Medalha Theodosina Ribeiro – Conheças as homenageadas 2015

Reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade. Este é o objetivo da Medalha Theodosina Ribeiro, que foi concedida a 15 mulheres durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa no dia 19 de junho.

Do Ceert 

Iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB), a Medalha foi instituída neste ano, após a aprovação de um Projeto de Resolução de sua autoria. Ao ser instituída sob a forma de Resolução, a entrega da Medalha passou a ter caráter permanente e a integrar o calendário anual da Assembleia Legislativa. Neste ano, a iniciativa contou ainda com o apoio das deputadas Maria Lúcia Amary (PSDB) e Ana do Carmo (PT).

A diversidade é uma marca do time de homenageadas que atuam nos mais diversos segmentos da sociedade. Neste ano, entre as homenageadas estão Fofão, campeã olímpica de vôlei, Angélica de Maria Mello de Almeida, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Sueli Carneiro, fundadora e diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Cida Bento, diretora e fundadora do CEERT, a rapper Preta Rara e a deputada federal Luciana Santos, Presidente Nacional do PCdoB.

“Essa Medalha fortalece a discussão sobre as minorias e os segmentos excluídos de nossa sociedade. Além disso, é uma homenagem mais do que merecida à Dra. Theodosina Ribeiro, que é um exemplo e uma inspiração para nós, mulheres negras, por toda a luta que ela representa. Ser a primeira mulher negra eleita deputada no estado de São Paulo é sinônimo de força e garra que a história não pode esquecer”, afirma a deputada Leci Brandão.

Dra. Theodosina Ribeiro

theodosinap

Nascida em 29 de maio de 1930, na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas. Formada em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes, e advogada, pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, Dra. Theodosina se tornou uma referência e estímulo para negras e negros. Depois dela, outras mulheres negras se engajaram na vida pública.

Homenageadas

Maria Eulina Hilsenbeck – Fundadora do Clube de Mães do Brasil. Organização Não Governamental que acolhe, educa, profissionaliza e encaminha centenas de moradores em situação de rua e dependentes químicos a uma vida mais saudável e digna.

marina

Maria Aparecida da Silva Bento – Coordenadora Executiva do CEERT (Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdades); doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, coordenadora do “Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero”, coordenadora do Projeto “Conteúdos, Materiais, Ensino à Distância e Formação de Rede em prol da Diversidade na Educação Infantil”.

cida

Ana Lucia Vilar Mamedi Kedi– Presidente da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas.

ana

Sueli Carneiro – Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra.

sueli

Angélica de Maria Mello de Almeida – Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Estado de São Paulo (Comesp)

angelica

 

Alessandra Ribeiro Martins – Presidente da Associação do Jongo Dito Ribeiro, de Campinas –SP.

jongoad

Joyce da Silva Fernandes – Cantora e professora. Conhecida como Preta Rara, iniciou sua carreira no rap em 2006, no extinto grupo de rap feminino Tarja-Preta.

preta

Maria Angela Teodoro – Auxiliar de Enfermagem da Casa de David, instituição sem fins lucrativos, que abriga e cuida de pessoas com deficiência intelectual, física e com autismo.

mariaangela

Juliana Helena Delfino –Presidente da Casa de Cultura Raízes e da Escola de Samba Raízes, coordenadora Geral do Projeto de Contraturno Escolar “Saberes Educativos em Rede” e liderança do movimento negro e de gênero.

juliana

Rosmary Correa – Delegada Rose – Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina.

rosemary

Hélia de Souza Pinto – Fofão – Campeã olímpica em 2008 nos jogos de Pequim pela Seleção Brasileira de Vôlei.

fofao

Mari Laila Tanios Maalouli – Vereadora de Peruíbe e advogada.

vereadora1

Luciana Barbosa de Oliveira Santos – Deputada Federal e Presidente Nacional do PCdoB

lucianapscob

Ornela Maria Aleixo – Pastoral da Mulher da Brasilândia.

Stephanie Ribeiro – Estudante de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e integrante do coletivo de escritoras Blogueiras Negras.

stefanie

+ sobre o tema

Esporte: lugar de quem?

Em primeiro lugar, acredito que faz-se necessária uma apresentação...

As mães das propagandas de margarina são felizes?

Só há dois requisitos básicos para dominar toda a...

Qual o melhor lugar para ser mulher no mundo?

Um estudo anual divulgado nesta sexta-feira pelo Fórum Econômico...

para lembrar

Alice Portugal: Leci Brandão é um exemplo para as brasileiras

Em discurso durante a sessão especial A Mulher e...

Deputada Leci Brandão – Fechar Escolas Prejudica as Famílias

Deputada Leci critica a forma como o governo do...

‘Encontro de Mulheres na Roda de Samba’ homenageia Leci Brandão em SP

São Paulo recebe a segunda edição do “Encontro Nacional...

PRE-SP pede retirada de xingamentos a Leci Brandão no Facebook

Procurador eleitoral auxiliar aponta, em parecer, gravidade e caráter...
spot_imgspot_img

Leci Brandão sai em defesa da Vai-Vai: ‘Nenhuma instituição está acima da crítica’

'A crítica social é necessária na medida em que ela força as instituições a se autoavaliarem e melhorarem', disse a parlamentar A deputada estadual Leci...

Leci Brandão recebe alta após ser internada para tratar problema vascular

A cantora Leci Brandão, 79, recebeu alta nesta sexta-feira (26) do Hospital Samaritano, onde estava internada desde o dia 15 deste mês. Segundo a assessoria da...

Leci Brandão: ‘Nada do que conquistei me faz ser uma mulher deslumbrada’

Leci Brandão sempre teve um lado: defender as minorias é algo intuitivo na sua vida. "A minha inspiração é toda calcada na minha observação enquanto...
-+=