Jovens de São Gonçalo se mobilizam para manter uma agenda cultural na cidade

Eles fazem e acontecem em prol da cultura em São Gonçalo. São jovens que batalham pela realização de eventos de música nas ruas e mobilizam debates sobre temas importantes para a população. Etienette Prudencio, Barbara Rodriguez e Rafael Massoto são apenas alguns dos nomes por trás dos esforços para manter uma cena cultural ativa na cidade.

Por Ana Paula Blower e Isabella Santos, do Extra 

— A nossa preocupação é favorecer a permanência das pessoas aqui, para que não se encontrem apenas no Rio ou em Niterói. A proposta é manter um segmento que englobe várias artes e oficinas — diz Barbara, produtora do evento de música itinerante OcupaSound, que acontece todo primeiro domingo do mês.

Com a ajuda de amigos, Etienette organiza palestras para alunos da rede pública de ensino sobre valorização da cultura negra:

— Financeiramente, não há retorno. Faço por uma ideologia. Quando se trabalha o incentivo e o estímulo nos jovens, forma-se adultos mais confiantes.

Já o compositor Rafael direciona sua energia para o Batidas por Minutos, ou BPM, um evento de música, poesia e artes plásticas:

— É uma possibilidade de juntar pessoas daqui com interesses em comum.

Na luta contra o preconceito

Etienette Prudencio, de 39 anos, resolveu que se ninguém fizesse nada pela afirmação e pelo empoderamento negro em São Gonçalo, ela o faria. Criou, há um ano, o Projeto Sociocultural Afrontando, que leva a cultura afro às escolas do município por meio de palestras. Por causa da iniciativa, a gonçalense já participou de debates em universidades como UFF e Uerj.

12923146_1704083939849751_6241311241130332547_n

Uma das ações do Projeto Afrontando Foto: Reprodução Facebook

— Falo sobre racismo e valorização da identidade negra. Debato sobre autoestima e minha vivência, com uma linguagem acessível aos jovens. Eles se enxergam em mim, passam a identificar o preconceito e a entender que não podem tolerá-lo — conta.

Ela também promove oficinas de turbante, maquiagem para pele negra, poesia, música e dança.

14358699_1750969621817523_5682085710047363556_n

Foto: Fotos de reprodução do facebook

Uma ideia na cabeça e a poesia na ponta da língua

Engajado há anos com a manifestação cultural na cidade, Rafael Masoto, de 38 anos, costuma dizer que sua vida mudou por conta do BPM. O evento, que o rapaz organiza em um coletivo artístico, tem participação da plateia na declamação de poesias e nas apresentações musicais.

— Nunca entendi que ter algo só para mim faria sentido. Se eu tenho, quero dividir. E quando escrevo uma poesia, sonho transformar a vida de alguém com isso — filosofa Masoto.

Depois de uma pausa de um ano, o BPM retornará em sua quinta edição.

— Eu tenho respeito a todos os tipos de cultura, e São Gonçalo merece um evento que não subestime a inteligência de ninguém — diz.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=