Machismo hereditário: Jovem segue passos do pai e é preso

A prova de que a cultura do machismo hereditário pode ser verificada com a prisão executada pela delegada titular da Delegacia da Mulher de São Bernardo, Ângela de Andrade Ferreira Ballarini, de um rapaz que agredia e ameaçava de morte sua ex-companheira. O pai do rapaz havia sido preso antes pelo mesmo motivo.

por Jefferson Gonçalves no Ondda

O registro do boletim de ocorrência (BO), informa que Mateus Lima de Souza, de 19 anos, batia e ameaçava sua ex-namorada, menor (17 anos), exigindo que voltassem a ter um relacionamento, contudo a garota não o queria mais.

Apesar de fazer crescer a infeliz rotina de violência contra a mulher, o caso da prisão de Mateus se torna mais relevante e passível de reflexão quando mostra o machismo hereditário envolvido. A cultura foi passada de pai para filho, pois a mesma delegada já havia prendido o pedreiro Francisco Antônio de Souza, pelo mesmo tipo de crime há sete anos. Isso mesmo. O pai do rapaz também batia e ameaça a companheira e mãe de Mateus.

E não é só. O exemplo dado por Francisco foi dos piores, ao ser caracterizado como a primeira pessoa a ser presa por não cumprir as medidas protetivas definidas pelo juiz, já válidas pela Lei Maria da Penha. Mateus testemunhou toda essa realidade de agressão e inclusive a prisão do pai, que ocorreu em 7 de agosto de 2009. Na época o rapaz tinha 12 anos de idade.

De acordo com o BO, Mateus também seguiu os passos do pai e tinha agrediu a ex-companheira em varias outras ocasiões. Além de, também, desrespeitar medidas protetivas.

A menor já tinha realizado BO, pedindo também que seu ex-namorado e agressor não se aproximasse dela e de seus familiares (mínimo de 100 metros de distância), o que foi ignorado.

Sim. Repetindo toda a sequência absurda do pai e comprovando que o machismo hereditário deve ser combatido, Mateus ameaçou de morte a garota e toda sua família. A afirmação foi dada aos policiais pela mãe da garota agredida, que não aceitava o namoro dos dois. Ela sabia que o rapaz era violento. “Você vai ver, vou te matar na frente de sua mãe”, contou uma das ameaças que Mateus teria feito.

No momento da prisão, Mateus não havia sido encontrado em no local e a Polícia Militar precisou fazer uma busca pelas redondezas. E, para fazer jus às acusações, quando finalmente foi achado e abordado, o suspeito esboçou reação, empurrando um dos policias ao tentar fugir.

A delegada que executou a prisão de pai e filho, diz-se preocupada com a situação da família, levando em consideração que a violência contra a mulher é uma constante na família. “A mãe do rapaz me disse, enquanto ele estava sendo preso, que deve ter aprendido estas coisas com o pai. Isso é muito triste.”

Mateus prova que a cultura do machismo existe e pode ser herdada. O jovem responde aos crimes de violência doméstica, resistência à prisão e ameaça.

+ sobre o tema

Uruguai: governo diz que número de abortos diminuiu após descriminalização

Segundo o governo, os dados preliminares apontam entre 300...

Nota da CNAIDS ao Ministro Alexandre Padilha

AoExmo. Sr.Alexandre PadilhaMinistro de Estado da Saúde - Ministério...

GO: ex-pastor é preso por estupro e cárcere privado da mulher por 6 anos

Um ex-pastor evangélico de 45 anos foi preso na...

Carta Aberta contra a chamada para a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Vimos manifestar publicamente à sociedade curitibana, assim como ao...

para lembrar

“Um dia vou te matar”: como Roraima se tornou o Estado onde as mulheres mais morrem no Brasil

HRW aponta falha na investigação e arquivamento de denúncias...

Dossiê mulher: maior parte da violência contra a mulher ocorre dentro de casa

Companheiros e ex-companheiros, familiares, amigos, conhecidos ou vizinhos foram...

Erros não, machismo: o caso Laís Andrade

A história é das mais tristes. Uma mulher, Laís Andrade,...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=