Michelle Obama e Beyoncé: amigas e feministas?

 

As declarações públicas e as escolhas feitas por ambas representam uma linha específica de pensar sobre as mulheres, o trabalho e a família.

WASHINGTON – Michelle Obama e Beyoncé Knowles são mulheres poderosas casadas com homens poderosos. São amigas. Suas famílias convivem. Elas trocam elogios publicamente e apoiam os respectivos projetos.

Poucos ficariam surpresos por Beyoncé estar em Washington para o 50º aniversário da primeira-dama este mês. (O marido de Beyoncé, Jay-Z, toca na cidade em 16 de janeiro, véspera do aniversário.) Com o desenvolvimento da amizade, estas duas mulheres têm sido – conscientemente ou não – nomes do feminismo do século 21.

– Elas são mulheres incrivelmente competentes que não têm apenas carreiras em flor, mas casamentos e filhos em flor. Essa é uma mensagem feminista muito inspiradora – diz Anna Holmes, escritora baseada em Nova York e fundadora do site Jezebel – Não é artificial, mas, por padrão, aparece como muito revolucionário.

É complicado, claro. Mas, em conjunto, as declarações públicas e as escolhas feitas por Michelle Obama e Beyoncé representam uma linha feminista específica de pensar sobre as mulheres, o trabalho e a família que, para estudantes do feminismo, poderia muito bem ser chamada de “Beyoncismo”.

A mais recente contribuição da estrela pop global para seu gênro de feminismo veio no mês passado, com o lançamento surpresa de um álbum visual autointitulado com a canção “*** Flawless” (Infalível). Ela traz trechos de uma palestra da escritora nigeriana Ngozi Adichie Chimamanda chamada “Todos nós devemos ser feministas”. Na versão em vídeo da canção, Beyoncé ergue o punho enquanto Adichie define uma feminista como alguém que “acredita na igualdade social, política e econômica dos sexos.”

Michelle Obama, que não se declarou uma feminista de forma ostensiva, tem usado sua plataforma para discutir questões semelhantes. Em uma recepção na Casa Branca para o Dia Internacional da Mulher em 2011, a primeira-dama falou sobre a importância da igualdade salarial, celebrou mulheres que romperam barreiras e citou a escritora Alice Walker: “Então, nossas mães e avós têm mais frequentemente, de forma anônima, transmitido a centelha criativa, a semente da flor que elas próprias nunca esperavam ver”.

Para Mark Anthony Neal, professor de cultura popular negra na Universidade de Duke, o exemplo dado pelas duas – aos olhos do público, construindo o sucesso como parecem querer – é inédito.

– Do ponto de vista da América negra, seria difícil pensar em outra época em que tivemos dois exemplos do que significa ser uma mulher negra bem-sucedida em seus próprios termos.

Enquanto negociam as questões em torno das mulheres e do poder na cena pública, a primeira-dama e a popstar têm atraído críticas por como eles se mostram e sua escolha por cuidar da família em detrimento da carreira. Michelle Obama, que estudou em Princeton e Harvard, se intitulou “mãe-em-chefe”. Beyoncé batizou sua turnê de “The Mrs. Carter Show World Tour”, em uma homenagem ao marido. A cantora também foi critica por pensadoras feministas por não economizar na hora de mostrar sua sexualidade.

Essa crítica leva às perguntas: Pode uma estrela do pop ser feminista se ela gira sobre um carro em um clipe? Pode uma primeira-dama ser feminista se ela cuida de um jardim e fala pouco sobre sua formação em Direito?

As conversas em curso sobre a primeira-dama e Beyoncé fazem parte de um renascimento robusto de discussão sobre o feminismo nos últimos anos. O novo disco de Beyoncé gerou dezenas de ensaios dissecando sua música e seu feminismo. Um artigo controverso na “Politico Magazine” chamando Michelle Obama de “pesadelo feminista” foi um dos mais lidos da revista de 2013.

– Estou tocada com as pessoas que querem falar sobre o feminismo e as vidas das mulheres – diz Holmes. – Mas há momentos em que essas discussões se transformam em um teste de pureza que não é particularmente útil.

Stephanie Coontz, que escreve sobre o feminismo e história familiar, vê as duas mulheres fornecendo acomodação “para o fato de que ainda estamos presas a certos tipos de escolhas e comportamentos limitados.” As pessoas não prestam atenção suficiente aos constrangimentos que levam as mulheres a escolher ações ou identidades particulares, diz Coontz, que leciona na Evergreen State College, em Olympia, Washington.

– O que pode ser uma escolha que pode empoderar individualmente uma mulher ainda pode perpetuar um conjunto de opções limitadas para as mulheres; que você pode ser uma mulher de carreira forte ou uma mulher profissional; ou puritana, ou objeto sexual – diz ela.

Beyoncé pareceu responder indiretamente a tais críticas em suas letras, professando a posse sobre sua carreira e sua vida familiar. “Levei algum tempo para viver a minha vida. Mas não ache que eu sou apenas sua esposinha”, ela canta em “*** Flawless”.

Fãs de Michelle Obama esperam que ela esteja mais livre para responder a seus críticos em seus anos pós-Casa Branca.

– Muitos de nós esperam ansiosamente para ler o livro de memórias de Michelle Obama – diz Neal. – Ela pode ter sacrificado um pouco de sua ambição pessoal para apoiar seu marido, mas nós não achamos que ela não vai voltar para o mundo e ser o tipo de mulher que ela era antes.

Beyoncé e Michelle Obama formam uma sociedade de admiração mútua de alto padrão e parecem ter uma verdadeira amizade. Sua conexão pública foi estabelecida quando Knowles cantou “At Last” para o casal Obama dançar no baile inaugural de 2009. No ano seguinte, Beyoncé e seu marido visitaram a Casa Branca. Na mesma época, a cantora gravou “Move Your Body”, uma música em apoio ao programa de defesa de exercícios físicos da primeira-dama. Michelle Obama levou as filhas para shows de Beyoncé mais de uma vez. Quando a revista “People” perguntou à primeira-dama com quem ela gostaria de trocar de lugar, Michelle Obama escolheu Beyoncé, dizendo que ela gostaria de ter sido uma grande cantora.

Beyoncé e seu marido também apoiaram a campanha de reeleição do presidente Barack Obama, com um evento cujos ingressos custavam US$ 40 mil. E a cantora escreveu uma carta aberta e um poema celebrando Michelle Obama como uma inspiração.

O relacionamento deles não agradou alguns. Allison Samuels, autora de “What would Michelle do?” (“O que Michelle faria?”), sugeriu em uma coluna no ano passado que Beyoncé não é a amiga ideal para a primeira-dama, dadas as letras e roupas por vezes controversas.

A amizade, que outros celebram, e a fama de ambas ressaltam a relação histórica entre as mulheres negras e feminismo, diz Neal, que se considera uma “feminista negro”.

– O feminismo negro é algo que é muito orgânico e muito maleável, dependendo de um indivíduo – diz ele. – Nunca foi um conjunto particular de ditames. Quando feministas brancas estavam reivindicando o seu lugar no mercado de trabalho, as mulheres negras estavam trabalhando e sendo mães há gerações. Tanto Beyoncé como Michelle Obama vêm da classe trabalhadora e da classe média. Isso influenciou-as como esposas e mães

Kevin Allred, que dá um curso da Universidade Rutgers intitulado “Politizando Beyoncé”, concorda.

– Elas permitem explicitamente um foco sobre o direito das mulheres negras à autodeterminação – diz.

Observar as duas mulheres em relação a seus maridos também diz muito, afirma Rebecca Traister, autora de “Big Girls Don’t Cry”, sobre a eleição de 2008.

Ela aponta que Michelle conheceu o marido quando foi designada para ser sua mentora no escritório de advocacia onde trabalhava, e que Beyoncé conheceu o marido quando ela era adolescente, mas disse à revista “Seventeen” que ela decidiu que não se casaria antes dos 25 anos porque queria ser si mesma em primeiro lugar.

– É difícil expressar o quão revolucionário é ver mulheres poderosas que vivem em parcerias de igualdade com homens poderosos – diz Traister, que está trabalhando em um livro sobre as mulheres solteiras. – Temos que lembrar o quão novo isto é em termos do que ser uma esposa deveria ser.

O presidente e a primeira-dama são um “casal igualado em termos de personalidade, em termos do tipo de energia que emana deles”, Traister acrescenta. E Beyoncé continua a inovar em sua carreira e amadurecer como artista, mesmo com o sucesso do marido.

Isso leva a uma questão importante sobre os homens ao lado dessas mulheres, diz Holmes.

– Talvez devêssemos falar sobre se Jay-Z e Barack Obama são feministas – afirma ela.

 

 

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=