Michelle Obama rouba a cena em dia do lobby

Fonte: Folha de São Paulo

Apresentações das candidatas aos Jogos-2016 começam na próxima madrugada

Americana é recebida na Dinamarca com esquema exclusivo de segurança e encanta membros do COI, que escolhem sede amanhã

 

A apresentadora Oprah Winfrey e a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, em Copenhague

A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, parou o Movimento Olímpico para defender Chicago-16. Literalmente.

No hotel do COI (Comitê Olímpico Internacional), pôs jornalistas para fora, criou corredor de animadores e gerou esquema de segurança inédito. Foi o ápice do “dia do lobby” das candidaturas a sede da Olimpíada-2016 -Madri, Rio e Tóquio também concorrem.

Era meio da tarde em Copenhague, e integrantes do COI chegavam em massa ao hotel Marriott. O fluxo, porém, foi interrompido por seguranças. Os jornalistas tiveram de sair. Após passarem por revista de cães e detectores de metal, voltaram, mas em áreas restritas.
Ansiosos, membros do comitê, assessores e empregados fizeram um corredor. Funcionários limpavam as portas. Mas Michelle usou entrada lateral.

A primeira-dama cumprimentou a todos. E sabia quem eram. Por exemplo, parabenizou a representante de Aruba, Nicole Hoevertsz, pelo cargo obtido em seu comitê local.

“Estou animada. Temos muito trabalho a fazer. Não podemos dar nada por garantido. Vou falar com os votantes”, disse Michelle. Não se sabe se conseguirá, mas impressionou.

“Há um marketing [sobre o casal Obama]. É um líder que fez uma transformação. Se veio, foi para mostrar que o país quer os Jogos”, afirmou o canadense Richard Pound, do COI.

“É bom para o ego do comitê”, admitiu Francisco Elizalde, das Filipinas. Ele, porém, não tem certeza sobre o efeito dos Obama na eleição de amanhã -as apresentações das cidades começam às 3h45 (de Brasília).

Na saída de Michelle, desmobilizou-se parte da segurança. “Isso será para todos os chefes de Estado”, afirmou o diretor de segurança do COI, Peter Ryan -havia 50 policias envolvidos, além dos americanos.

Poucos depois, o rei espanhol, Juan Carlos, entrou pela porta principal, sem isolamento, com dois seguranças. Cumprimentou o ex-presidente da Fifa João Havelange. “É o rei, mas eu o chamo de você”, disse o ex-cartola a um interlocutor.

O rei foi discreto, como a equipe de Madri. A presidente de candidatura, Mercedes Coghen, falava com membros do COI. Sorria e os abraçava.

Funcionários da Rio-16 ficavam alertas. Carlos Arthur Nuzman e Carlos Roberto Osório, principais nomes da candidatura, agiram ao chegar. “Deixe-me ir falar com meus clientes”, disse Osório, que conversava com os votantes, um a um.

Tóquio fazia abordagens em massa. Assessores levavam membros do COI para falar com o governador Shintaro Ishihara. Trocavam poucas palavras e tiravam fotos.

E, a um quilômetro dos cartolas, uma loja já vendia camisas “Copenhague ama Obama”.

Matéria original

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Sérgio Martins – Lucros Abusivos, onde? Nas corporações capitalistas?

Um fato inusitado ocorreu no dia 03 outubro, quando...

Mascotes viraram sucesso no Pan

Angela Moraes As vendas de souvenirs no México estão disparadas....

Câmara italiana aprova lei anti-imigração

Fonte: Folha de São Paulo - Mundo - (Foto:...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=