neste ano

A partir de hoje, o Programa Saúde Manaus Itinerante disponibiliza uma unidade no estacionamento da Maternidade Moura Tapajóz, entre outros locais

no Diário24AM

Com estimativa de 520 novos casos de câncer de próstata no Amazonas, em 2016, é necessário atenção, cuidado e prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza, este mês, exames em unidades móveis para combater este tipo de câncer, que é o de maior incidência no Amazonas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

O câncer de próstata atinge, principalmente, homens a partir dos 65 anos, de acordo com o Inca. O risco é de que os tumores cresçam de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, o que pode levar o paciente à morte. No entanto, segundo o Inca, a maioria dos casos cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Segundo estimativas do instituto, o ano de 2016 fechará com 520 novos casos de câncer de próstata, no Amazonas. São 28,08 novos casos a cada 100 mil habitantes, no Estado. Somente em Manaus, 330 homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata, uma média de 35,31 manauaras a cada 100 mil.

Atendimento

As unidades do Programa Saúde Manaus Itinerante disponibilizarão exames para homens, durante a campanha Novembro Azul, como ultrassonografia da próstata via abdominal, abdômen total e superior, tireoide e aparelho urinário. No entanto, a Semsa alerta que as unidades do Programa Saúde Manaus Itinerante não realizam consultas médicas de rotina e que o usuário deve apresentar requisição médica para a realização dos exames oferecidos na campanha. Na rede municipal, as solicitações são feitas pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, afirma que a ampliação do atendimento aos homens tem como finalidade facilitar o acesso do público masculino aos exames preventivos. “A população masculina, tradicionalmente, procura pouco as unidades de saúde. Neste momento, queremos chamar a atenção dos homens para a necessidade de cuidar da saúde, oferecendo maior acesso aos exames preventivos de imagem”, disse Leão.

Programação
A partir desta segunda-feira, o programa disponibiliza uma unidade no estacionamento da Maternidade Moura Tapajóz, na Compensa. O serviço itinerante de saúde também estará na Rua Bélgica com a Rua Argentina, no Parque das Nações, até 17 de novembro. Outro ponto de atendimento será na unidade no estacionamento da Arena Amadeu Teixeira, até o dia 18. A unidade localizada na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) fará atendimento até o dia 25 de novembro.

Cada zona geográfica da cidade possui uma unidade de referência para a entrega dos resultados dos exames. Na zona norte, o usuário deve procurar a UBS Balbina Mestrinho; na zona leste, a UBS Leonor Brilhante; na oeste, a UBS Leonor de Freitas; e na zona sul, a UBS Vicente Pallotti.

No dia 26 deste mês, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) fará uma ação de rastreamento do câncer de próstata, ofertando consultas e exames de PSA gratuitos a 100 homens, com idade entre 50 e 70 anos. Os homens que serão atendidos já foram cadastrados.

+ sobre o tema

Outubro Rosa: desafios na luta contra o câncer de mama em mulheres idosas

No cenário da campanha Outubro Rosa, que tem como...

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Dennis de Oliveira: O plebiscito, os médicos e a contradição entre Casa Grande e Senzala

A presidenta Dilma Rousseff buscou retomar a iniciativa política...

Promotoras Legais Populares do Geledés recebem netos de Nelson Mandela em atividade de prevenção a AIDS

   Por: Nilza Iraci Fotos: Renato Oliveira As Promotoras Legais Populares do...

para lembrar

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Risco e escolha

A noção de risco em saúde orienta o processo...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

Paraná, São Paulo e Roraima eram últimos estados que...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=