A mais linda partida não teve bola e nem times. Apenas o espírito do jogo.

A partida deles todos. De todos nós.

Por Mauro Beting Do Mauro Beting

Final de Sul-Americana. A Bombonera cantando ”Mengoooooooo” em vez de ”Dá-le Boca”. Foi o Atanasio Girardot ao som de ”vamo, vamo, Chape”, na celebração pungente em Medellín. Quando o Atlético Nacional, prefeitura, governo de Antioquia e colombianos abraçaram o mais conhecido clube desconhecido do planeta.

A falta de rivalidade ajudou. Mas a ajuda de fato foi a que o torcedor do clube desde as primeiras horas da tragédia deu a todas as vítimas. Cantando que a Chape é campeã. Apoio que atletas e direção do Atlético Nacional deram de imediato, proclamando o que a Conmebol, mais uma vez, não consegue decidir de pronto. Sempre empurrando com o excesso de barriga e a falta de coração decisões como a punição à morte do torcedor em Oruro, as punições às manifestações racistas, a não-punição aos clubes cujos adversários só conseguem bater escanteios sob a proteção de escudos policiais.

Tocante foi ver o escudo da Chape vestido com o branco da torcida em Medellín, mais fora que dentro do estádio. Com as velas da paz de espírito irmanado com que os colombianos acolheram Chapecó e as vítimas de uma tragédia sem precedente no esporte. De uma celebração única e absurdamente emocionante. Como foram os #90MinutosDeSilêncio na transmissão do Fox Sports. Com placar com os minutos contando como se fosse a partida que os queridos amigos e colegas que partiram não puderam narrar.

”Prepare-se”, falaria o Deva. Mário Sérgio estaria ”gostando do jogo” como popularizou. PJ comentaria algo sarcástico com a classe habitual. Victorino teria perdido a chave do quarto, mas jamais algum detalhe da Chape. Rodrigo estaria sempre focado. Jumelo faria tudo e mais um pouco por tudo e por todos.

E ainda assim nada seria mais emocionante do que foi em Medellín. Para não dizer o espírito da Arena Condá, no culto ecumênico de homenagem aos campeões não só da Sul-Americana. Dos merecedores de todas as homenagens que não só o mundo da bola prestou.

Num mundo em que alguns não prestam, outros não prestam contas, e não poucos se prestam a apenas cornetar, maldizer, espinafrar, injuriar, caluniar ou defecar coliformes orais em nome do Ibope, o que se viu na hora do jogo nunca se viu antes. E torcemos para não ver outra vez.

”Vamo, vamo, Chape”, entoado por milhares de pessoas que não conheciam o clube e a cidade até semana passada é mote para mudar a vida. ”Vamo, vamo, meu chapa”, respeitar a pessoa ao seu lado. ”Vamo, vamo, canibais” da intolerância respeitar quem pensa ou age diferente. ”Vamo, vamo, cartolas” manter vivo e organizado o jogo, mas sem afrontar a inteligência e o respeito aos que perderam. ”Vamo, vamo, atletas” tocar a bola e a vida pra frente, mas sem perder a lembrança de quem partiu. Vamo, vamo de volta pra quem pariu quem não entende a força do futebol em momentos em que nos sentimos tão fracos.

Nenhum chanceler, comitiva e embaixada chancela o que 11 homens chutando e milhões chutando junto consegue. Nada criado pelo homem congrega mais que essa atividade que a talibancada desagrega e despedaça em nome da intolerância da cor única, da falta do pensamento único, da Verdade Suprema que é o sumo, cume e cúmulo da falta de civilidade.

O futebol é a melhor imperfeição criada pelo homem. Metáfora para tudo. Mas nem ele consegue explicar o elo que existe agora entre Chapecó e Colômbia. Os clubes que usarão nas próximas partidas o símbolo da Chape no peito. A Ponte Preta que ficou verde por ela e o Guarani que ficou negro como o Palmeiras que viu o maior rival Corinthians se pintar de verde de Chapecoense.

Mas será que só na tragédia somos solidários? Não podemos ser também mais minimamente respeitosos em outros tratos e trajes? Não é preciso aplaudir o gol rival. Mas é necessário entender que o jogo é o mesmo. As regras iguais. Que alguém precisa perder para a gente ganhar. É preciso saber vencer e também perder. E muitas vezes empatar.

Perdemos um time e muitas vidas na Colômbia. Mas ganhamos dois clubes pelos quais torcer lá e cá. Como escreveu o Twitter do meu Esporte Interativo, o Nacional é o terceiro time de todo brasileiro.

Eu nunca fui tão Verdão. E nunca amei tanto o futebol que me deu em Medellín a mais linda partida que já vi. Sem equipes, sem bola, sem árbitros, nem mesmo as traves que estavam desmontadas como altares.

Apenas o espírito do jogo. Uma partida. A partida deles todos. De todos nós.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

Bresser Pereira lamenta: o Brasil enlouqueceu

Fundador do PSDB, economista e ex-ministro dos governos Sarney...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=