Mais do mesmo

Parecia que enfim um autor de novela havia decidido colocar em questão certos temas que oprimem secularmente mulheres apaixonadas ou não; que Manoel Carlos iria, por exemplo, ”meter a colher em briga de marido e mulher” e discutir seriamente o fato de que as mulheres, não raro, são vítimas de homens supostamente apaixonados para os quais as feministas endereçam o seguinte slogan: ”Quem ama não mata, não machuca, não maltrata”! Mas não era simples assim. O ”apaixonado” e ciumento Marcos de Manoel Carlos, transformado em sádico, psicopata, resulta numa aberração envolta numa parafernália glamourizada, com direito a trilha sonora com música clássica, champanhe, raquetes de tênis, jóias caras, gestos e esgares histriônicos cujo efeito é o de deslocar o espancador de mulheres para o território da desrazão ou do inumano e, portanto, situá-lo no âmbito da excepcionalidade.

Por Sueli Caneiro

Destitui-se, assim, a violência contra a mulher da trágica banalidade em que está inscrita no cotidiano pela magnitude e impunidade de que se reveste em que o espancamento é um dos degraus para o femicídio também corrente. Espancadores são, em geral, homens comuns, considerados normais e ajustados socialmente que no ”recôndito” do lar afirmam sua autoridade e poder sobre suas mulheres espancando-as. Transformá-los em loucos é, em primeiro lugar, desrespeito com eles e, em segundo lugar, uma abordagem simplista e ao mesmo tempo maliciosa que soa como atenuante a essa violência. Também não resolve matar o personagem como se anuncia por aí. Espancadores não morrem, ao contrário, geralmente matam. Destino que não desejo sequer à personagem Raquel.

Parecia também que Manoel Carlos iria discutir outro fato de nossa tradição cultural: mulheres, empregadas domésticas, submetidas a relações assimétricas de gênero, raça e classe costumam ser vítimas de assédio e abuso sexual. Mas também, nesse caso, não é tão simples assim. No desenrolar da trama ressurge da cozinha da Casa Grande a mucama lasciva destinava a realizar hoje, como ontem, a iniciação sexual de jovens sinhozinhos. Esse é um dos dois grandes estereótipos permanentemente reiterados sobre as mulheres negras no imaginário social e sobretudo no televisivo. O outro é o da empregada doméstica negra retratada como um ser atavicamente imbuído de servilismo e dedicação canina aos seus patrões como o é a empregada de Helena. A personagem é idiotizada ao ponto de em uma cena ela pedir ao pequeno Lucas, o bastardo adotado pelo pai, que lhe ensine a jogar com ele num brinquedo eletrônico para que ela possa entretê-lo melhor. Lucas, aquele menino prodígio, não deixa, é claro, de fazer referência à incapacidade dela para uma atividade tão complexa.
De outro lado, quando se imaginava que a família interétnica da novela, encabeçada por Tell, Luciana e Pérola seria o mote para um debate sobre o racismo presente nas relações familiares, afetivas e sexuais, o que se tem é, novamente, a versão romantizada de nosso paraíso racial e de elogio à miscigenação, um tento alcançado pelo autor graças ao daltonismo com o qual, providencialmente, ele dotou os personagens da novela. Ah! Mas há também, quase me esqueço, a professora negra que superou o racismo intrínseco de seu pai contra os brancos e pôde então abrir-se para uma relação afetiva inter-racial. Racismo, para Manoel Carlos, quando há, é de negro contra branco. Bingo!

Temos a questão do aborto, que poderia ter sido uma oportunidade para que esse debate se ampliasse na sociedade com todas as nuances que o recortam: dos dogmas religiosos à questão do direito das mulheres para decidirem sobre o próprio corpo, passando pelo problema da incapacidade do poder público de assegurar às mulheres o direito ao pleno acesso à diversidade de métodos contraceptivos, principal condição para oferecer alternativas de contracepção para além do aborto, uma prática que apena as próprias mulheres pelo grau de mortalidade e seqüelas que provoca em nosso país.

No entanto, e não gratuitamente, esse tema é tratado na novela por personagens do ”núcleo do mal”: a oportunista filha da empregada e a patroa elitista para quem o pobre filho está sendo ”vítima” do ”golpe da barriga” pelo ”andar de baixo”. A justaposição do tema do aborto às personagens femininas ”do mal” implica sua condenação a priori. A equação é simplória: mulheres más defendem ou praticam o aborto, as do bem são contra. Muito do mesmo!

Talvez o grande sucesso da novela resida nisso, no que ela reitera dos velhos chavões culturais pelos quais estamos tão condicionados que não resta disposição crítica nem imaginação para transformá-los, seja na realidade, seja na ficção. Até porque os que poderiam ousar ressignificar nosso imaginário parecem seguros de que a permanência no mesmo é sempre garantia de Ibope. Basta apenas adicionar à fórmula um pouco de glamour e algum verniz de atualidade.

+ sobre o tema

Camila Moura de Carvalho: Por que o feminismo negro?

“A voz de minha filha recolhe em si a fala e...

O complexo de Princesa Isabel na novela ‘Em Família’ – Por: Jéssica Romero

Não sou tão noveleira assim, mas quando tenho tempo,...

Barrada em debate, Erundina protesta em frente à Band

Manifestantes se concentram em frente à emissora na capital...

para lembrar

Acabou Chorare – Zulu Araujo

Definitivamente os tempos mudaram. A sociedade brasileira avançou, a...

Este País está doente: Por Eugênio Aragão

Este País está doente. Por Eugênio Aragão Do Conversa Afiada Quando se...

Eleições 2018: e nós com isso?

Quem somos nós? Somos lésbicas e o povo LGBT...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

“Avalio de forma positiva a presença de mulheres negras em conferências da ONU”, diz Rafaela Seixas

A diplomata Rafaela Seixas é uma das convidadas de Geledés para o evento 'Estratégias para o Empoderamento Econômico da Mulher Negra', que acontece nesta...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=