Ministra participa de debates sobre igualdade racial em Belém

Programação será promovida nos dias 27 e 28 de abril.
Iniciativa prevê uma série de debates e encontros com autoridades locai

Do G1

Nilma Lino Gomes foi a primeira reitora negra de
uma universidade federal no país.
(Foto: Emília Silberstein/UnB Agência)

A ministra Nilma Lino Gomes, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, estará em Belém nos dias 27 e 28 de abril para participar de debates sobre igualdade racial. A iniciativa prevê uma série de debates e encontros com autoridades locais, representantes de universidades e da sociedade civil.

Na segunda-feira (27), a partir das 14h, a ministra Nilma Gomes realizará a palestra “A Efetivação dos Direitos da Igualdade Racial” durante a VI Conferência Internacional de Direitos Humanos, realizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Já na terça-feira (28), ela participa da conferência “Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial: Estratégias para a Superação do Racismo”, juntamente com o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy. O evento será realizado às 17h30, no Auditório da Secretária Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos da UFPA (SEGE), localizado no 3º andar do prédio da reitoria.

A conferência na UFPA é uma proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA), coordenado pela professora Wilma de Nazaré Baía Coelho, e constitui um núcleo de pesquisas que integra e colabora na consolidação de discussões e análises mais amplas no processo de reflexão sobre as relações étnico-raciais e sua inserção e importância no universo da escolarização e da formação humana.

+ sobre o tema

para lembrar

Municípios se preparam para Conferência Nacional de Educação de 2014

O FNE (Fórum Nacional de Educação) organiza na próxima...

IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (IV CBPN)

Da Educação Básica à Pós-Graduação: Perspectivas e estratégias para...

A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846

Esta série de quatro vídeos do Ciência USP resume a tese do doutor Tâmis Peixoto...

Cresce presença de negros entre candidatos do Enem 2014: 58% dos inscritos

 Mais de cinco milhões de estudantes que farão o...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=