Morre aos 78 anos Pai Euclides, fundador da Casa Fanti Ashanti

Enviado por / FonteDo site O Estado

Euclides Menezes Ferreira ou Pai Euclides Talabyan, como é mais conhecido, morreu na tarde desta segunda-feira (17), em São Luís, após complicações decorrentes de um infarto que sofreu na sexta-feira (14). Desde a data, ele ficou internado no Hospital Carlos Macieira, até quando veio a óbito, por volta das 15h, aos 78 anos, deixando nove filhos.

Segundo o atestado de óbito, o babalorixá sofreu um infarto agudo do miocárdio e, durante o período de internação, teve pneumonia e choque cardiogênico.

Ainda abalado com a notícia da morte, Alex Corrêa, filho de Pai Euclides, disse que o pai foi um maiores babalorixás do país, sendo fundador e responsável pela Casa Fanti Ashanti, uma casa de candomblé da nação Jeje-Nagô fundada em 1954. A casa está localizada no bairro do Cruzeiro do Anil, em São Luís, que recebe visitantes de vários países.

Para Márcio Vasconcelos, amigo e admirador de Pai Euclides, a notícia é muito triste na Mina e Candomblé do Maranhão. O babalorixá participou de um dos trabalhos do fotógrafo, a exposição Zeladores de Voduns e outras Entidades do Benin ao Maranhão. “Frequentei muito a casa e ele foi um dos meus personagens de Zeladores de Voduns“, disse.

O corpo está sendo velado na Casa Fanti Ashanti. O local e o horário do enterro ainda não foram divulgados pela família.

Pai Euclides concedeu entrevista no mês passado a O ESTOMA.COM, quando opinou sobre direitos LGBTS.

No início deste ano, ele participou da websérie Os encantos de Rita Benneditto, produzida por O ESTOMA.COM.

NOTA DE PESAR

O Governo do Estado do Maranhão, através das Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular; Extraordinária da Igualdade Raciale da Culturamanifesta profundo pesar pelo falecimento de Euclides Menezes Ferreira, Pai Euclides (Talabyan), Fundador da Casa FantiAshanti, ocorrido na tarde deste dia 17 de agosto.

Babalorixá desde 1958, grande líder espiritual, responsável pelo fortalecimento da luta do povo negro, estabelecendo vínculos com a ancestralidade africana, sendo um dos expoentes da resistência cultural e religiosa, especialmente em nosso Estado, reverenciado no Brasil e na África. Representante do Candomblé e da Mina, expressões da religiosidade de matriz africana, honrou seus ancestrais e descendentes.

Deixa um legado de fé e ensinamentos espirituais, incluídas obras em livros e discos, a seus inúmeros filhos e netos, e a tantos quantos puderam com ele conviver e dele receber as bênçãos e rico aprendizado, com os quais nos solidarizamos neste momento de passagem.

Sua vida e obra servem a todos/as defensores/as dos Direitos Humanos pelo respeito à diversidade religiosa e este órgão estadual espera que se mantenha viva a sua memória, a iluminar os passos dos que clamam por um mundo de igualdade.

+ sobre o tema

Con la tercera mayor cantidad de afrodescendientes de Suramérica

Por: Jesús Chucho Garcia La población afro está concentrada...

Literatura de cordel, muito além do barbante

São muitos os feitos da Literatura de Cordel em...

Ceará lidera número de candidatos barrados com base na lei Ficha Limpa

Levantamento do R7 aponta total de 185 barrados no...

Cientistas descobrem o primeiro pênis feminino

Cientistas descobriram, no Brasil, espécies de insetos em que...

para lembrar

Will Smith se orgulha da ousadia do filho Jaden: ‘Ele não tem medo de nada’

O casal Will e Jada Pinkett Smith é conhecido pela carreira de...

Documentário ‘Ken Saro-Wiwa, Presente!’ retrata vida de ativista nigeriano

Em sua primeira exibição em São Paulo, nesta sexta...

Idioma africano vira patrimônio imaterial do estado

Cursos gratuitos do Iorubá são oferecidos em universidades e...

Museu no negro oferece nove oficinas culturais gratuitas

Canto, danças, instrumentos musicais e teatro são algumas das...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...
-+=