John Bella defende bolsa de criação para escritores infantis

Luanda- O escritor angolano John Bella advogou no sábado, a implementação de uma bolsa de criação para os escritores que publicam obras infantis, bem como a publicação obrigatórias das obras e maior simbiose entre as escolas, escritores e associação de escritores.

Foto: DR

Em declarações à Angop no âmbito do Dia Mundial da Literatura Infantil, que hoje se assinala, o escritor é de opinião que a literatura infantil tem baixado de produção e qualidade por falta de incentivo e de humildade de muitos novos talentos que não procuram se aconselhar e aprender com os mais rotulados nas lides literárias.

De acordo com o escritor, embora muita coisa positiva tenha sido já feita, a literatura infantil actualmente está estagnada, não se comparando com os anos dourados como as décadas de 80 e 90, onde apareceram escritores e com talentos.

“Muitos dos escritores da nova geração escrevem obras sem o cunho pedagógico, fazem por emoção e não com a razão e esta literatura dirigida para crianças deve ser para educar e em vez de educar acaba a debilitar os estudantes, alunos”, sublinhou.

Para o também professor de história, a nova geração de escritores deve procurar os mais experientes como Dario de Melo, Cremilda de Lima, Eugénia Neto, Maria Cristina Fernandes, entre outros, para ser aconselhada, dirigida como deve ser feita.

John Bella defendeu que deve ser entregue, uma vez  por mês, incluído na merenda escolar, um livro infantil de escritor nacional para assim valorizar a literatura e as crianças tomarem contacto com o gosto pela leitura.

Segundo a fonte, os professores têm responsabilidades acrescidas no desenvolvimento das crianças, razão pela qual devem obrigar os estudantes a terem no livro um verdadeiro amigo.

John Bella, pseudónimo literário de Jorge Marques Bela, nasceu bairro Sambizanga, em Luanda, é Sociólogo de formação, membro da UEA e secretário-geral adjunto da Brigada Jovem de Literatura Angolana (BJLA).

Publicou o seu primeiro livro de poesia intitulado “Água da Vida” em 1995, o qual foi distinguido, em 1996, com o prémio de “Escritor do Ano em Angola”.

Em 2011, lançou o romance “Os Primeiros Passos da Rainha Njinga” e seguidamente, em 2012, publicou o romance “O Regresso da Rainha Njinga”.

+ sobre o tema

“Talvez o próximo Einstein esteja morrendo de fome na Etiópia”

Neil deGrasse Tyson diz que a educação e a...

Panteras Negras: A história em 27 fatos importantes

Panteras Negras - conheça a história (The Black Panthers). Panteras...

O samurai negro

Aceitamos o samurai branco de Tom Cruise, mas custa-nos...

para lembrar

Sudão assina acordo de paz com grupo rebelde de Darfur

  O governo do Sudão e um grupo rebelde da...

África do Sul: Aumento de suicídios preocupa a sociedade

As estatísticas sobre o suicídio na África do...

África do Sul: Diretora do FMI saúda ‘o impressionante’ desempenho económico do país

 A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde,...
spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=