A mezzo soprano Josy Santos, é uma das artistas do 4º festival Música em Trancoso

A mezzo soprano Josy Santos, uma das grandes artistas do 4º festival Música em Trancoso. Criada na cidade litorânea paulista de Caraguatatuba, a baiana Josy Santos, de 26 anos – que em 2012 foi bolsista do Mozarteum Brasileiro em Frankfurt (Alemanha) – é hoje considerada uma das grandes revelações do canto lírico como mezzo soprano.  Em estreia no festival Música em Trancoso em 2014, destacou-se entre as atrações na terceira edição do evento, no qual também ministrou uma masterclass de canto para músicos em formação.

do Baobá Comunicações via Guest Post  para o Portal Geledés

RTEmagicC_josy

Para este ano, a mezzo soprano volta a se apresentar no grandioso festival de oito dias organizado pelo Mozarteum Brasileiro, no Teatro L’Occitane – Trancoso. O 4º festival Música em Trancoso ocorrerá de 7 a 14 de março de 2015 e, no segundo dia da programação, a noite Tango Meets Samba brindará o público com um encontro de duas linguagens musicais distintas. O programa será executado pela Orquestra Experimental de Repertório sob a regência de seu maestro titular Carlos Moreno, contando com a participação de músicos argentinos, das cantoras Josy Santos(mezzo soprano) e Fabiana Cozza (sambista), que interpretarão um vasto repertório com peças de Astor Piazzolla, Carlos Gardel, Ari Barroso, Dorival Caymmi e Dona Ivone Lara, por exemplo. Além disso, os músicos e as cantoras dividirão o palco com dançarinos de tango argentinos e sambistas brasileiros.

Para o encerramento do festival, fãs de ópera serão contemplados com as apresentações das mezzo sopranos Vesselina KasarovaJosy Santos e do tenor Enrique Folger, que interpretarão obras dos repertórios italiano, francês e brasileiro acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto sob a regência de Roberto Minczuk.

Conheça outras cantoras líricas no Portal Geledés


Em anexo, segue também a programação geral do festival e o CV da mezzo soprano com mais detalhes de sua formação artística.

 

Para mais informações, entrevista com Josy Santos e/ou outros artistas e organizadores do festival, favor solicitar.

CANTORES ERUDITOS, SINFÔNICAS E SOLISTAS ACLAMADOS INTERNACIONALMENTE SOBEM AO PALCO DURANTE OS OITO DIAS DO 4º FESTIVAL MÚSICA EM TRANCOSO PARA APRESENTAÇÕES QUE TAMBÉM TERÃO SAMBA, TANGO E BOSSA NOVA MESCLADOS A INUSITADOS ARRANJOS CLÁSSICOS 

Com programação variada e extensa, evento promove uma experiência
musical única na cidade, além de oferecer projetos educativos
com atividades voltadas para a comunidade local 

trancoso


Presenças confirmadas em 2015, no sentido horário: Paulinho da Viola,
Joe Locke, Vesselina Kasarova e Roberto Minczuk

A caminho da quarta edição, o festival Música em Trancoso (www.musicaemtrancoso.org.br) já é considerado um evento de música erudita de grande porte. Marcado para 7 a 14 de março de 2015 e com público diário estimado superior a 1.000 espectadores vindos de dentro e fora do País, seu sucesso crescente deve-se à seleção apurada da programação, que surge cada vez mais lapidada e diversificada, e também ao desenvolvimento social e econômico gerado durante os oito dias do evento.

Em 2015, o palco do Teatro L’Occitane – Trancoso receberá artistas de relevância internacional e nacional não só do erudito como também da música popular. Entre os cerca de 40 solistas, maestros e dançarinos convidados, no line-up é possível destacar a presença de duas orquestras com 180 músicos (Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Experimental de Repertório – OER), da mezzo soprano búlgara Vesselina Kasarova, do vibrafonista californiano Joe Locke, dos maestros Roberto Minczuk (titular da Orquestra Sinfônica Brasileira), Carlos Moreno e o francês Benoît Fromanger, o tenor argentino Enrique Folger, o violinista da Filarmônica de Berlin, Rüdiger Liebermann, o Quinteto Celibidache – liderado por Lorenz Nasturica-Herschowici, o pianista Maciej Pikulski, o músico Cesar Camargo Mariano e os sambistas Paulinho da Viola eFabiana Cozza.

“Queremos manter uma programação leve, mas sempre bem feita, tendo o erudito como foco principal e inovando no mix de movimentos musicais que estão na programação”, diz a diretora artística do festival Música em Trancoso, Sabine Lovatelli,
O espetáculo de abertura já dá sinais de que a alternância entre música clássica e cultura popular é possível e pode ser extremamente bem executada e tem espaço cativo durante esta edição do festival. Batizado de From America to France, a Orquestra Experimental de Repertório (OER), sob a batuta do regente titular da Orquestra Sinfônica de Bucareste, Benoît Fromanger, brindará o público com clássicos  do repertório internacional, interpretando obras consagradas de Gershwin, Bernstein, Milhaud, Ravel e Saint Säens.
No segundo dia, Tango Meets Samba brindará o público com um encontro de duas linguagens musicais distintas. O programa será executado pela Orquestra Experimental de Repertório sob a regência de seu maestro titular Carlos Moreno, contando com a participação de músicos argentinos, das cantoras Josy Santos (mezzo soprano) e Fabiana Cozza (sambista), que interpretarão um vasto repertório com peças de Astor Piazzolla, Carlos Gardel, Ari Barroso, Dorival Caymmi e Dona Ivone Lara, por exemplo. Além disso, os músicos e as cantoras dividirão o palco com dançarinos de tango argentinos e sambistas brasileiros.

 

Outro destaque da programação é a noite Bossa Novacomandada por Cesar Camargo Mariano, presença constante em todas as edições do evento. Durante a apresentação, o artista dividirá a cena com Paulinho da Viola e com o renomado vibrafonista Joe Locke.

Para o encerramento do festival, fãs de ópera serão contemplados com as apresentações das mezzo sopranos Vesselina Kasarova, Josy Santos e do tenor Enrique Folger, que interpretarão obras dos repertórios italiano, francês e brasileiro acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto sob a regência de Roberto Minczuk.

Paralelamente às atrações principais serão desenvolvidas as atividades socioculturais do 4º festival Música em Trancoso, que promovem uma verdadeira imersão dos jovens no universo musical. Os organizadores do evento levarão 600 alunos, durante os oito dias, de cinco escolas da região, para assistir aos eventos gratuitamente. Para despertar o interesse e o talento, estudantes de música poderão participar de masterclasses diárias, ministradas pelos solistas participantes do festival durante toda a semana. A programação ainda se estenderá além do Teatro L’Occitane – Trancoso (onde acontecem os concertos principais), com duas apresentações gratuitas ao ar livre na Praça do Bosque (confira em anexo todas as atrações do 4º festival Música em Trancoso).

 


4° festival Música em Trancoso 2015
Data: 7 a 14 de março de 2015
Início dos concertos: 18h30
Local: Teatro L’Occitane – Trancoso
Endereço: Complexo Terravista – Estrada Municipal de Trancoso, km 19 – Portaria Aeroporto Terravista – Trancoso, BA
Duração das apresentações: 1h30
Ingresso: R$ 100,00 (por noite)
As entradas podem ser reservados com antecedência via Ingresso Rápido.

Mais informações e programação completa*: http://musicaemtrancoso.org.br

*Sujeita à alteração.     

SOBRE O FESTIVAL MÚSICA EM TRANCOSO 

O festival Música em Trancoso (www.musicaemtrancoso.org.br) surgiu em 2012 como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Bittencourt e François Valentiny desejavam realizar um evento que reunisse jovens músicos e profissionais consagrados e que, ao mesmo tempo, colaborasse para promover as belezas naturais da região, além de estimular seu desenvolvimento econômico. Com direção artística e administrativa do Mozarteum Brasileiro, o festival já atraiu mais de 25.000 espectadores. Em concertos que unem o erudito e o popular, o palco do Teatro L’Occitane – Trancoso já recebeu 300 músicos reconhecidos internacionalmente, do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. Entre os nomes consagrados que já se apresentaram no festival estão o duo de pianistas Katia e MarielleLabèque, a diva do jazz Jane Monheit, a Banda Mantiqueira, a soprano Julia Thornton, a cantora Leny Andrade, o pianista David Gazarov, o violoncelista Leonard Elschenbroich, o flautista Benoît Fromanger e, em todas as edições, o músico Cesar Camargo Mariano, além da jovem mezzo soprano brasileira, Josy Santos. O festival Música em Trancoso mantém quatro atividades interligadas, que acontecem durante todo o evento: espetáculos e masterclasses no Teatro L’Occitane – Trancoso (obra do arquiteto François Valentiny), aulas de iniciação musical nas escolas públicas da cidade e concerto educativo ao ar livre. Com duas plateias (uma coberta e outra ao ar livre, com mais de 1.000 lugares cada), o anfiteatro irá também abrigar variadas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num centro permanente de produção e disseminação cultural. Seu anexo, o Facilities, é dotado de oito salas com tratamento acústico e térmico e um espaço para realizar eventos com bar.


O 4º festival Música em Trancoso tem realização de:


Mantenedores

L’Occitane en Provence

Patrocinadores 2015

Itaú-BBA
BNDES
Chenue do Brasil
Mondelli

Produtor 

Mozarteum Brasileiro


Parceiro

Valentiny HVP Architects
Agência Oficial:

Morena Turismo
Apoio Institucional

Lei de Incentivo a Cultura – Rouanet
Ministério da Cultura

 

+ sobre o tema

Telas e telas de reflexão

A fartura atual, nos Estados Unidos, de produções audiovisuais...

Primeiro Prémio Eduardo Costley-White para moçambicano Lucílio Manjate

Rabhia, a obra preferida do júri presidido por Mia...

Revista Pode Crê! Memória institucional

Revista Pode Crê! Memória institucional Esta revista foi pensada inicialmente...

As cores da minha alma: Nina Simone

“Eu podia cantar para ajudar meu povo e isso...

para lembrar

Maria d’Apparecida cantora lírica brasileira ganha biografia

A história de Maria d’Apparecida tinha tudo para se...

Coletivo Manifesto Crespo promove oficinas em comunidades e organizações femininas negras e indigenas

Primeira ação acontece no Quilombo da Caçandoca, em Ubatuba,...

Um governo que quer acabar com o crack, mas não tem moral pra vetar comercial de cerveja

Um jovem morre após ingerir demasiadas doses de álcool,...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Em 2022, apoiem escritores negros… mas apoiem de verdade!

Antes mesmo de me lançar oficialmente como escritora, eu já consumia e divulgava o trabalho de autoras e autores negros. Hoje em dia, com...

Arrimo

Arrimo. Repete essa palavra, experimenta as silabas saindo uma a uma da sua boca (AR-RIMO). Sente a sonoridade. ARRIMO, que palavra esquisita é essa...
-+=