Isenção de taxa no Enem será proibida após terceira tentativa do candidato

As pessoas que prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até três vezes com isenção de taxa, vão perder o direito à gratuidade na quarta tentativa.

Por Marcia Wonghon, do EBC 

A taxa do Enem custa R$ 68, mas os alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública são isentos. A medida, anunciada pelo Ministério da Educação, visa reduzir o custo das provas, que este ano ultrapassou R$ 650 milhões.

De acordo com Maria Helena Guimarães, secretária executiva do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a ideia é evitar que candidatos façam o exame repetidas vezes, sem custo nenhum. A outra mudança é em relação a prova. O teste servirá apenas para acesso ao ensino superior e não mais ao candidato que pretende obter o certificado de conclusão do ensino médio.

O Enem também não aceitará mais a adesão de treineiros, ou seja, estudantes secundaristas dos 1º e 2º anos que se inscrevem com a intenção de conhecer a logística do exame. Somente este ano 1 milhão se inscreveram nesta categoria.

Para resolver o problema, o INEP pretende viabilizar a realização de simulados, em parceria com as secretarias estaduais de educação.

 

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

Enem: Mais de 4 mil participantes tinham acima de 60 anos

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram...

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional...

para lembrar

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...

Enem: AGU recorre de decisão da Justiça sobre segunda prova

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quinta-feira...

MEC divulga lista dos aprovados no Sisu

Com um dia de antecedência, o MEC (Ministério da...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=