Jovem cria canal no Youtube para contar histórias de heróis negros brasileiros

Pedro Henrique tem 13 anos e vive na Zona Leste de São Paulo Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Machado de Assis, Zumbi dos Palmares, Besouro do Mangangá. Cada dia de pesquisa sobre heróis negros do passado representa uma nova descoberta para o estudante Pedro Henrique Côrtes, de 13 anos. Morador da Zona Leste de São Paulo, o rapaz, negro, decidiu criar um canal no Youtube para compartilhar com outras pessoas a história e as lutas desses homens – que, para ele, não têm tanto destaque quanto deveriam.

por Júlia Zaremba no Extra

A ideia do projeto “Meus heróis negros brasileiros” surgiu após Pedro Henrique assistir à peça “O topo da montanha”, com Lázaro Ramos e Taís Araújo, em outubro.

— Ele me pediu de Dia das Crianças um ingresso para a peça. Era o mais jovem da plateia. Foi muito emocionante. Saiu de lá transformado, e me pediu no dia seguinte as biografias de Malcolm X, Martin Luther King e Nelson Mandela. Falei que conseguiria, mas lembrei a ele que, aqui no Brasil, também temos muitos heróis. Meu filho começou a fazer pesquisas na internet e, então, teve a ideia de fazer vídeos sobre esses homens — conta a mãe do jovem, a turismóloga Egnalda Côrtes.

pedro henrique2
A mãe de Pedro Henrique, Egnalda, ajuda o rapaz nas pesquisas sobre os personagens Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

O primeiro vídeo da série, sobre Zumbi dos Palmares, foi publicado no dia 23 de novembro. O segundo, sobre Machado de Assis, em 12 de dezembro. O número de visualizações tem crescido a cada dia – nesta terça-feira, o canal já estava perto de alcançar 2.500 inscrições. Antes de começar o projeto, Pedro Henrique chegou a fazer outros vídeos, abordando temas como preconceito e homossexualidade.

As pesquisas sobre os personagens são feitas com a ajuda da mãe, que fica encarregada de fazer um resumo sobre os heróis. O roteiro fica todo por conta do rapaz, estudante do 8° ano do ensino fundamental, que adapta as histórias a uma linguagem voltada para o público jovem.

— Quero que outros jovens negros, assim como eu, se inspirem nesses heróis. É muito legal se inspirar em alguém parecido com você. Fala-se muito sobre heróis europeus, bandeirantes, mas quase nada sobre os negros — conta o rapaz, adiantando outros vídeos que vêm por aí: — Vou contar a história de Luiz Gama, muito pedida pelos seguidores, Francisco José do Nascimento, Cruz e Souza, Besouro de Mangangá e Chico Rei, além de falar sobre heroínas negras brasileiras.

Para Egnalda, que é apaixonada por História, a iniciativa do filho é motivo de orgulho à família.

— A ideia é fantástica. Acho que todos os jovens precisam de referências. Vivemos em uma sociedade em que elas são normalmente europeias, brancas. A importância do canal é, ao contar a trajetória de superação desses heróis negros, inspirar os jovens e mostrar que podem ser o que quiserem. É uma grande oportunidade de mudar a história, tornando-os protagonistas, e não coadjuvantes — defende a turismóloga.

+ sobre o tema

Estudantes da escola pública vão de graça a peça com Lázaro Ramos

A ação integra as atividades do Novembro Negro na...

O samba ainda sofre preconceito, diz pesquisador

Gênero musical não é apenas um reflexo da história...

Mangueira faz samba que serve em cheio pra crise: “Só com a ajuda do santo”

O samba enredo da Mangueira, atual campeã do carnaval...

Convite: O Pensamento Africano no Século XX

Convite lançamento do livro O Pensamento Africano no Século...

para lembrar

Filmes brasileiros esquecidos para pensar racismo e a abolição

Logo no início de “Compasso de espera” (1973), filme...

Atração do Planeta Brasil, Mano Brown diz que o Brasil é refém do medo

Rapper critica a censura e o 'movimento orquestrado' dos...

Biblioteca Municipal receberá escolas para o lançamento do livro Karu nesta tarde

A Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães receberá nesta segunda-feira (16),...

Lançamento da aguardada coleção de roupas De amor e dengo

No dia 05 de julho de 2018, às 20:00,...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

Clipe de Michael Jackson gravado no Brasil supera 1 bilhão de plays no YouTube

"They don't care about us", clipe gravado por Michael Jackson no Brasil, superou 1 bilhão de visualizações no YouTube. O vídeo foi feito em 1995, no...
-+=