Judith Butler: Quem são os eleitores de Trump?

Quem são essas pessoas que votaram em Trump, mas quem somos nós que não vimos o seu poder, que não antecipamos isso tudo, que nem sequer imaginávamos que havias pessoas que seriam capazes de votar num homem com um discurso racista e xenófobo? Artigo de Judith Butler.

Do Esquerda

Há duas perguntas que os eleitores de centro-esquerda nos EUA estão a fazer: quem são essas pessoas que votaram em Trump? E porque é que esse resultado nos apanhou de forma tão desprevenida? A palavra “devastação” é apenas uma primeira forma de expressar o sentimento generalizado que atravessa as pessoas que conheço. Não tínhamos consciência do quão disseminada é a raiva contra as elites, o quão profunda é a raiva de homens brancos contra o feminismo e contra o movimento pelos direitos civis, o quão desmoralizadas muitas pessoas estão à custa da despossessão económica e o quão inebriadas as pessoas estão pelo isolacionismo e com a perspetiva de novos muros e belicosidade nacionalista. Será essa a nova “whitelash” [reacção branca]? Como foi que não previmos a dimensão disto?

Assim como os nossos amigos no Reino Unido depois do Brexit, estamos agora céticos quanto às pesquisas das intenções de voto: quem é inquirido e quem não é? As pessoas dizem a verdade quando são inquiridas? É mesmo verdade que os homens brancos representaram a grande maioria de eleitores e que muitas pessoas de cor ficaram fora? Quem é esse público raivoso e nulificante que preferiria ser governado por um louco do que por uma mulher? Quem é esse público raivoso e niilista que põe as devastações do neoliberalismo e do capitalismo desregulado na conta da candidata do Partido Democrata? Temos que refletir agora sobre populismo (à direita e à esquerda), e sobre misoginia – o quão profundamente enraízada ela realmente está.

Para o bem ou para o mal, Hillary é identificada com a política do establishment. Mas o que não deve ser subestimado é a raiva profundamente enraizada contra a sua figura – em parte resultado de uma rank misogyny e uma repulsa contra Obama, alimentada por um racismo que há muito vem fermentando. Trump libertou uma raiva reprimida contra feministas (representadas como uma polícia censuradora), contra o multiculturalismo (visto como uma ameaça aos privilégios brancos) e contra migrantes (enquadrados como uma ameaça à segurança). A retórica vazia da falsa força triunfou – sinal de um desespero mais profundo do que pensávamos. Mas talvez estejamos mesmo testemunhando uma repulsa contra o primeiro presidente negro ligada a uma raiva diante da possibilidade de se eleger a primeira presidente mulher da história do país, por parte de muitos homens brancos e algumas mulheres. Para um mundo que está cada vez mais erroneamente caracterizado como pós-racial e pós-feminista, estamos agora a ver como a misoginia e o racismo se sobrepõem ao juízo e a um compromisso com objetivos democráticos e inclusivos – são paixões sádicas, ressentidas e destrutivas que conduzem o nosso país.

Quem são essas pessoas que votaram em Trump, mas quem somos nós que não vimos o seu poder, que não antecipamos isso tudo, que nem sequer imaginávamos que havias pessoas que seriam capazes de votar num homem com um discurso racista e xenófobo, com um histórico de ofensas sexuais, de exploração de trabalhadores, de desprezo pela constituição, por migrantes, e defendendo um plano negligente de avanço da militarização? Talvez o isolamento do nosso pensamento de esquerda e liberal nos tenha impedido de compreender a verdade. Ou quem sabe fomos demasiados ingénuos em acreditar na natureza humana. Em que condições é que a raiva libertada e a militarização irresponsável conduzem a um voto maioritário?

É claro, ainda não sabemos qual foi a porção da população que de facto votou. Mas fica a questão de saber como é que uma democracia parlamentar nos deixou um presidente violentamente antidemocrático, e se agora não teremos de nos preparar para ser mais um movimento de resistência do que um partido político. Afinal, num comício recente de Trump, os seus apoiantes desavergonhadamente revelaram o seu ódio exuberante: “Nós odiamos muçulmanos, nós odiamos negros, nós queremos tomar o nosso país de volta”.

+ sobre o tema

‘O racismo editorial ajuda na manutenção das desigualdades no País’

O ato de contar uma história para pequerruchos é,...

Escravidão não é só algema e açoite, diz procuradora do Trabalho

“Inconstitucional”, “um desastre” e “um retrocesso inimaginável”. Essas foram...

O consenso das gentes

Por: Edson Cardoso   Uma empregada doméstica uniformizada...

Como o Reino Unido está promovendo o debate de gênero e sexualidade nas escolas

Ninguém nasce machista, homofóbico, racista ou transfóbico. Aprendemos a...

para lembrar

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem,...

Obama anunciará plano de US$50 bi para ajudar emprego

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack...

Homem tortura e mata filho de namorada por achar que ele era gay

De acordo com o promotor do caso, o garoto...

Discurso de Janet Mock na Women’s March

Outro discurso que me impactou bastante na Women’s March,...

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...
-+=