“Maridão e titio machucaram hoje o Zumbi dos Palmares”

zumbi-dos-palmares_reprodução-face

Suspeitos de pichar a estátua se apresentaram na Delegacia na tarde desta terça (21); eles ainda postaram fotos do monumento após o vandalismo no Facebook se “orgulhando” do feito

A um mês do Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), o monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares foi pichado, entre outras marcas, com o símbolo do nazismo na testa da estátua, localizada no centro do Rio de Janeiro. Os dois suspeitos de pichar o monumento se apresentaram na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) na tarde desta terça-feira (21) no Jacarezinho, na zona norte. Eles prestaram depoimento e devem ser liberados, já que não houve flagrante.

As equipes da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) foram acionadas e realizaram o serviço de remoção da pichação no início da tarde desta segunda.

De acordo com matéria do G1, um dos suspeitos e sua suposta namorada postaram fotos da estátua após o vandalismo no Facebook se “orgulhando” do feito e indicando a participação de outra pessoa. A suposta namorada do homem também compartilhou as imagens e marcou a dupla na publicação. “Maridão e titio machucaram hoje o Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade”, disse ela, na postagem.

A estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares já foi vítima de pichação em várias outras ocasiões. Em 2013, câmeras da prefeitura flagraram por pelo menos duas vezes homens escalando o monumento para cometer o crime. Um dos casos aconteceu dois dias antes do feriado de Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

Símbolo da resistência contra a escravidão, Zumbi lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

Fonte: Brasil de Fato

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Racismo: PM coloca o dedo na ferida

Fonte: Diário de Pernambuco - Em pleno carnaval de 2006,...

Referendo na Suíça dá Vitória à Intolerância Religiosa

Fonte: SOS Racismo Porto -   Contra todas as sondagens, a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=