Mais de 60% das crianças que trabalham no Brasil são negras

A infância é associada à brincadeira, ao belo e ao inocente. Entre adultos, uma criança sempre arranca sorrisos. Ou quase sempre. Quando são pobres e negras, em situação de trabalho, pedindo entre mesas de restaurantes, no metrô e pelas ruas, a reação pode ser de rejeição ou descaso. Vale a reflexão: por que estamos tratando nossas crianças com tanta indiferença?

POR BRUNA RIBEIRO, do Rede Peteca

De acordo com o estudo Trabalho Infantil e o Trabalho Infantil Doméstico no Brasil, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em 2013, das 3,187 milhões de crianças em situação de trabalho infantil, 1,99 milhão (62,5%) são negras. O estado de Roraima concentra o maior percentual de crianças negras trabalhando, o equivalente a 92,3%.

Os tristes números refletem na vida adulta. Segundo informações do projeto Jovem Negro Vivo, da Anistia Internacional, o Brasil é o país onde se mais mata no mundo. E mais da metade dos homicídios tem como alvo os jovens entre 15 e 29 anos, dos quais 77% são negros.

Trabalho Infantil

Para Dennis de Oliveira, professor da Universidade de São Paulo (USP), é comum a sociedade naturalizar a ideia de a criança negra trabalhar. “Na época colonial, a abolição da escravidão ocorreu de uma forma que chamamos de abolição inacabada”, comenta.

Para o especialista, não há indignação social a respeito de uma criança negra trabalhando, pedindo esmolas ou limpando vidros por ainda existirem os mitos, como “o trabalho educa” e “é melhor do que roubar”. A criança negra, neste contexto, passa a ser olhada como mão de obra e não como cidadã. “Já a criança branca tem a imagem ligada ao brincar”, afirma Oliveira.

Consequências

As consequências de tal realidade são inúmeras. O educador e ativista do movimento negro Douglas Belchior cita algumas delas: “A desumanização atinge a autoestima das crianças, gera introspecção e provoca uma autoimagem negativa de si”.

Estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta: 92,6% de pessoas que estão em condições de escravidão trabalharam na infância. Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em conversa com a Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil, Douglas Belchior e Dennis de Oliveira falaram sobre trabalho infantil, trabalho escravo e racismo. Confira a entrevista completa:

Crianças negras são principais vítimas do trabalho infantil. Como vocês analisam este dado? Por que as crianças negras trabalham mais?

Douglas Belchior: Por causa da herança escravocrata. O Brasil é um país que carrega uma história de quase 400 anos de escravidão. Os valores e a forma como as relações sociais se deram após a abolição, somados à maneira como as políticas e a distribuição das oportunidades ocorreram, fizeram com que a população negra continuasse a ter como principal função servir aos brancos e ricos.

Ou seja, o racismo foi um elemento fundamental na forma de organização da vida do Brasil, mesmo depois do fim da escravidão. Para entender por que a da presença de negros nos espaços de mais insalubridade e menos direitos é maior, é fundamental lembrar que as pessoas escravizadas não tinham o status de ser humano e eram consideradas sem alma.

A vida e o corpo delas jamais tiveram o mesmo valor que os brancos. Por isso as negras e os negros são subjugados e explorados em todos os ramos de atividade no Brasil. A mão de obra da criança negra é baratíssima e as famílias são desestruturadas pela opressão.

Dennis de Oliveira: As crianças negras são oriundas de famílias pobres e o racismo é um dos indicadores de vulnerabilidade social. Boa parte das famílias negras é chefiada por mulheres e têm uma inserção precária no mercado de trabalho. Por causa desta situação, as crianças são forçadas a trabalhar, para ajudar a família. No Brasil, a evasão escolar no Ensino Médio chega a 50%. Deste total, cerca de 75% são negros.

Douglas Belchior (à esq.) e Dennis de Oliveira. Foto: Arquivo pessoal

De acordo com a pesquisa Perfil dos Principais Atores Envolvidos no Trabalho Escravo Rural no Brasil, produzida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), “a escravidão contemporânea no país é precedida pelo trabalho infantil”. O estudo aponta: 92,6% de pessoas que estão em condições de escravidão trabalharam na infância. Considerando que a maior parte das crianças que trabalha é negra, quais são as consequências da escravidão do Brasil colonial na atualidade?

Dennis de Oliveira: Na época colonial, a abolição da escravidão ocorreu de uma forma que chamamos de abolição inacabada. O estado não desenvolveu políticas públicas, os postos de trabalho foram ocupados pelos imigrantes e os escravos foram marginalizados. Houve um branqueamento do trabalho. Esse modelo do século XIX é a chave dos problemas de hoje.

Não notamos indignação social a respeito de uma criança negra trabalhando, pedindo esmolas ou limpando vidros. Ainda existem os mitos que dizem que o trabalho educa e que é melhor do que roubar. Há uma desumanização.

Boa parte das imagens que foram construídas sobre negros é negativa. Nos jornais, aparece o rosto do jovem negro preso. Ele vai ser julgado e pode ser inocentado, mas você cria a ideia de que o negro não é sujeito digno de direitos. A ideia de a criança negra trabalhar é normal, porque sempre associamos essa criança ao crime e ao trabalho. Já a criança branca tem a imagem ligada ao brincar.

Quais são as principais desvantagens que uma criança negra tem para se desenvolver integralmente? Qual é o reflexo desta realidade na vida adulta dos negros?

Douglas Belchior: O racismo é algo extremamente perverso para a formação das crianças. Diferentemente do que se possa pensar, não fere apenas as crianças negras, vítimas da violência, mas também as crianças brancas. As negras, porque o racismo é a desumanização do outro, no limite do conceito. O racismo atinge a autoestima, bloqueia possibilidades de inter-relacionamentos, sociabilidades, gera introspecção, e provoca uma autoimagem negativa de si.

No caso das crianças brancas, isso fortalece a ideia equivocada e irresponsável de superioridade, de mando, de privilégios naturalizados, o que pode torná-la um ser humano opressor. Se ambas as situações não forem tratadas com a atenção necessária, tais valores potencializam opressões, traumas e sofrimentos.

Qual é o caminho para erradicarmos esta desigualdade e garantirmos um futuro diferente?

Douglas Belchior: O Estado tem papel fundamental no enfrentamento ao racismo. Trata-se de aceitar o desafio de incidir na construção de uma nova cultura, algo que não se faz com políticas pontuais e em curto espaço de tempo. É necessário reconhecer a gravidade do problema, algo difícil em um país de democracia racial e da negação sistemática do racismo.

Depois, é preciso promover políticas de reparação histórica a toda população negra. De uma maneira ou de outra, ela ainda convive com os prejuízos das marcas seculares da escravidão e da negação de sua cidadania. É preciso que grandes mídias sejam comprometidas com a formulação de conteúdos com a temática da diversidade racial. É preciso que o país assuma a responsabilidade histórica e distribua a riqueza e as oportunidades.

Dennis de Oliveira: É necessário o compromisso de educação para todos. No Ensino Médio, por exemplo, muitas meninas abandonam a escola porque ficam grávidas. Como você atende essas meninas para que elas continuem estudando? A escola deve ser um espaço de desconstruir os estereótipos sociais. Ninguém nasce racista. Você aprende a ser racista.

Há 14 anos, a Lei 10.639/03 tornou obrigatório o conteúdo de História da África e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Contudo, ela é aplicada em apenas um terço das escolas do Brasil.

Isso é um problema, porque faltam professores capacitados. A escola é um espaço para trabalhar a questão da tolerância, para formar cidadãos e não apenas qualificar mão de obra. É preciso haver compromisso social para acabar com essas chagas, com o trabalho infantil, com a evasão escolar e o racismo. Ou todos se comprometem ou a democracia fica amputada. Não há democracia possível onde se perdem direitos e cidadania.

 

+ sobre o tema

Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital gratuita

Famílias de baixa renda de 439 municípios podem solicitar...

CNDH denuncia trabalho escravo em oficinas de costura em São Paulo

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)...

20 anos do ECA: iniquidades e violência são grandes desafios

O escritório do Fundo das Nações Unidas para a...

Senado aprova fim de revista manual a visitantes em presídios

Projeto da senadora Ana Rita (PT-ES), aprovado na CCJ,...

para lembrar

Obrigado, Feliciano!

por  Eduardo d´Albergaria Há pelo menos 3 décadas, o fundamentalismo religioso...

Prisões de ativistas ferem cláusula pétrea do Estado de Direito, por Marcelo Cerqueira

“Mais respeito à democracia” Um dos grandes defensores das liberdades...

Bagatela conta histórias de mulheres presas por pequenos furtos

No documentário Bagatela de Clara Ramos, são conhecidas as histórias...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=