Insultos racistas contra o goleiro Aranha marcam derrota do Grêmio para o Santos

Durante as manifestações, torcedor gremista teria, inclusive, atirado celular no rival

A partida de ida entre Grêmio e Santos, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, ficou manchada pelos insultos racistas dirigidos ao goleiro santista Aranha. O atleta teve ótima atuação e contribuiu para que o time paulista vencesse por 2 x 0. Nos minutos finais da partida em Porto Alegre, passou a ser insultado por parte da torcida tricolor.

Um grupo de cerca de 10 pessoas localizadas atrás do gol santista imitou sons de macaco. Além disso, uma câmera do canal ESPN flagrou um torcedora claramente xingando Aranha de “macaco”. Segundo a Zero Hora, uma pessoa chegou a atirar um celular contra o atleta aos 42 minutos do segundo tempo. Aos 47, a Brigada Militar entrou na arquibancada para tentar retirar alguém, o que gerou uma confusão entre os torcedores.

“Eu estava no gol, a torcida xinga, pega no pé, é normal. Mas começaram com palavras racistas, chamando de preto fedido. Fizeram corinho de macaco… Fico nervoso mesmo quando essas coisas acontecem, é algo que dói. Quando me chamaram de macaco, de preto, bati no braço e disse que sou preto sim”, cobrou o jogador, ao deixar o gramado.

20140828222520505618eQuestionado se pretende fazer ocorrência policial, Aranha preferiu não responder diretamente. “Mais do que a ocorrência, é eu dar entrevista e as pessoas saberem disso e lutarem contra. Não são todos, mas sempre tem um racista. Está dado o recado, para ficarem espertos para a próxima partida (na Arena do Grêmio)”, afirmou.

Quando ouviu as manifestações, Aranha reagiu e cobrou a arbitragem. O jogo chegou a ficar parado por conta do incidente. O goleiro gesticulou para o árbitro Wilton Pereira de Sampaio, que não tomou qualquer atitude no momento.

No Brasil, o racismo é crime imprescritível e inafiançável e cabe ao Ministério Público a legitimidade para processar o ofensor.

É o terceiro caso recente de ofensas na Arena do Grêmio. A morte do pai de Ronaldinho Gaúcho virou motivo de cântico quando o Atlético-MG visitou o estádio, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. No último clássico contra o Internacional, torcedores gritaram a morte de Fernandão. A viúva e os filhos do ídolo colorado estavam no estádio.

Fonte: Super Esportes

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

Após novas ofensas racistas, Grêmio suspende organizada

Torcida Geral do Grêmio gritou cânticos com a palavra...

Morte e vida virgulina – Por: Cidinha da Silva

Fábio Mandingo, autor de Salvador Negro Rancor (Ciclo Contínuo,...

Aranha! Aranha! por Tony Bellotto

Todos nós conhecemos direitinho como funciona nosso racismo, não...

Racismo de superfície e de profundidade

por Juremir Machado da Silva O que seria um racismo...
spot_imgspot_img

Naturalizado russo, goleiro brasileiro é alvo de ofensas racistas em Moscou

O goleiro Guilherme Marinato, 31, foi alvo de ofensas racistas em jogo da Supercopa da Rússia, em Moscou, na última sexta-feira (14). Nascido no Brasil...

Vaiado, Aranha diz que é “sempre assim” no Sul: “Vejo ódio na cara das pessoas”

Pai e filho levam cartaz com pedido de desculpas ao goleiro pelo episódio de injúria racial em 2014, mas comportamento da maioria da torcida...

A vingança de Barbosa: a luta do goleiro negro por respeito

Será que a derrota de 7X1 para a seleção alemã superou o estereótipo de que goleiro negro é ruim? por Djamila Ribeiro, do Carta Capital  Em...
-+=