Intolerância religiosa na vida real e na WEB 4.0: Jovens de periferia entre as igrejas e o narcoestado

Observamos um crescimento vertiginoso nas redes sociais de postagens feitas por jovens, nas quais a descrença na política clássica, nas instituições da sociedade e até nas orientações familiares grassam e se espalham feito fogo em capim seco.

por Geórgia Senna e Marcos Romão, do Mamapress

Falamos do que se passa no Brasil, que muitos pensam ser ainda uma ilha. Nossos bairros e cidades não diferem muito de Ferguson, Nanterre ou Garissa no Quênia. Ao contato físico e cotidiano dos jovens com a violência, somam-se as trocas de informações nas redes sociais, que criam o caldo necessário para justificar ideologias religiosas e políticas, que apocalípticas e salvacionistas, hipnotizam os jovens ávidos por soluções rápidas e que possam ser atingidas num apertar de botão. Ao contrário de 50 anos atrás este botão existe e pode ser comprado em qualquer mercado livre da Web 4.0.

“15 segundos e você salva o mundo” é a grande promessa super atraente para qualquer um crente na descrença.

Tudo é ruim é o resumo de frases emitidas pelos jovens, tais como, “é tudo burguês”, “é tudo corrupto”, ou ” é tudo infiél“.

Assistimos um fenômeno em que jovens indignados com tudo a sua volta, se fecham a qualquer diálogo e conversa por meios pacíficos e institucionais.

Encapsulados em um universo “Selfie/eu mesmo”, em que ensimesmados, se tornam objetos fáceis de serem convencidos por agentes religiosos ou ideológicos, que venham com respostas prontas, para resolver ou derrubar tudo que esteja na frente.

A descrença, a desesperança, e a insegurança pessoal nunca foram boas conselheiras.

Estamos diante de tempos difíceis. De um lado o fortalecimento da direita parte católica e a outra parte composta por setores da classe C, D e F composta por extremistas neopetencostais, muitos convertidos no último verão! Vítimas da metodologia da persuasão dogmática das religiões neopentescostais, que apontam para um projeto político em curso em que a tomada do Poder Político neste País é seu objetivo.

Outra observação é  influência nefasta e ainda imperceptível dos grupos extremistas estilo “Haram Al Quaeda”, que aliciam jovens em nome de Alá para matarem aqueles que forem “infiéis”!

Enquanto isto, a disputa por almas jovens está entre a Bíblia e o Fuzil do Narcoestado formado por bandidos com seus comandos e policiais e políticos bandidos com suas milícias.

Para completar, assistimos a formação do Exército de Deus.

Sendo assim temos que estar atentos, pois nossos jovens negros e pobres estão sendo disputados para os embates que se aproximam. O que aconteceu em Garissa no Quênia não está longe de acontecer por aqui.

Orai, Vigiai, batei vossos atabaques e criai estratégia para que possamos nos proteger e fortalecer.

sc3a3o-paulo-2006

+ sobre o tema

Justiça de SP manda reintegrar agente de cabelos longos

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) mandou...

Poeta Sérgio Vaz se declara um sonhador e lamenta o racismo na arte

O escritor também falou sobre os atentados na França Do...

Menina atingida por pedra diz que Oxalá é quem deve perdoar agressores

A menina Kayllane Campos, 11 anos, atingida na testa...

Imigrantes negros que chegam ao Brasil deparam-se com ‘racismo à brasileira’, diz sociólogo

Para Alex André Vargem, africanos e haitianos são tratados...

para lembrar

Pesquisa mostra que intolerância religiosa ainda está presente em escolas brasileiras

Heliana Frazão Profissionais “despreparados” para lidar com religiões diferentes. Invasão...

Pedido de retirada de vídeos ofensivos a religiões afro-brasileiras vai ao Ministério Público Federal

Por:  Michele da Costa Manifestação de membros de comunidades tradicionais...

Os 10 posts mais lidos em 2014 no Portal Geledés

Olá, sabemos que ainda não é o último dia...
spot_imgspot_img

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...

Intolerância religiosa: Bahia tem casos emblemáticos, ausência de dados específicos e subnotificação

Domingo, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Nesta data, no ano 2000, morria a Iyalorixá baiana Gildásia dos...
-+=