Maré se levanta contra preconceito aos LGBTs

No último 7 de setembro cerca de dez mil pessoas participaram da 3º Parada LGBT da Maré, organizada pelo grupo Conexão G. “A nossa iniciativa se mostra necessária e visa estimular o respeito à orientação sexual de cada um. Precisamos olhar com mais carinho para esse público que vive à margem da sociedade. A população LGBT das favelas precisa ser respeitada e incluída nas pautas governamentais”, afirmou Gilmara Cunha, estudante de psicologia e uma das fundadoras do grupo

O Grupo Conexão G organizou, no dia 7 de setembro, a 3º Parada LGBT da Maré com o tema: “A favela respeita a cidadania da população Lésbica, Gay, Bissexual, Travestis e Transexual (LGBT)”. Dez mil pessoas participaram do evento ,como informa reportagem do Jornal O Cidadão Online.

“A nossa iniciativa se mostra necessária e visa estimular o respeito à orientação sexual de cada um. Precisamos olhar com mais carinho para esse público que vive à margem da sociedade. A população LGBT das favelas precisa ser respeitada e incluída nas pautas governamentais”, afirmou Gilmara Cunha, uma das fundadoras do Conexão G e estudante de psicologia.

 

Por Thaís Cavalcante, para o Jornal O Cidadão Online

Moradores e moradoras da Maré levantam a bandeira arco-íris contra o preconceito

Dia 7 de Setembro, os mareenses festejaram na 3º Parada LGBT da Maré, reivindicando direitos, respeito e igualdade. Este ano o tema foi “A favela respeita a cidadania da população Lésbica, Gay, Bissexual, Travestis e Transexual (LGBT)” e cerca de 10 mil pessoas participaram.A concentração do trio elétrico foi na Praça da Favela Parque União, com muita música: funk, pop, eletrônica, entre outros gêneros e, rapidamente lotou diversas ruas, becos e vielas da Maré.

A festa foi organizada pelo Grupo Conexão G que é formado por jovens LGBT moradores da Maré. O grupo é um mobilizador de moradores e moradoras de favelas do Rio de Janeiro, na busca por cidadania e igualdade de direitos. Poucos dias depois do evento, o Conexão G recebeu uma premiação pelo trabalho diário na luta contra AIDS.

De acordo com Gilmara Cunha, uma das fundadoras do Conexão G, há um descaso perceptível com essa população que é invísivel nas pautas governamentais “A nossa iniciativa se mostra necessária e visa estimular o respeito à orientação sexual de cada um. Precisamos olhar com mais carinho para esse público que vive à margem da sociedade. A população LGBT das favelas precisa ser respeitada e incluída nas pautas governamentais.” Conclui Gilmara, que é estudante de psicologia.

A carreata da diversidade sexual contou com a participação de grupos que promovem saúde. O grupo Saúde Pela Vidda/RJ distribuiu preservativos masculinos e panfletos que informam sobre a violência contra a mulher. O CMS Nova Holanda ficou com o tema DST e HIV, levando muita informação, camisinhas e materiais explicativos. Já a equipe de saúde bucal informou sobre as manifestações de DST e HIV na boca.

Apesar do acompanhamento dos soldados do início ao fim, a festa prosseguiu com apresentações da Bateria do Gato de Bonsucesso, dançarinos e outros shows pelas ruas da Maré. O palco principal foi na Favela Nova Holanda. A Parada Gay no Parque União acontece anualmente em parceria com a CAP 3.1, Luta Pela Paz, Observatório de Favelas, Redes de Desenvolvimento da Maré, FASE e IBASE.

Através da luta contra a homofobia, é importante o apoio da população para tratar todos como cidadãos e cidadãs de direitos. Respeitar a diversidade traz consequências positivas como paz e justiça. E a forma de enfrentar práticas discriminatórias em sua maioria violentas, deve ser tratada de forma pacífica. De acordo com o morador Hugo Gomes de 16 anos, a conscientização é o foco. “ Temos que protestar contra as fobias dentro das favelas, um movimento desses é fundamental para quebrar preconceitos.”

A próxima Parada Gay será dia 28/09 na Vila do João, perto da Passarela 6 da Av Brasil, as 18h. Não perca!

 

FOTOS: Nacho Lemus

 

 

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

Félix, Carrasco e cenas pedagógicas da novela das nove, por Cidinha da Silva

Na primeira cena, Niko, personagem gay, doce, honesto, ético,...

A cada quatro homens gays, três sofrem algum tipo de violência

Será realizada neste domingo (4) a 18ª edição da...

Juiz multa churrascaria por discriminar gays

O juiz Celyrio Adamastor Tenório Accioly multou uma churrascaria,...

Mãe sempre sabe?

Mãe sempre sabe?

para lembrar

Garoto vítima de homofobia se suicida em Vitória; pais culpam escola do filho

No último dia 17 de fevereiro um garoto se...

#JogueComOrgulho: Um mundo sem preconceito – Google Brasil

Esta é a mensagem de alguns entre tantos Googlers...

Assassinato de João Antônio Donati: Polícia investiga suspeita de homofobia em morte de jovem gay em Goiás

Enquanto a criminalização da homofobia virou moeda eleitoral, a...

Relatos selvagens

É inadmissível que a USP tenha tentado abafar estupros...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=