Marinalva Almeida – Atleta Paralímpica: “O Brasil não precisa de Photoshop para representar nossas deficiências.”

Marinalva de Almeida, faz 39 anos ( hoje é seu aniversário), mãe de 03, atleta paralímpica e sobretudo, uma mulher de garra, que luta a cada dia para vencer os obstáculos e inspirar outras pessoas que assim como ela, são deficientes físicas a saírem do anonimato e serem donos de sua própria história. Aos 14 […]

Por VIVIANE DUARTE, do Plano Feminino 

Marinalva de Almeida, faz 39 anos ( hoje é seu aniversário), mãe de 03, atleta paralímpica e sobretudo, uma mulher de garra, que luta a cada dia para vencer os obstáculos e inspirar outras pessoas que assim como ela, são deficientes físicas a saírem do anonimato e serem donos de sua própria história.

Aos 14 anos Mari perdeu sua perna esquerda num acidente de moto – ela conduzia o veículo sozinha. Superou a perda e aprendeu desde cedo a cair e levantar. Passou a frequentar o Centro de Educação Multidisciplinar ao Portador de Deficiência Física (Cemdef) e a aprender com os outros colegas a ter coragem para lutar e fazer acontecer. Ali começou sua história com o esporte. E entre o casamento na adolescência (17 anos), gestação dos 03 filhos, trabalho duro e superações, ela teve o convite para começar a correr – DE MULETAS! Aceitou e retomou com tudo sua vida no esporte. Logo vieram os resultados da dedicação: em 2012 foi a primeira mulher a concluir a São Silvestre de muletas – foram 15 KM em 2h19, entre outras conquistas.

Hoje, Mari é velejadora e treina na Ilha de Guanabara – Niterói – RJ. Local que receberá as provas de vela adaptada da paraolimpíadas.

Uma mulher de garra, que sempre lutou para que as pessoas não a vissem com ar de piedade, mas sim, como igual. Que treina todos os dias com toda a dedicação não apenas com foco na medalha olímpica, mas nas pessoas que poderão se inspirar em sua história e sua luta e vitória.

14114463_10209574894036643_1211193576_o-705x1024

Foto: João Augusto de Oliveira

 

“Sou vaidosa, amo salto, amo o que sou. Gosto da imagem da mulher que me tornei. Esta sou eu. Esta é minha história. Poder ter o direito de protagonizar um momento tão importante como o das Paralímpiadas no Brasil no meu lugar de fala é essencial para que as pessoas enxerguem e aprendem a lidar com a inclusão, diversidade e cidadania. Nossa imagem nos basta.”

Mari se refere à campanha criada pela agência África com os globais Cleo Pires e Paulo Vilhena, que aparecem amputados nas peças, “sentindo na pele” o lugar de fala dos atletas paraolímpicos  e convidando as pessoas a exercerem a empatia junto a eles. Será mesmo que os atletas não chamariam a atenção do público com suas próprias histórias? Tendo seus embaixadores globais endossando e dando protagonismo para eles, ao invés de endossarem mais uma vez a invisibilidade de pessoas tão inspiradoras como a Mari, a Bruna, a Camille e tantas outras atletas paraolímpicas?

14139249_10209574899996792_864877406_o-682x1024

Foto: Amanda Paluzzi

Esta é a resposta da atleta Marinalva de Almeida:

“Nosso país está passando pelas mais variadas crises, financeira, de saúde, política, entre outras. Nosso povo é um povo guerreiro que tem que se superar a cada dia. Nossas mães acordam cedo, deixam seus filhos e vão à luta em ônibus lotados e isso sem falar na violência que nos assombra a cada esquina. Estamos buscando uma vida mais digna e todos sem exceção buscam uma vida melhor. Pessoas negras buscam a Igualdade racial, gays e lésbicas buscam a felicidade e simplesmente o direito de amar aqueles que lhes aprazem. Pessoas com deficiências, como também faz a grande maioria dos brasileiros, acordam cedo, pegam aquele mesmo ônibus lotado e sentem todas as dificuldades de um Brasil sem acessibilidade. Essas mesmas pessoas com deficiência são mães, pais, filhos e cidadãos que buscam realizar seus sonhos e serem protagonistas de sua própria história, como qualquer outra pessoa. O Brasil não precisa de Photoshop para representar nossas deficiências, pois já sabemos que elas estão em toda parte. O que precisamos nesse momento é de coragem para nos reerguermos, assumirmos nossas deficiências e fazermos delas um bom motivo para encarar todas as diversidades. Não somos todos paralímpicos, mas somos todos brasileiros, com necessidades, sonhos, decepções e grandes alegrias. A essência não se difere pelo corpo mas sim pela alma.”

Leia Também:

Negra e com deficiência, rapper Yzalú acusa campanha da Vogue de “black face”

Capacitismo não tem fim. Sanidade editorial, sim

+ sobre o tema

Câmara pretende ouvir Janot sobre equiparação de homofobia a racismo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara...

Não entendemos errado, o que aconteceu com Angelo Assunção foi racismo

A sofisticação do racismo brasileiro está no fato de...

Candomblecista da Vila Autódromo Descreve o Terror do Processo de Remoção

Moradora removida da Vila Autódromo, Heloisa Helena Costa Berto,...

para lembrar

Qual será o motivo da perseguição do Candomblé no Brasil?

Os tambores ouvem-se à medida que a poesia "Vozes...

Repórter da Globo relata ataque de xenofobia contra o filho

Correspondente da Globo e da GloboNews em Nova York,...

Quem são as 4 jovens congressistas que Trump atacou com mensagens consideradas racistas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou uma...

Juiz condena réu por injúria racial contra professora da filha

O juiz Carlos Eduardo Lora Franco, da 3ª Vara Criminal...
spot_imgspot_img

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...

Intolerância religiosa: Bahia tem casos emblemáticos, ausência de dados específicos e subnotificação

Domingo, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Nesta data, no ano 2000, morria a Iyalorixá baiana Gildásia dos...
-+=