Jovens negros ainda pagam com a vida o custo da desigualdade racial

 

Constatação foi feita ontem em audiência pública na CDH que avaliou as conquistas da população negra, a exemplo das políticas afirmativas.

Um adolescente negro, de 15 anos, chamou a atenção para a questão da violência contra os jovens negros no país, em manifestação durante audiência pública realizada ontem no Senado.

Kiluanji Graciano Inocêncio contou que, toda vez que sai de casa, os pais sempre lhe indagam se está levando a carteira de identidade.

Ele disse que não dava importância a esse “detalhe”, mas os pais insistiam lembrando que um jovem como ele sem documentos seria alvo mais fácil para policiais acostumados com estereótipos.

Custo a acreditar nas razões que me levam a ter mais chance de ser assassinado que um jovem branco — comentou, durante audiência promovida pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) com o objetivo de comemorar os 25 anos da Fundação Cultural Palmares e os 10 anos da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Estatísticas mais recentes citadas no debate justificam os temores da família de Kiluanji. De acordo com o Mapa da Violência 2013, de cada dez jovens assassinados, oito são negros.

O fato de fazer parte dessa população significa pertencer a um grupo de risco em termos de violência, inclusive de assassinatos resultantes de abordagens policiais.

Kiluanji disse que a violência é uma preocupação que afeta a maioria dos jovens negros do país.

Pessoalmente, ele afirmou que convive com sentimentos “contraditórios”: o entusiasmo com os primeiros efeitos das ações afirmativas no país e o abatimento diante da violência que alcança jovens afrodescendentes.

Disse ainda que chegou a considerar se não seriam as políticas afirmativas o motivo de tanta violência.

Não que eu desconheça o racismo. O que me incomoda é o fato de ele ser tão eficiente — salientou o jovem.

Diante dos fatos, ele afirmou que não resta outra alternativa para os jovens negros senão procurar se fortalecer.

Nesse sentido, conforme avaliou, o apoio nos valores da cultura negra deve servir como fonte de orgulho e de identidade na busca de enfrentamento do “terrível momento”.

Instalação de CPI

Paulo Paim (PT-RS), que propôs a audiência e coordenou as atividades, registrou que a Casa está para instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a violência contra os jovens negros.

O senador comentou que Lídice da Mata (PSB-BA), proponente da CPI, deverá ­escolher que cargo que ocupará na comissão, provavelmente a presidência. Nesse caso, ele será o relator.

Mais adiante, Luiza Bairros, a titular da Seppir, reconheceu progressos ocorridos em decorrência das ações afirmativas e de políticas sociais como o Bolsa Família, que atendem majoritariamente famílias afrodescendentes.

Porém, afirmou que as conquistas ainda estão “sombreadas” por diversos problemas, entre os quais a alta taxa de assassinatos de jovens negros.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse que as ações afirmativas são as mais eficazes na promoção da igualdade racial.

De acordo com ela, agora é preciso lutar para que as ações sejam ampliadas e efetivamente implementadas.

Marta destacou ações culturais que contribuem para o mesmo objetivo, como o Vale Cultura.

Vinculada à pasta da Cultura, a Fundação Palmares deverá iniciar no próximo ano a implantação do Museu do Negro, a ser instalado em Brasília, conforme informou a ministra da Cultura.

Na opinião do presidente da Fundação Palmares, ­Hilton Cobra, a dimensão racial precisa ainda ser mais bem incorporada na definição das políticas culturais.

Ele falou dos “espartilhos legais” e das limitações orçamentárias que impedem uma atuação mais destacada.

 

 

Fonte: A Critica 

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso Marielle

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso...

Grafites de Marielle e Maria da Penha são alvos de ataques de vândalos no Rio

Dois grafites da vereadora Marielle Franco (PSOL) e um...

Justiça absolve policiais acusados de tortura e morte de Amarildo

A 8ª Câmara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro absolveu ontem (13)...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=