Michaëlle Jean, nova secretária-geral da Francofonia

A OIF, Organização Internacional da Francofonia, passa a ter à sua frente, como secretária-geral, uma mulher, Michaëlle Jean, jornalista e antiga governadora geral do Canadá, eleita na cimeira de Dacar.

 Por Cândido Camará no RFI

Terminou este domingo, 30 de novembro, na capital senegalesa, Dacar, a décima quinta cimeira da Organização Internacional da Francofonia, que fica marcada pela designação de Michaëlle Jean, para o cargo de secretária-geral, da OIF, substituindo assim, após intensas negociações, a Abdou Diouf, antigo Presidente do Senegal.

Michaëlle Jean, era um dos cinco candidatos na corrida para suceder a Abdou Diouf,que esteve à frente da OIF, durante 12 anos. Os outros candidatos, eram Pierre Buyoya, ex-Presidente do Burundi, Henri Lopes, escritor e diplomata congolês, Jean-Claude de l’Estrac, antigo primeiro-ministro e Agustin Nze Nfumu, antigo ministro da Guiné Equatorial.

No seu discurso na qualidade de nova secretária-geral da OIF, Michaëlle Jean, afirmou que vai apostar numa “Francofonia económica, uma nova pertinência, com o fito de reduzir o fosso que há entre os países pobres e ricos da organização.”

De  57 ans, nascida no Porto-o-Príncipe, no Haiti, Michaëlle Jean foi Governadora-geral do Canadá de 2005 a 2010. A sua família fugiu à ditadura de François Duvalier e refugiou-se em Quebeque, no Canadá, quando tinha 11 anos.

No Canadá, Michaëlle Jean, foi professora de italiano na Universidade de Montreal e mais tarde jornalista na televisão da Rádio Canadá.

Michaëlle Jean, vai, pois, a partir de janeiro de 2015, dirigir a Organização Internacional da Francofonia, que conta com 77 membros entre  observadores e de pleno direito, como são os casos do Canadá, França ou os afro-lusófonos, Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau.

Participando nesta cimeira de Dacar, o secretário de estado da Guiné Bissau, Tomás Gomes Barrosa, declarou:

“A Francofonia é um acto cultural, um acto de junção dos povos, rumo ao desenvolvimento. Todos nós, temos a responsabilidade de mudar a nossa mente, para melhor podermos ajudar a nossa comunidade”.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Michaëlle Jean

Michaëlle Jean, condecorada com a Ordem do Canadá, Ordem...

Michaëlle Jean

Michaëlle Jean, condecorada com a Ordem do Canadá, Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito das Forças Policiais, Ordem das Forças Canadenses, Real Colégio...
-+=