Ministério da Justiça irá disponibilizar informações de pessoas desaparecidas no País pela Internet

Dados poderão ser visualizados por cidadãos que baixarem o aplicativo

A Rede INFOSEG passará a disponibilizar, ainda este ano, informações de pessoas desaparecidas no aplicativo Sinesp Cidadão, o qual permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, como já ocorre com o banco de dados de veículos furtados ou roubados e com os mandados de prisão expedidos em todo o País. Em breve, o Ministério da Justiça irá veicular um passo-a-passo sobre como utilizar mais essa ferramenta.

O novo módulo do aplicativo disponibilizará informações e fotos de desaparecidos que poderão ser consultados por mais de 2,5 milhões de usuários que já baixaram o aplicativo para outros fins disponível nas plataformas Androis, iOS e WindowsPhone.

A expectativa de apoiar de forma efetiva a localização de pessoas desaparecidas possui base nos números positivos de recuperação de veículos roubados e prisão de foragidos da justiça que já estão disponíveis para consulta desde dezembro de 2013 e abril de 2014, respectivamente, e na quantidade de downloads e usuários que cresce a cada dia.

Contando com a participação de mais de 2,5 milhões de usuários, e lançado em dezembro de 2013, o aplicativo já alcançou 100 milhões de consultas nas bases integradas de veículos roubados e foragidos da justiça. O resultado  foi a recuperação de mais de 87 mil veículos roubados ou furtados e a prisão de 4.400 foragidos da Justiça.

A Rede INFOSEG também passou a disponibilizar consultas de pessoas desaparecidas de 190 países através do módulo INTERPOL. A Rede INFOSEG já realizava a consulta a difusão vermelha (foragidos da justiça de 190 países) e com acesso a base de desaparecidos passará a disponibilizar também a difusão amarela.

A iniciativa partiu da Secretaria Nacional de Segurança Nacional -SENASP e foi compartilhada em uma das várias reuniões que estão ocorrendo, na sede do CNMP, para  a implementação do SINALID, Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos, que visa à integração de atividades e de informações entre as unidades do Ministério Público Brasileiro, a fim de potencializar a efetividade da atuação do MP e que tem como foco casos que envolvam pessoas desaparecidas, submetidas ao tráfico de seres humanos, mortes não identificadas e outros casos relacionados.

Na ocasião, a coordenadora do Programa de Identificação e Localização (PLID-MP-SP), Eliana Vendramini, representou o Ministério Público de São Paulo.

De acordo com informações do site do Conselho Nacional do Ministério Público, em breve estará disponível, por meio da página do CNMP, a possibilidade de consultar o banco de dados nacional do Sinalid, permitindo ainda ao cidadão enviar para todas as unidades do MP notícias e documentos envolvendo o tema do desaparecidos e tráfico de pessoas no país.

Conheça o Sinesp Cidadão:

O Sinesp Cidadão é composto por dois módulos: Consulta Veículos: permite ao cidadão consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil. As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), conforme parceria entre este órgão e o Ministério da Justiça e Consulta Mandado de Prisão: assegura o direito ao cidadão de consultar os mandados de prisão aguardando cumprimento e vigentes, com a finalidade de auxiliar a polícia. As informações são consultadas no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ, graças à parceria entre este órgão e o Ministério da Justiça.

O que é a Rede INFOSEG:

Atualmente a REDE INFOSEG já conta com mais de 152 mil usuários de 460 órgãos federais e estaduais que acessam via Internet, além de convênio com todos os Estados e o Distrito Federal e 132 prefeituras, cadastrados por gestores e coordenadores designados por cada órgão que necessite consultar essas informações para a produção de seus trabalhos de investigação, fiscalização e produção do conhecimento.

A Rede INFOSEG (Informações de Segurança) disponibiliza e integra as informações de inquéritos policiais e processos criminais, por meio dos Cadastros Nacionais e Estaduais de Informações Criminais, de Mandados de Prisão, de Armas de Fogo da Polícia Federal e de Veículos Furtados e Roubados, entre todos os Estados da nação e órgãos federais, por intermédio de uma rede de informações operando em nível nacional.

 

*Com informações do site da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP)

*Com informações do site do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

 

 

 

 

Fonte: MPSP

+ sobre o tema

Senado aprova projeto que proíbe uso de algemas durante parto de detentas

Projeto de senadora do DEM também assegura assistência médica...

“Seminário Direitos Humanos e Democracia”

No momento em que está para ser confirmado um...

Você é uma pessoa intolerante? Conheça as formas de preconceito e saiba a resposta

Hoje, 16 de novembro, comemora-se o Dia Internacional da Tolerância....

Nota de Repúdio contra a Portaria Nº 68 que muda os procedimentos de demarcação

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) atendendo...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=