Modelo desabafa contra racismo no mundo da moda: “Não cubram a minha beleza natural”

Enviado por / Fonte iBahia

A modelo Nykhor Paul, 25 anos, do Sudão do Sul, decidiu expor uma face não tão glamourosa da indústria da moda. Na última segunda-feira (6), ela publicou um longo texto em sua conta pessoal do Instagram, dirigido às “queridas pessoas brancas do mundo da moda”. A modelo recebeu o apoio de seus seguidores .

A jovem criticou ainda os maquiadores profissionais das mais importantes Semanas de Moda Internacionais por seu despreparo ao cuidar da pele negra. Segundo Nykhor, que já desfilou para marcas de prestígio como Vivienne Westwood, Balenciaga e Rick Owens e fez campanha para Louis Vuitton, é um absurdo as modelos negras serem obrigadas a levar sua própria maquiagem para o camarim antes do desfile.

Apesar de reconhecer que as modelos negras são menos chamadas para integrar os desfiles, ela não acredita que isso deva servir como justificativa para os maquiadores não chegarem preparados e tendo feito uma pesquisa prévia ao trabalho.

“Não tentem me fazer me sentir mal porque eu sou negra. É 2015, vão na Mac, Bobbi Brown, Make Up For Ever, Iman Cosmetics, Black Opal e até Lancôme e Clinique possuem estes produtos e muitos outros. Hoje existem tantas opções para a pele negra por aí!”

protestou, deixando claro que a situação se repete nos desfiles de Nova York a Cape Town, passando por Londres, Milão e Paris.

Nykhor Paul (Foto: Reprodução/ Instagram @nykhor)

“Moda é arte e arte nunca é racista, deveria incluir a todos e não apenas as pessoas brancas. Nós começamos a moda na África e vocês a modernizaram e copiaram!
Por que não podemos fazer parte da moda de forma plena e igualitária?”,
questionou Nykhor Paul em outro trecho do texto.

De acordo com informações do site do canal GNT, essa não é a primeira vez que a modelo se revolta contra a indústria da moda. Ela já havia usado a rede social como um canal para apontar a falta de diversidade nos desfiles, declarando que se autodenomina um ponto preto.

“Nós precisamos de mais modelos de cor no mundo da moda. E, por favor, não cubram a minha beleza natural”.

A modelo também é ativista da causa sudanesa e, em 2014, lançou a campanha We Are Nilotic, para chamar a atenção da comunidade mundial para a violência da guerra civil que assola seu país de origem, pedindo que as pessoas deixem de lado as suas diferenças étnicas.

+ sobre o tema

No tablado, nos aparelhos ou no tapete vermelho, Simone Biles sempre é medalha de ouro

Para a ginasta Simone Biles, colecionar medalhas parece não ser...

Ludmilla inicia transição capilar: “chegou a hora de ser eu mesma”

A cantora Ludmilla revela que está em transição capilar...

Taís Araújo responde a Otaviano Costa pergunta sobre cabelo

Durante o Video Show ao vivo desta terça-feira, 6,...

para lembrar

Você sabe o que é o estilo “Tomboy”?

Uma das grandes tendências da moda nos últimos tempos,...

Perseguida, única negra em concurso de beleza diz: “Represento os pretos!”

A foto acima traz as candidatas participantes do Concurso...

“Vogue Itália” lança edição especial só com Barbies negras

Após provocar burburinho no mundo da moda com a...

Show Review: Louis Vuitton Spring 2012 Menswear Collection

Kim Jones disse que a inspiração Africana que permeia...
spot_imgspot_img

O que levou mulheres a desistirem da maquiagem de todo dia

Depois de dois anos sem usar maquiagem, a enfermeira Nicole Neves decidiu contratar uma maquiadora profissional para a sua festa de aniversário de 30 anos...

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...
-+=