Minha transição capilar – Por Mari e Lu Araujo

Hoje eu vim compartilhar a história de transição capilar de duas irmãs que não só cresceram juntas. Elas fizeram química juntas, se arrependeram juntas, passaram pela transição juntas e hoje divam por aí com um black maravilhoso. A Mari compartilhou a história das duas comigo e eu quero que vocês conheçam e espero que sirva de incentivo para muitas meninas.

Do Aline Franca

Tudo começou quando éramos criança, não podíamos usar o cabelo solto, era uma aberração, também não podíamos usar certos penteados. Lembro-me que minha mãe relaxou meu cabelo quando eu tinha apenas 5 anos de idade, e depois claro relaxou o da minha irmã também, quando ela atingiu essa idade.

Usamos todos os tipos de relaxamentos, e chegávamos a ficar com a cabeça ferida de tão agressivas que eram as químicas, mas mesmo assim nem minha mãe nem nós não abríamos mão do sofrimento, claro para sermos no mínimo aceitas.

mari-e-ju-transicao-antes

Minha irmã teve corte químico várias vezes ficou com o cabelo detonado com várias falhas, eu via no rosto dela o sofrimento, meu cabelo sempre resistiu mais, porém teve uma vez que ele caiu muito, e tive que cortar bem baixinho, mas mesmo assim continuei a relaxar, e dessa vez com guanidina e progressiva.

transicao-mari-e-ju-trancas

Tudo começou a mudar quando a Luciene entrou no coral, e conheceu pessoas que usavam black, foi nosso primeiro contato com o crespo e cacheado natural, também conhecemos nesse momento as meninas q usavam tranças e eram lindas e estilosas, foi aí q minha irmã decidiu usar as tranças para deixar voltar o cabelo natural, eu também fiz isso, até então não sabíamos q estávamos em transição, não conhecíamos esses termos, mas começamos a pesquisar e a conhecermos outras histórias como a nossa e chegamos até aqui. Seguimos fortes, agora sem escamas nos olhos, podemos ver que devemos alastrar essa ideia e lutarmos contra o preconceito.

transicao-mari-ju-depois

Gente, o que é mais importante de ressaltar na história delas é como essa falta de referência que temos, com pessoas semelhantes, pode distorcer a nossa ideia de beleza. Quando crianças as princesas que amamos são lindas e possuem cabelos lisos, na adolescência as artistas que faziam parte de nossas vidas também era assim. Mas hoje em dia, temos tantas inspirações maravilhosas de mulheres que usam seus cabelos crespos e cacheados, que podemos mudar a história das próximas gerações, para que alisar e relaxar seja uma opção e não uma obrigação.

Quem quiser conhecer mais a história das duas pode assistir a esse vídeo que elas gravaram, além de lindas são super simpáticas.

Quer ver a sua história de transição por aqui? Me envie um e-mail para [email protected] com o título “Minha transição capilar”.

Gostou deste post? Então me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que rola por aqui.

Facebook: www.facebook.com/alinerancablog

Youtube: www.youtube.com/alinefrancablog

Twitter: www.twitter.com/alinefrancablog

Instagram: @aline_franca

+ sobre o tema

O verdadeiro peso do racismo no dia a dia

Diante do cenário do país, não tem como ignorá-lo....

Rosa Parks

O marco inicial deste movimento se deu no sul...

Atenta aos sinais por Flávia Oliveira

Vibro com datas que trazem reflexões sobre temas, pessoas,...

para lembrar

Após anunciar gravidez, Juliana Alves fala sobre a primeira gestação

Grávida de quatro meses, Juliana Alves revelou que será...

O que significa ser fruto de um país que foi colonizado?

Em meio à preparação do editorial de moda da...

Onde andará a boa e velha liberdade?

Sempre, sempre, sempre que a gente falava nela, tinha...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=