Mas, afinal, alguém ainda esperava que o Grammy fosse da Beyoncé?

O Grammy Awards tem o mesmo problema que diversas premiações americanas têm. A maioria dos indicados são brancos, a maioria dos ganhadores são brancos e a maioria dos votantes para as premiações são brancos.

Se no ano passado o Oscar foi denunciado pelos usuários do Twitter com a hashtag #OscarSoWhite (O Oscar é Muito Branco), neste ano, o Grammy Awards foi acusado por toda a internet de racismo por ignorar o álbum ANTI da Rihanna e dar apenas dois prêmios para Lemonade, de Beyoncé.

A maior premiação da música usou e abusou da imagem das duas cantoras como chamariz de audiência mas, na hora de retribuir com prêmios, deixou a desejar. O Grammy, pela primeira vez, inverteu uma categoria que era televisionada com uma categoria técnica, para não cometer a gafe de deixar Beyoncé sem receber algum prêmio durante o evento: a categoria “Best Urban Contemporary Album” foi trocada de lugar com a categoria “Best Vocal Pop Album”. Assim, a cantora ganharia alguma coisa no live show e não sairia de mãos vazias.

O discurso de Beyoncé quando ganhou o gramofone de “Best Urban Contemporary Album” também nos deu certeza de que o prêmio não iria para ela. Ela fez um discurso digno de álbum do ano. Ela possivelmente sabia que não levaria este prêmio. O site Lainey Gossip fala que ela provavelmente descobriu isso durante as negociações de sua performance.

O Grammy tem um histórico racista muito forte. Em 2015 a revista Rolling Stone escreveu um artigo intitulado “O Grammy tem algum problema com raça?“, onde expôs as indicações de Iggy Azealia para as categorias de “Best New Artist e Record Of The Year” e não indicou nenhum artista negro para tais categorias. Inclusive, a maioria das indicações destas categorias são de artistas brancos.

Dos 59 anos de premiação, artistas negros levaram o gramofone de Melhor Álbum do Ano apenas 12 vezes. A última mulher negra a levar o prêmio foi Lauryn Hill, em 1999, por The Miseducation of Lauryn Hill. Dos 22 prêmios que Beyoncé ganhou, 18 são em categorias de R&B e de “música urbana”. Muitas pessoas acusam o Grammy de usar estas categorias como “prêmio de consolação” para os artistas negros, já que eles nunca ganham ou concorrem nas categorias principais. Além disso, a academia tem esnobado álbuns de artistas negros (que tiveram a melhores notas entre os críticos musicais) há bastante tempo: em 2013, quando Frank Ocean perdeu para Mumford and Sons, em 2014 Daft Punk ganhou de Kendrick Lamar, em 2015 Beck ganhou de Beyoncé, em 2016 Taylor ganhou de Kendrick Lamar e em 2017 Adele ganhou de Beyoncé. O problema, aqui, não é ganhar ou perder: o álbum perdedor sempre tem melhores avaliações ou maior impacto, mas foi feito por um artista negro.

Foto: Reprodução/Café Radioativo

E claro, não estou querendo tirar o mérito de Adele por ter ganhado os prêmios que ela ganhou. Afinal, é incontestável que Adele é incrível e que seu álbum 25 mereceu os prêmios que ganhou. A crítica aqui é outra. Lemonade realmente fez alguma coisa pela vida das pessoas, realmente ajudou muitos a encontrar e se encontrar como seres humanos. Trouxe a questão tão séria e complexa da solidão da mulher negra para a mídia mainstream. E mesmo assim, não ganhou mais do que dois gramofones. Afinal, alguém ainda achava que o Grammy, com este histórico de boicote aos artistas negros, realmente seria da Beyoncé?

O que nos consola é saber que a limonada está guardada e jamais azedará, se depender de nós.

+ sobre o tema

Whitney: Documentário abre a caixa de Pandora de uma das cantoras mais emblemáticas

Publicamente, todas as fases da emblemática cantora Whitney Houston foram vividas diante...

Humorista Jordan Peele ganha milhões fazendo filme de terror com protagonistas negros

Jordan Peele, o responsável por “Nós”, filme de terror...

Simonal: Fabrício Boliveira vive a fama e as dificuldades do cantor em primeiro trailer

A cinebiografia do músico chega aos cinemas em agosto. Por Amanda...

para lembrar

Karol Conka fala sobre feminismo e racismo: ‘Preconceito machuca’

Rapper chegou a passar água sanitária nas mãos para...

Preso no Rio assassinos da cantora do grupo Kaoma

Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nessa quinta-feira (19),...

Luiz Melodia era um tropicalista dos morros

"Como assim, o rapaz é negro, desce do morro...

O ritmo e a ancestralidade afros de Melvin Santhana em “Abre Alas”

Primeiro álbum solo do multiartista independente mistura sonoridade e...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...

Beyoncé anuncia ‘Act 2’, do Renaissance, e lança duas músicas; ouça

Beyoncé anunciou, durante o Super Bowl, o "Act 2", do álbum "Renaissance". O lançamento será no dia 29 de março. Em vídeo nas redes sociais,...
-+=