Kits sobre história e cultura afro-brasileira serão levados para 42 escolas no Amapá

Fundação Palmares vai distribuir 3 mil kits para alunos no ensino fundamental. Iniciativa enfatiza influência africana para a formação da cultura no Brasil.

Por Jéssica Alves, G1

Kit com livro e revista pedagógica será distribuído para 3 mil estudantes no Amapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

Alunos do ensino fundamental de 42 escolas do Amapá serão contemplados com kits educativos sobre a história e cultura afro-brasileira do projeto ‘Conhecendo Nossa História: da África ao Brasil’, promovido pela Fundação Cultural Palmares, em parceria com o Ministério da Educação. A iniciativa busca disseminar o conhecimento sobre a cultura e história do continente africano e da sua influência para a formação da cultura no Brasil.

Segundo a instituição, cerca de 3 mil kits, que contém o livro “O que você sabe sobre a África? Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros” e uma revista temática customizada pedagógica, serão levados para estudantes que cursam do 5º ao 9º ano.

O presidente da fundação, Erivaldo Oliveira, enfatiza que o projeto também colabora para uma maior conscientização por parte dos estudantes sobre a necessidade de respeitar as diferenças, além de propor o combate ao racismo e ao preconceito.

“Precisamos contar a história da África levando isso para as escolas, porque a criança não nasce preconceituosa, mas com o passar do tempo acaba desconhecendo a cultura africana e isso pode acarretar em discriminação. O elemento formador de uma nação é sua cultura e ela tem que ser conhecida e respeitada”, destacou.

O projeto foi lançado na manhã desta sexta-feira (16) em Macapá e contou com uma mesa redonda, e debates com técnicos da Fundação Palmares sobre a cultura africana no Brasil e estratégias para implementação da educação para as relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira. A distribuição dos kits será feita pelo governo do Amapá.

“O lançamento desse projeto é um marco, um avanço na história do povo afro-brasileiro, pois a nossa história vai ser contata a partir dos nossos olhos. Fazendo assim com que possamos olhar mais para nós”, completou o presidente.

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=