Líder de destaque do movimento negro nos EUA oferece apoio a Bernie Sanders

Um dos ativistas mais importantes na luta pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, Ben Jealous, que já foi presidente da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, sigla em inglês), ofereceu formalmente nesta sexta-feira seu apoio ao pré-candidato do Partido Democrata para as eleições presidenciais de novembro no país, o senador Bernie Sanders.

do UOL Notícias

Em uma conferência telefônica com a imprensa, Jealous, que em 2008 se transformou no presidente mais jovem da NAACP, defendeu o pré-candidato socialista e disse que Sanders se encaixa com perfeição na definição de Martin Luther King de “um verdadeiro líder”.

“Bernie Sanders foi um lutador com princípios, coragem e coerência contra os demônios aos quais o doutor King se referia como os gigantes gêmeos do racismo: o militarismo e o materialismo”, disse Jealous.

O ex-presidente da NAACP lembrou que o senador por Vermont foi detido em 1960 quando se manifestava em frente ao Congresso em favor da igualdade racial e destacou que “muito poucos homens brancos eram corajosos assim naquela época”.

O apoio de Jealous é essencial para a campanha de Sanders, que tem especial dificuldade para atrair a simpatia das minorias negra e latina, dois grupos entre os quais o pré-candidato é superado por sua rival, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, por ampla margem.

Além disso, o apoio do líder negro acontece em um momento-chave, já que, após o caucus de Iowa da última segunda-feira e das primárias que acontecerão na terça-feira em New Hampshire, dois Estados de população majoritariamente branca, a corrida pela indicação se transferirá para Nevada e Carolina do Sul, onde as minorias têm muito mais peso.

O apoio de Jealous pode ser especialmente útil a Sanders na Carolina do Sul, um estado com quase 30% de população negra e o mais populoso entre os primeiros quatro estados onde acontecem as prévias eleitorais.

 

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Por conta de impasse, entre o MEC e Secretária da Educação, aluno pode perder vaga na universidade

      Um impasse entre o Ministério da Educação (MEC) e...

Mandela, direitos humanos e a luta contra o racismo

A maior homenagem que o Senado pode prestar...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=