Kbela + Afrobetizar: O dia de se ver no cinema.

O Rio tem despertado mais uma vez o interesse pela necessidade de representatividade de quem faz acontecer a vida cotidiana da cidade e ainda assim vive à margem da invisibilidade. Posso dizer com propriedade que setembro foi um dos meses mais ativos do ano. Muitos lançamentos, inicio de projetos, renovações e recomeços.

Por Gessica Justino Do Coletivo Oba

Dentre esses tivemos no dia 12 o lançamento do filme Kbela sob direção da Yasmin Thayná no Cinema Odeon.

11895995_729065747203937_523960047953609987_n-300x300

KBELA: uma experiência audiovisual sobre ser mulher e tornar­-se negra.  Fotos  © www.stephmunnier.com

KBELA é um curta-metragem experimental realizado de forma colaborativa por mulheres negras sobre mulheres negras. Seja através do cinema ou através dos cabelos, essas mulheres têm em comum a busca por novas possibilidades para narrar suas histórias em diferentes campos onde machismo e racismo são obstáculos a serem superados.

O processo de produção do filme é baseado nas redes de afeto e da internet ­ o elenco foi convocado nas redes sociais para garantir a diversidade de personagens que também colaboraram com suas histórias pessoais para o curta e uma vaquinha online arrecadou R$ 5.000 para custear parte do orçamento. Yasmin Thayná assina roteiro e direção do filme, uma adaptação livre de seu conto Mc K­bela, publicado na coletânea Flupp Pensa ­ 43 novos autores (Réptil/ Aeroplano, 2012).

IMG_0953 (1)

Fotos  © www.stephmunnier.com

Construída a partir de memórias afetivas, a história narra a relação da autora com seu cabelo, desde as dolorosas sessões de alisamento químico com sua avó, até o reconhecimento de sua ancestralidade nas raízes do cabelo natural, passando por situações limite de opressão e pelo reconhecimento de importantes círculos de acolhimento.

Em 2013, o mesmo conto foi transposto para o teatro em uma cena curta criada especialmente para o primeiro Home Theatre ­ Festival Internacional de Cenas em Casa.

O projeto KBELA é um catalisador de memórias, histórias, forças, ancestralidades e lutas que se expressa através de imagens.

Leia Também 

Afrobetizar a educação no Brasil

Durante os dois dias gravações, uma equipe de mais de 50 pessoas de diferentes regiões do Brasil (e uma atriz de Portugal) esteve mobilizada, metade do time é formado por mulheres negras ­incluindo Maria Clara Araújo, 18, mulher trans negra de Recife, que acaba de entrar para o curso de pedagogia na UFPE.

Dados da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) apontam que nos últimos dez anos, mulheres negras representaram apenas 4,4% do elenco dos principais filmes de longa­metragem nacionais.

A pesquisa também revela que, no mesmo período, as mulheres ocuparam apenas 14% dos cargos de direção e 26% assinaram roteiros, nenhuma delas era negra.

Por tanto, no contexto brasileiro, KBELA é um projeto político feminista e anti­racista no campo das artes pela construção e afirmação de espaços de autorrepresentação das mulheres negras. (FONTE: Yasmin Thayná)

O sucesso de público foi tão grande que o Odeon realizou mais 3 sessões no final de semana seguinte onde no domingo, ultima sessão, estiveram presente as crianças do projeto Afrobetizar (veja aqui matéria ja realizada sobre o projeto).

IMG_0970-300x200

Fotos  © www.stephmunnier.com

O Afrobetizar é um projeto que tem como principal foco a representatividade negra afim de que as crianças se projetem positivamente na sociedade e tem como educadores Vanessa Andrade, Aruanã Garcia e Gessica Justino. Cada vivência afirmativa é como se caíssem dos olhos delas vendas que estavam prometidas a ser eternas. E assim foi no Kbela.

Chegando na Cinelândia (praça que abriga o Cine Odeon), elas se depararam com uma das atrizes, a Dandara Raimundo e logo se impressionaram com sua beleza e obviamente seu cabelo foi a grande atração.

Começava ali um reconhecimento e uma possibilidade de ser belo sendo quem se é. Alguns passos a frente já estavam na porta do cinema e a pergunta foi se éramos irmãs das pessoas que estavam ali (Claro que somos!). Seus olhos brilhavam, especulavam e de verdade conseguimos em segundos concretizar nossa vontade de vê-las se sentindo representadas.

Logo já estavam “em casa”. Cumprimentavam as pessoas, estavam ansiosos para entrar na sala e correram logo para dar um abraço na diretora. Um deles me disse: “Caraca, é a diretora de verdade! Ela tem maior cabelão do estilo! ”

Isso importa!

IMG_0930-300x200

Fotos  © www.stephmunnier.com

Assistiram o filme atentos, olhos marejados. No final levantaram, dançaram e aplaudiram de pé… já no hall do Odeon um deles foi sorteado e ganhou o livro “Os mil cabelos de Ritinha” dos escritores Paloma Monteiro & Daniel Gnattali (https://www.facebook.com/osmilcabelosdeRitinha). Ali mesmo já começou a leitura.

Se divertiram, se emocionaram, descobriram-se , descobriram xs outrxs que também são elxs. Voltaram para casa rimando frases sobre o filme e sobre suas belezas. Voltaram relembrando as pessoas que viram. Lembravam das atrizes, entenderam as cenas, se espalharam porque estavam no que também lhes pertenciam.

IMG_0927-300x200

Fotos  © www.stephmunnier.com

Vivemos num pais onde os problemas sociais são raciais. Onde ainda cabelo crespo é tido como questão negativa. Onde a mídia se sustenta pelo desserviço que é a estereotipização e marginalização das mulheres negras, de negrxs e indígenas.

Onde deixar a auto estima dessa população baixa é uma estratégia que mata. Educar na contramão do sistema é caminhar como formiga que não desiste do seu objetivo por mais árduo que seja caminhar com pernas curtas.

E ter produções como o Kbela é adicionar milhares de elos e dar um salto enorme lá na frente. É manter a esperança de que é possível fazer acontecer, espalhar pontos positivos. É perceber que nossa representatividade é canal para educar o reconhecimento e fortalecimento social e político a partir do lugar que estão para o mundo numa constante crescente.

IMG_0985

Fotos  © www.stephmunnier.com

Agradecemos às crianças que se disponibilizaram a assistir o filme e à equipe do Kbela pela disponibilidade, carinho, atenção e amor doado aos pequenos. Acreditem. A semente está germinando.

afrobetizar1

Vanessa Andrade
Psicóloga, Doutoranda e Coodenadora do Projeto Afrobetizar

Aruanã Garcia
Biólogo, Mestre de biologia pela UFRJ, Educador de Capoeira Angola no Projeto Afrobetizar.

Gessica Justino
Bacharelanda em Dança pela UFRJ, Produtora do Coletivo Obá e Educadora de Danças Populares no Projeto Aforbetizar.

+ sobre o tema

UFABC aprova disciplinas de “Afro-Etnomatemática” em seu currículo de licenciatura

Coletivo Negro Vozes e professores sensíveis ao tema propõem...

Intolerância: Professores da UFBA recebem ameaças de morte por pesquisa sobre gênero

Além dos docentes, uma aluna do mestrado também foi ameaçada...

Doutorando propõe em tese alternativas de resistência à visão eurocêntrica do ensino de Filosofia

Assim que começou a lecionar Filosofia em escolas, Luís...

para lembrar

Raça, gênero e sexualidade na educação popular

Mesa de debate do segundo dia da II Jornada...

Por uma Educação sem Racismo

Por uma Educação sem Racismo.
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=