Moradores protestam contra interrupção de obra no Quilombo Rio dos Macacos

Moradores da comunidade remanescente do Quilombo Rio dos Macacos protestam nesta terça-feira, 10, em Simões Filho, na divisa com Salvador. Eles alegam que militares do Exército estão recolhendo material da obra que era realizada no local sem ter finalizado o serviço.

Por Paulo Pitta, para A Tarde

“A gente conseguiu que o Exército abrisse uma estrada na nossa comunidade, mas hoje (nesta terça) eles vieram para retirar as manilhas e todo material que estava no local. Disseram que foi uma ordem dos chefes deles após uma reunião entre o Exército, a Marinha e o Governo Federal”, disse Rosemeire Silva, que pertence a uma das 85 famílias que moram no local.

“A Marinha faz o muro para cercar o rio, mas a gente não pode ficar sem água”

Rosemeire Silva, moradora da comunidade remanescente do Quilombo Rio dos Macacos

De acordo com ela, a suspensão da obra no local acontece após eles reclamarem da construção de um muro para restringir o acesso dos moradores ao rio dos Macacos, de onde atualmente eles retiram a água para subsistência.

“A Marinha faz o muro para cercar o rio, mas a gente não pode ficar sem água. O governo está negociando nossas vidas e não vamos aceitar”, reclamou Rosemeire.

Os moradores alegam que vão impedir que o Exército recolha o material sem a conclusão da obra, que foi iniciada no final do ano passado. Eles pedem uma reunião com representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Defensoria Pública e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para discutir como será o uso coletivo da água do rio dos Macacos.

O Comando da 6ª Região Militar informou por meio de nota que o Exército Brasileiro está realizando a obra de vias nas proximidades da Base Naval de Aratu, em Salvador, por meio do 4º Batalhão de Engenharia de Construção e em consonância com os acordos federais e comunitários, a fim de favorecer o acesso e o trânsito de pessoas e veículos na redondeza.

Região de conflito

Os moradores do quilombo vivem em conflito com a Marinha, que disputa judicialmente a posse a terra. A Marinha se instalou nesta localidade na década de 1970, ficando com a responsabilidade de gerir 196,2 hectares, incluindo a área do rio dos Macacos. Contudo, há mais de um ano, a União reconheceu uma área de 301 hectares na região como quilombola.

O acesso para a comunidade seria por dentro da Vila Naval, por isso os moradores solicitaram a construção desta estrada pelo Exército. Sem a via, os moradores vivem sem acesso a melhorias e não são autorizados a passar com materiais para reformas. As casas não possuem rede de esgoto, energia elétrica e água encanada.

A regularização fundiária é essencial para que o governo da Bahia realize obras de melhorias no local. A previsão é que isso aconteça no prazo de seis meses, segundo a Secretaria da Presidência da República.

+ sobre o tema

Os dilemas do movimento negro com a Seppir – I – Por: Dennis de Oliveira

Esta semana acontece a III Conapir (Conferência Nacional de...

Travessias da cor: África e identidade negra no Ceará

Por:  Melquíades Júnior Andy discorda do termo "moreno" que tentam lhe...

Olívia Santana é condecorada com a Medalha Zumbi dos Palmares

Ativista do movimento negro e idealizadora da primeira honraria...

para lembrar

O Invisível Gaúcho Negro

Como você deve saber, eu sou militar, e em...

Batuque no Tambu reúne comunidade negra em Tietê no interior de São Paulo

Tradição de origem africana rememorada todo setembro na Festa...

Manifesto do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais

Neste dia tão importante e histórico para todas as...

SP: Representantes do movimento negro tomam posse no Conselho de Promoção e Igualdade Racial

Representantes do movimento negro e da administração municipal tomaram...
spot_imgspot_img

Brasília negra

Antes de abrigar os principais prédios públicos do país, a Esplanada dos Ministérios era um campo aberto onde descendentes de escravizados levavam o gado...

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=